Home > Destaques > Apoio de Kalil a Ciro foi quase um gol de placa

Apoio de Kalil a Ciro foi quase um gol de placa

Como se fosse um jogador de ataque, daqueles que faz o gol e resolve positivamente a partida, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) pode ter acertado a rede no campo da política quando anunciou seu apoio ao presidenciável Ciro Gomes (PDT). E além disso, o prefeito teve a sorte de ver seu apadrinhado em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Já comenta-se, inclusive, que o chefe do executivo de Belo Horizonte estaria se posicionando como possível candidato ao governo estadual no próximo pleito, exatamente por ser um nome diferenciado dos políticos tradicionais.

A inserção de Kalil na política praticamente zerou o brilho de outros atores que estavam, e ainda estão, nos bastidores, como: Marcio Lacerda e Vittorio Medioli (PHS). Aliás, o prefeito de Betim, desde o princípio, demonstrou apoio ao senador Alvaro Dias (Podemos) para presidente. Já o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), defende seu colega de partido Geraldo Alckmin (PSDB).

Vereadores candidatos
Relativamente à disputa para o poder legislativo, neste ano há um recorde de vereadores de Belo Horizonte que buscam uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ou Câmara Federal. São 17 no total. São candidatos a deputado estadual: Bim da Ambulância (PSDB), Catatau (PHS), Cláudio Duarte (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Gilson Reis (PCdoB), Jair Di Gregório (PP), Nely Aquino (PRTB), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Rafael Martins (PRTB) e Wesley Auto Escola (PRTB).

Já os que almejam ser deputados federais são Álvaro Damião (Democratas), Áurea Carolina (PSOL), Dr. Nilton (Pros), Elvis Cortes (PHS), Juliano Lopes (PTC) e Fernanda Borja (Avante).

O presidente da Câmara Municipal, Henrique Braga (PSDB), embora no início do ano tenha se colocado como candidato ao Senado, terminou aceitando ser posicionado como segundo suplente na chapa encabeçada por Dinis Pinheiro (Solidariedade).

Sucessão estadual
O duelo parece o mesmo na sucessão ao Governo de Minas. Antonio Anastasia (PSDB) ataca a falta de pagamento aos funcionários públicos, prometendo consertar a máquina administrativa se voltar ao poder. Enquanto isso, o governador Fernando Pimentel (PT) tem utilizado a militância de seu partido para recuperar seu prestígio político, especialmente nas regiões mais distantes da capital mineira.

Por ser o último candidato a ser registrado, Adalclever Lopes (MDB) espera pontuar mais nas próximas pesquisas. Nos bastidores, o otimismo em relação à popularidade do presidente da Assembleia é grande.

Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil