Home > Cidades > Expominas BH sedia VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos

Expominas BH sedia VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos

Entre os dias 21 a 24 deste mês, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) realizou, em Belo Horizonte, o VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos com o tema “Consolidando Conquistas Rompendo Barreiras”. O Congresso convidou nomes renomados de diversas regiões do Brasil e do mundo, todos com bagagem no cenário nacional e internacional.

“Após muito trabalho, conseguimos trazer alguns dos mais influentes especialistas do país e de diversas partes do mundo para que possam compartilhar sua expertise”, diz Daniel Forte, presidente da ANCP.

Nas palestras foram abordados temas relacionados a políticas públicas, comunicação, diretivas antecipadas de vontade e testamento vital, cuidados com a equipe, espiritualidade, graduação, pesquisa, cuidados paliativos pediátricos e perinatais, entre outros. Totalizando, mais de 20 horas de intenso aprendizado e network. Além das palestras, no dia 21 foram realizados quatro cursos pré-congresso: “Gestão em Cuidados Paliativos: uso da linha de excelência paliativa”; “Enfermagem – competências e habilidades do enfermeiro em Cuidados Paliativos – O Que, Como e Quando podemos/devemos fazer?”; “Psicologia – Luto Antecipatório: conceitos e possibilidades de intervenção em Cuidados Paliativos” e “Medicina – tópicos avançados em Medicina Paliativa”.

“Convidamos paliativistas de diversas profissões e de outros países para enriquecerem nosso Congresso com experiências do quotidiano. O objetivo é que as discussões ocorram baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis sem perder de vista o que nós brasileiros temos de melhor: a sensibilidade do ‘olho no olho'”, diz Milena Reis, tesoureira da ANCP e membro da Comissão Executiva do Congresso. Informações pelo site.

 ANCP

Fundada em fevereiro de 2005, a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) tem o objetivo de empenhar-se pelo reconhecimento da especialidade na área médica e viabilização do acesso ao serviço no Brasil, que de acordo com relatório divulgado pela OMS, não possui iniciativas suficientes. Conta atualmente com mais de 1000 associados e estima que existam mais de 177 instituições com equipes de cuidados paliativos no País, incluindo desde serviços em atenção primária até as principais instituições públicas e privadas. E considerando o total de hospitais existentes no Brasil, nota-se que a demanda por atendimento de cuidado paliativo é muito superior à oferta disponível atualmente.

Expominas BH

Sob gestão privada, um dos maiores e mais importantes centros de convenções do país, o Expominas BH destaca-se por seu padrão internacional e sua versatilidade. A casa oferece espaços para feiras, exposições, congressos, eventos corporativos e sociais, além de outras atividades de diferentes portes e formatos.

Em local de fácil acesso, único da América Latina interligado ao metrô da cidade, o Expominas possui uma área construída de 72 mil metros quadrados, comportando um público de aproximadamente 45 mil pessoas. Suas modulações para três pavilhões e uma arena permitem a realização de eventos e ações simultaneamente, com conforto e segurança. O espaço multifuncional oferece ainda estacionamento com capacidade para 2.200 vagas. Informações clique aqui.