Home > Esporte > OMS recomenda atividades físicas para cada faixa etária

OMS recomenda atividades físicas para cada faixa etária

A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou as recomendações e quantidades mínimas de atividades físicas, de acordo com a faixa etária, para melhora da qualidade de vida das pessoas. “Claro que a atividade física é importante para todas as idades, desde a primeira infância até velhice, acontece que cada fase da nossa vida têm particularidades”, explica Felipe Moraes, fisioterapeuta especialista em ortopedia e esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo as orientações, pessoas inativas devem começar com pequenas quantidades de atividade, como parte de sua rotina diária e, gradualmente, aumentar a duração, frequência e intensidade ao longo do tempo.

Adolescentes e mulheres
Globalmente, cerca de 23% dos adultos e 81% dos adolescentes que frequentam a escola não são suficientemente ativos. Segundo a OMS, mulheres e meninas são menos ativas que homens e meninos, e os adultos mais velhos são menos ativos que os adultos mais jovens.

“Com o mundo que vivemos cada vez mais tecnológico, os adolescentes estão mais sedentários. Estão substituindo exercícios físicos por recursos tecnológicos, como computador, smartphone, tablet. A gente fala de musculação e ginástica, mas muitas vezes isso pode ser começado com uma natação e futebol. No futuro, fica mais fácil essas crianças e adolescentes não se manterem numa vida sedentária”, afirma Moraes.

Foi esse o pensamento de Mariana Oliveira, mãe de uma menina de 6 anos. Ela matriculou a filha em uma escola de natação. “Eu, por exemplo, estou com vários exames alterados, nunca pratiquei esportes e meu maior arrependimento é não ter aprendido a nadar. Então, primeiro que eu queria que minha filha aprendesse e o médico também recomendou que ela se exercitasse, porque troca tudo por um doce. É uma briga”, conta.

Como se exercitar?
A OMS esclarece que qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que usam energia é uma atividade física. Exemplos de exercícios corporais moderados podem incluir: caminhada rápida, dança ou tarefas domésticas. Já corrida, ciclismo rápido, natação rápida ou movimentação de cargas pesadas são consideradas atividades vigorosas. Ainda que as recomendações não sejam seguidas em sua totalidade, a OMS deixa claro: qualquer tanto é melhor do que não fazer nada.