Home > Economia > 43% dos brasileiros acreditam que a Reforma da Previdência deveria acontecer

43% dos brasileiros acreditam que a Reforma da Previdência deveria acontecer

Que os brasileiros estão vivendo mais, isso todo mundo já sabe. Mas a grande questão é a forma como eles estão chegando à terceira idade financeiramente. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, que abordou temas como Reforma da Previdência e Previdência Privada, 43% dos brasileiros acreditam que a Reforma da Previdência deveria acontecer e 49% afirmam que o tema precisaria ser tratado pelo próximo presidente.

Para Emerson Soares, diretor da SEGASP Univalores, é notório que essa reforma deve ocorrer, entretanto, ele acredita que o assunto ainda não é tão claro para a população. “Temos um problema sério no Brasil que é a falta de educação financeira e isso pode afetar profundamente o futuro”.

O estudo que ouviu 1.200 entrevistados de 72 municípios, com idades entre 16 e 60 anos, apontou também que há mais preocupação no futuro com os gastos referentes à saúde (57%), sendo que 32% seria com remédios e 28% com planos de saúde.

Soares reitera que, atualmente, as pessoas que estão com mais de 40 anos estão convivendo com a responsabilidade de ajudar os pais financeiramente justamente por causa dessa falta de planejamento. “Há 20 anos não se tinha informações suficientes para alertar as pessoas da importância de se poupar, no entanto, hoje em dia, as informações estão por toda parte, inclusive em telejornais e internet”.

Pensando no futuro
Ainda de acordo com informações do Instituto Ipsos, 38% dos entrevistados estariam dispostos a poupar até 40% do salário para a aposentadoria, sendo que a maior parcela (20%) considera reservar até 10%. Aliás, 60% acreditam que é necessário ter plano complementar de Previdência. “Levando em consideração que vamos viver mais, é preciso começar a traçar o futuro. O ideal é começar a planejar desde hoje, seja guardando dinheiro na poupança ou até mesmo adquirindo um plano de Previdência Privada”.

O jornalista e publicitário Gabriel Ortiz junta dinheiro desde os 15 anos. Atualmente com 26 anos, ele conta que começou a trabalhar cedo. “Na época era aprendiz numa fábrica e, por isso, recebia participação nos lucros. Além disso, o banco tinha um auxílio sobre investimentos a curto e longo prazo e comecei a juntar”.

Gabriel afirma que pretende aposentar aos 50 anos. “Tenho Previdência Privada há 3 anos, além de poupança e alguns investimentos de renda fixa. Não sei se vou conseguir alcançar o meu objetivo, mas quando chegar nessa idade pretendo levar uma vida mais tranquila”.

A assessora Paula Granja é outro exemplo. Ela relata que começou seu planejamento há 4 anos e, atualmente, está fazendo alguns investimentos, como pagando o INSS por meio do programa de Microempreendedor Individual e reformando sua casa. “Em 2019 pretendo fazer uma Previdência Privada para me tranquilizar”.

Paula reitera que essa preocupação com a aposentadoria se deve ao fato de que não ter tido bons exemplos em sua família. “Vejo pessoas próximas que não se planejaram e, agora, que estão mais velhos, não tem nada”, finaliza.

PEGAR BOX