Home > Artigo > VAR será a novidade do Campeonato Mineiro 2019

VAR será a novidade do Campeonato Mineiro 2019

O Campeonato Brasileiro está terminando e os clubes mineiros já estão planejando o ano de 2019 para as competições. O primeiro campeonato será o Mineiro que começa em janeiro e terá o VAR com o objetivo de tentar acabar com as polêmicas da arbitragem, a Fifa implementou o VAR (Vídeo Assistant Referee), um sistema de apoio ao vivo para os árbitros, que lhes dá a opção de mudar decisões que poderiam influenciar a pontuação ou os incidentes da partida. Desde que foi usado pela primeira vez na Copa do Mundo de 2018, o Árbitro Assistente de Vídeo recebeu várias críticas, pois são três árbitros em uma sala cheia de monitores e com todas as possíveis jogadas para analisar e ajudar o árbitro com qualquer jogada controversa ou decisão que já tenha sido tomada.

O Campeonato Mineiro de 2019 contará com o sistema de árbitro de vídeo (VAR) a partir da semifinal. A implementação do VAR foi definida, durante o conselho técnico do Estadual, realizada no mês passado, em votação na Federação Mineira de Futebol (FMF). Entretanto, a novidade será utilizada apenas em estádios homologados, com estrutura para receber os equipamentos. A tecnologia será bancada pela federação e a homologação dos estádios será de responsabilidade dos clubes que estiverem envolvidos nas partidas. A grande novidade é o uso do VAR nas partidas da semifinal e final.

O VAR tem causado muita polêmica nas partidas com jogadas sendo analisadas pelos árbitros e sendo discutidas pelos torcedores, jogadores e diretores dos clubes, após as decisões das imagens do VAR. Os dirigentes acreditam no VAR, cujos custos serão arcados pela FMF e, segundo os clubes, as imagens do VAR trazem mais transparência e segurança ao campeonato. O valor do uso da tecnologia em cada jogo é em torno de R$ 35 mil a R$ 40 mil.

Além da implementação do VAR, a reunião com dirigentes dos times mineiros também definiu outras questões da competição. O Campeonato Mineiro terá duração de 3 meses, começando em 20 de janeiro e com a decisão sendo disputada em 21 de abril.

Apenas estádios com capacidade mínima para 10 mil torcedores poderão receber jogos das quartas de final. Outra novidade adotada no Estadual em 2019 será o formato de inscrições de jogadores, que poderá ser feito em qualquer momento da competição, sem data limite. Na edição passada, os clubes podiam inscrever atletas até às quartas. Clubes que disputarão o Campeonato Mineiro de 2019: América; Atlético; Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Guarani, Patrocinense, Tombense, Tupi, Tupynambás, URT e Villa Nova.

*Jornalista – sergio51moreira@bol.com.br