Home > Destaques > Tradicional Volta Internacional da Pampulha completa 20 anos

Tradicional Volta Internacional da Pampulha completa 20 anos

O fim de ano é marcado por uma das principais corridas do país, a Volta Internacional da Pampulha. Este ano, a prova completa 20 anos e foram abertas 14 mil inscrições para corredores profissionais e amadores. O circuito tem 17.400 metros e, geralmente, é feito em pouco mais de 1 hora. Os vencedores da categoria masculina e feminina ganharão R$ 5 mil (cada), mas, todos os competidores vão receber uma medalha pela participação.

Todos correm juntos, mas, para evitar atropelos as mulheres largam um pouco antes. “A primeira largada começa com a elite feminina, depois cadeirantes, elite masculina e, por fim, o pelotão geral”, explica o porta-voz do evento Marcelo Eduardo Braga.Ele acrescenta que pessoas de todo o país e do exterior vêm para a capital mineira participar da prova. “Como é a última grande corrida antes da São Silvestre, todo mundo aproveita para se preparar”.

Braga informa que a chuva que tem caído sem parar em BH não vai interferir a prova. “Como o corredor está de tênis, isso não vai atrapalhar, mas aconselhamos e pedimos que todos tomem cuidado, pois podem escorregar. Além disso, a corrida só é cancelada em caso de tempestades de raio”.

Um fato que chamou a atenção foi o aumento da participação de amadores. “Muito mais do que os de performance, que são os profissionais, bastante gente vai participar da prova para se divertir, não deixando de se preocupar com o tempo”.

Preparo
O personal trainer Giuliano Esperança alerta que o tempo e distância de prova demandam cuidados. “Tecnicamente nenhum amador poderia fazer, mas existem pessoas que tem um potencial biológico tão grande que não faz diferença. Contudo, nem todos são assim. A pessoa precisa de um planejamento de treino de pelo menos 8 semanas antes do dia da prova e praticar a corrida 3 dias por semana. Outras questões precisam ser consideradas, como alimentação, que deve ser leve e balanceada, não consumir bebidas alcoólicas e buscar dormir bem. Tudo isso vai interferir no percurso”.

Um check-up na saúde também é essencial. “Todo o preparo auxilia na hora da prova para que a pessoa tenha ritmo, não desidrate e não atinja o sistema imunológico. A maior parte não são atletas e nem corredores. Provas longas deprimem esse sistema, pode deixar uma janela de oportunidade para que, após a participação, a pessoa passe a ter problemas de saúde”, acrescenta o personal trainer.

Roupas e tênis também necessitam da atenção do corredor. “O padrão correto da movimentação do atleta é usar a ponte do pé para a corrida e não o calcanhar. A maioria dos tênis são feitos para você correr com o calcanhar. Isso precisa ser checado. Além disso, o ideal é usar tênis e roupas que já foram usados antes, para garantir conforto e que nada atrapalhe os movimentos”.

Na prática
Essa rotina de preparo já faz parte do dia a dia de Fabiano Thomaz, que participa da prova pela segunda vez. “Iniciei a prática da corrida a aproximadamente 5 anos, quando morava em Porto Alegre. Durante os três primeiros anos, não curtia muito esse lance de competir, mas no ano passado decidi participar de provas”. A Volta Internacional da Pampulha foi a terceira prova que ele participou. “Antes competi na Meia Internacional de BH e da Golden Run. Mas nenhuma se compara a essa, ela tem um clima único e especial. Estou mantendo a disciplina nos treinos para que tudo dê certo”, conclui.