Home > Destaques > Oferta de vagas para o Natal cresce 30%

Oferta de vagas para o Natal cresce 30%

O fim do ano está batendo à porta. Prova disso é que os lojistas já começaram a oferecer vagas temporárias para o Natal. Um estudo feito pela Luandre, empresa especialista em consultoria de RH, aponta que a oferta de postos de trabalho é 30% maior que a do ano passado, quando cerca de 73 mil pessoas foram contratadas pelo comércio brasileiro para as festas de fim de ano.

As vagas começam a ser ofertadas na indústria, pois a produção aumenta a fim de que toda a demanda seja atendida. Como consequência, o setor de logística também é acionado. Segundo o estudo, a princípio, um terço das vagas são para esses setores e visam a chegada do Natal, principal data comemorativa do ano em termos econômicos.
Entre outubro e novembro, o número de vagas para o varejo passa a ser expressivo, a Luandre estima aumento de 30% a mais nesse período do que no restante do ano. Em resumo, a indústria, logística e varejo são os ramos que mais irão contratar.

Para a consultora de RH da Luandre, Camila Ortega, o aumento na oferta de postos de trabalho é proveniente de um ano positivo. “Isso é um reflexo da leve recuperação da economia desde 2017 até agora. Na Luandre, os segmentos que mais oferecem vagas são os de saúde, varejo e logística”.

De acordo com ela, o último trimestre do ano é sempre melhor. “É uma série histórica. As empresas procuram mais funcionários porque a produção e demanda aumentam. Em muitas companhias, como na área da saúde, é necessário novas contratações para cobrir férias e plantões”.

Ela acrescenta que há grandes chances da vaga temporária se tornar um emprego fixo. “Constatamos que uma média de 40% das pessoas que são contratadas para a época do Natal acabam sendo efetivadas posteriormente”.

Foi o que aconteceu com a atendente Clara Lopes. No ano passado, ela foi contratada por uma loja de roupas. “Foi no começo de outubro e o contrato era de 3 meses. De fato, trabalhamos muito durante o período e vendi bastante. Quando faltava alguns dias para o fim do contrato, a empresa demonstrou interesse em continuar comigo”.

A estudante Thainá Lacerda espera uma chance dessas. “Estou desempregada há um ano. Estou mandando currículo para todas as lojas que sei que ofertam vagas agora no fim do ano. Espero conseguir, pois preciso ajudar em casa e quero começar uma faculdade”.

A consultora de RH elucida que, para se destacar na hora do processo seletivo, é necessário um bom currículo e disposição. “A pessoa deve estar disposta na entrevista e manter o ânimo e comprometimento na empresa que a contratar. Esse comportamento pode levá-la a uma contratação efetiva”.