Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

ABAV

Na foto: Na Feira de Turismo da Abav, em São Paulo, Lea Zacheu, secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino e Valdez Maranhão. O secretário prometeu levar a Feijoada do Maranhão para São Luís, em junho de 2019.

CRISE NO PSDB – O segundo turno em Minas e no Brasil não vai ser muito tranquilo para o PSDB. Em São Paulo, o presidente nacional da legenda e candidato derrotado no primeiro turno, Geraldo Alckmin admitiu que foi traído por João Doria, político feito e arranjado pelo próprio ex-governador, que chegou a ganhar no primeiro turno a eleição para prefeito na capital paulista, contra o, hoje, candidato do PT à presidência Fernando Haddad. Comandado por Doria, o PSDB paulistano já expulsou o ex-governador Alberto Goldman, que anunciou voto em outro candidato no pleito para governador. Em Minas, um dos correligionários mais próximos de Anastasia, o ex-deputado Dinis Pinheiro (SD), depois de sofrer uma derrota para o Senado, se diz magoado e já anuncia apoio a Romeu Zema (Novo) no segundo turno. Dinis se sentiu abandonado por Anastasia, pois ele deixou de ser candidato a governador divulgou seu apoio ao senador, integrando sua chapa como candidato ao Senado. No entanto Anastasia só pediu voto para Rodrigo Pacheco (DEM). O jornalista Carlos Viana (PHS), que foi eleito para a casa também reclama sobre o tucano, mesmo sem ter integrado a chapa oficial, que recebeu pouca atenção do candidato do PSDB. No momento de somar, Anastasia sofre dois reveses.

JÁ ROMEU ZEMA, o grande vitorioso do primeiro turno em Minas, começou a sentir o efeito de falar sobre política, o que ele não deve estar acostumado. Ao afirmar que aceitaria o apoio de Fernando Pimentel (PT), desagradou prefeitos, vereadores e deputados que o apoiaram. Ele está tentando consertar o que disse, mas o estrago já foi feito. Aliás, se for eleito governador, Zema vai sentir a diferença em ser empresário e ser governador. Um empresário manda demitir se a despesa de sua empresa aumenta muito e o lucro diminui. No Estado é diferente, você não pode demitir e o aumento de salário cresce a cada mês, com a incorporação de vantagens de funcionários. Ele, que é dono de uma rede de postos de gasolina, sabe que em muitas cidades do interior quem paga a gasolina da Polícia Militar são as prefeituras. Também vai ver a diferença de administrar suas empresas, onde manda comprar o café ou o papel higiênico mais barato, enquanto no Estado tem que haver uma licitação e, de acordo com o  resultado, o assunto vai parar na justiça e o papel vai faltar na repartição, o mesmo acontece com os insumos para os hospitais e postos de saúde. Não pode, como governador, comprar para o Estado nem um litro de gasolina de seus postos, mesmo que estes estejam com preço mais baixo, porque vai sofrer processo do Ministério Público. A campanha do segundo turno que começou, oficialmente, na semana passada vai ser ferrenha.

MAIS PALANQUES – E o candidato Jair Bolsonaro (PSL) terá mais palanque nos estados que Fernando Haddad (PT). Pouca coisa deve mudar no Nordeste, amplamente favorável ao candidato de Lula. Já nos outros estados do Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte, vai ser difícil transformar o panorama.

DA COCHEIRA

No fundo é tudo a mesma coisa. O prefeito Alexandre Kalil (PHS) assumiu a prefeitura de Belo Horizonte, anunciando mudança de comportamento e que ninguém seria nomeado por força de pressão política. Ao demitir seu vice-prefeito do cargo de secretário de Governo, mandou embora 100 funcionários indicados por Paulo Lamac. Só Lamac havia nomeado 100 apadrinhados. Imagine o próprio prefeito!

Foi só o Bolsonaro ganhar no primeiro turno para a bolsa crescer 4% e atingir um volume recorde de negócios na base de R$ 28 bilhões. O dólar despencou, sofrendo uma desvalorização de 2%.

Com a eleição do primeiro turno, alguns partidos não conseguiram passar na cláusula de barreira e dos 35 partidos, 14 não atingiram o desempenho mínimo e perdem com isso o tempo de TV e o fundo partidário.

Os mais importantes executivos do Brasil, hoje pertencentes a grandes empresas multinacionais, já estão comprometidos com a equipe de Bolsonaro (PSL). São nomes para as empresas estatais e cargos na equipe econômica.

Atenção candidatos a presidente e mesmo a governador em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Existem 17 milhões de eleitores a serem conquistados para o segundo turno. Basta ter um bom discurso.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 14
José Lino Souza Barros – Rádio Itatiaia
Luiz Otávio Ziza Valadares
Empresário Stefan Saleg
Antônio Carlos (da dupla Antônio Carlos e Renato)

Segunda-feira, 15
José Tereza de Melo
Fernando José Silveira
Margarethe Lúcia Meireles

Terça-feira, 16
Ex-vereador Totó Teixeira
Sra. Mônica Couto – esposa de Lomelino Couto
Darcy Santiago

Quarta-feira, 17
Denise Guerra
Tiago Reis – Rádio Itatiaia
Deputado Lafaiete Andrada
Mariana Alves de Araújo – Edição do Brasil

Quinta-feira, 18
Geraldo Pereira Sobrinho
José Nunes dos Santos – Contagem
Deputado Sávio Souza Cruz
Fabrício Calazans – Rádio Itatiaia
Wellington Campos – Rádio Itatiaia
Suzani Lucas Diniz Ferreira – esposa de Altamir Ferreira

Sexta-feira, 19
Ex-deputado Paulo Romano
Márcio Canguçu – ex-prefeito de Joaíma
Hélio Machado
Pedrinho Friche

Sábado, 20
Radialista Zilma Brandão
Walter Tosta

A todos, os nossos parabéns!