Home > Destaques > Romeu Zema pode provocar segundo turno em Minas

Romeu Zema pode provocar segundo turno em Minas

Os eleitores mineiros que estão cansados do tucano Anastasia e, em princípio, também não pretendem votar no atual governador Fernando Pimentel (PT), já começam a fazer suas escolhas. Segundo pesquisa do Ibope, nesta última amostragem, os votos brancos e nulos já estão na proporção de 19% e 15%, respectivamente.
Os cientistas políticos consideram essa realidade como normal, pois os números foram atualizados 12 dias após a entrada do programa gratuito de rádio e televisão.

Crescimento de Zema
Agora começa o vale tudo da campanha. Vai ser dedo no olho do adversário, como dizem os jornalistas da crônica política. Neste bate-rebate, ninguém pode negar que o crescimento do candidato Romeu Zema (Novo) passou a ser comentado nos bastidores. Em um prazo de 15 dias, ele saiu de 3% para 7%, praticamente consolidando-se em terceiro lugar, jogando para escanteio a estratégia montada do atual presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (MDB) em se tornar a terceira via deste pleito, forçando o segundo turno.

Empresário de sucesso e cidadão de fácil contato com as pessoas, Zema passou a ser o preferido dos eleitores descrentes dos denominados velhos políticos. Atualmente é comum assistir a cenas de mineiros dizerem que, depois de pesquisar sobre o candidato, aderiram ao seu projeto político por entenderem que se trata de um cidadão realizado no ramo empresarial e que está entrando para a vida pública com a finalidade de buscar direções proativas para a administração.

Enquanto isso, os articuladores da campanha de Antonio Anastasia (PSDB) continuam apostando para solucionar a eleição ainda no primeiro turno, diante de números que sempre o colocam na dianteira, desde o início das sondagens de junho. Sua convicção cresceu quando os dados o apontaram com 30% na preferência dos eleitores. Mas, em geral, a campanha do tucano não apresentou muita novidade. Ele tem sido pontual nas críticas do atual governo, prometendo arrumar a Casa, caso volte ao poder.

Ainda de acordo com a pesquisa, Fernando Pimentel (PT) conquistou um crescimento de 8 pontos percentuais, em relação à amostragem anterior, o que trouxe euforia junto à equipe, incluindo toda a cúpula petista mineira, além da coordenação de campanha do representante petista. Eles vão continuar o trabalho buscando desenvolvimento gradual do governador, para chegar no segundo turno fortalecido e, então, partirem para o embate pesado com o adversário.