Home > Destaques > Jogo sucessório começa oficialmente em Minas

Jogo sucessório começa oficialmente em Minas

A denominada grande imprensa não repercutiu muito a respeito, mas a última pesquisa do Ibope, para o governo de Minas, trouxe como novidade um forte crescimento do professor João Batista Mares Guia (Rede). Ele apareceu na pesquisa em terceiro lugar junto ao empresário Romeu Zema (Novo) que, em outras sondagens, estava bem à frente de Mares Guia.

A partir desta semana, com a entrada oficial de Adalclever Lopes (MDB) no pleito, o jogo começa oficialmente. Do lado petista, os ânimos são os mesmos. Alguns militantes avaliam que, no segundo turno, existe a possibilidade do atual governador Fernando Pimentel sair na frente. Do outro, os tucanos pensam exatamente o contrário e trabalham para resolver esta eleição no estado ainda no primeiro turno, diante da vantagem de 10 pontos, de acordo com o levantamento do Ibope/TV Globo. O placar é Anastasia (PSDB) 24%, contra 14% de Pimentel (PT).

Coordenadores da campanha
Relativo à estrutura de campanha, ficou decidido que, por parte do emedebista Adalclever Lopes, os dois coordenadores serão o presidente do MDB mineiro, deputado federal Saraiva Felipe e o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (Sem partido). Já em relação ao senador Anastasia, os escolhidos para a coordenação são: o suplente de senador Alexandre Silveira (PSD) e o deputado estadual Tiago Ulisses (PV).

No PT, entrou para ser uma espécie de executivo de coordenação, o secretário de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, agora licenciado, Helvécio Magalhães. Sobre sua ida para o posto, comenta-se que a estrutura da campanha Pimentel estava muito falha, já que o então coordenador, Odair Cunha (PT) acumulava funções, afinal, também concorre à reeleição como deputado federal.

Ainda sobre a pesquisa do Ibope, os analistas políticos estão assustados com a falta de interesse do eleitor em participar deste pleito: 51% não sabem ou não definiram em quem votar. Para os especialistas, faltando pouco mais de 30 dias para as eleições, fica claro que o pleito ainda está em aberto. Tudo pode acontecer.

“O eleitor só irá se manifestar quando entender que o nome escolhido efetivamente tem plenas condições de representá-lo”, opina o deputado Weliton Prado (PMB). Para o cientista político Malco Camargo, toda pesquisa é uma espécie de espelho do momento, o que reforça a tese: a eleição para o governo em Minas, numericamente, ainda está longe de ser resolvida.

Zema entusiasmado
Quando fez o lançamento formal de sua candidatura em Araxá, dias atrás, o candidato do Partido Novo ao governo de Minas, Romeu Zema, foi ovacionado como um autêntico representante do Triângulo Mineiro. Porém, se isso é bom para angariar os eleitores da região, pode atrapalhar as demais localidades, inclusive, na região metropolitana, que possui perfil eleitoral completamente oposto ao Triângulo.