Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Política em Ouro Preto
No momento, o assunto em pauta é a sucessão para o Governo de Minas. Porém, já começa a ser desenhada a caminhada em relação a alguns municípios mineiros para o pleito de 2022. O PT pretende voltar ao comando de Belo Horizonte. Já na histórica cidade de Ouro Preto, o atual secretário de Estado da Cultura, Oswaldo Araújo já pensa na possibilidade de colocar o seu nome. Tema, com certeza, a ser reavaliado depois de janeiro.
Cena única – De qualquer maneira, o ciumento prefeito Julio Pimenta (MDB), deve ficar atento a esse fato.

Garimpando votos
Depois de aparecer em debates nos programas de TV, o candidato a governador pelo partido Rede de Sustentabilidade, João Batista Mares Guia começou a conquistar a confiança de eleitores ligados ao segmento da educação. Ele é professor, portanto, estaria falando a língua de sua própria turma. A conferir…

Contra a mineração
Túlio Lopes (PCB) foi o primeiro candidato ao Senado a ser entrevistado pelo Programa Mundo Político, da TV Assembleia. O professor bateu pesado em vários temas do cotidiano mineiro e nacional, porém, foi firme contra o segmento mineral do estado como era de se esperar.

Famigerada intervenção
“O crime no Rio de Janeiro é mais organizado do que as Forças Armadas que atuam por lá. A intenção era boa, mas o resultado está sendo pífio”, avaliação do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Política nacional
Na avaliação do historiador paulistano Leandro Karnal, o brasileiro está muito atento sobre os acontecimentos políticos visando à eleição do presidente da República. Enquanto na prática, o mais importante seria prestar atenção na eleição dos membros do Congresso, pois são eles que mandam no Brasil. Inclusive, são eles que cassam presidentes, como tem acontecido depois da redemocratização do país.

Lula e a eleição
O filósofo Mário Sergio Cortella comenta: “Nunca vi uma candidatura à presidência incomodar tanto como o caso do ex-presidente Lula (PT) que, mesmo preso, continua liderando as pesquisas”.

Farmácias X Livrarias
Essa é uma pérola do escritor português, José Eduardo Agualusa, durante entrevista recente à TV brasileira: “No Brasil, atualmente, há muito mais farmácias do que livrarias. Por conta disso, temo pelo futuro promissor da cultura em geral”.

Sabotagem na Usiminas?
Já têm especialistas dizendo que a direção da Usiminas deveria pensar na possibilidade de abrir uma investigação a fim de saber se a recente explosão na empresa, provocando danos materiais e ferindo dezenas de pessoas, não foi uma espécie de sabotagem industrial. Será?

Marqueteiros desempregados
Ao longo de duas décadas, a classe dos marqueteiros políticos foi privilegiada com alguns profissionais do setor enriquecendo de Norte a Sul do Brasil, incluindo Minas Gerais. Agora, em época de vacas magras, essa turma da pesada está ficando fora das campanhas, cujos coordenadores e os próprios candidatos alegam falta de recursos financeiros.

Palavra da presidente
“Na minha opinião, se o brasileiro almeja um governo sério e honesto, tem que participar do processo eleitoral”. Palavras da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia.

Bolsonaro nas redes
Depois de tentar mais espaço no horário de TV e devido a falta de recursos financeiros para investir em sua campanha, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), segundo informação do cientista político Ricardo Sennes, decidiu apostar firme nas redes sociais.
Cena única. Talvez, o cientista tenha emitido essa opinião, porque dificilmente as redes sociais  serão capazes de disseminar sozinhas uma campanha no Brasil.

Cenário econômico
“Depois dos números positivos na arrecadação de impostos, demonstrados por meio de gráfico da Receita Federal, o cenário econômico para o próximo ano pode ser melhor do que o previsto até agora”, analisa o comentarista da GloboNews João Borges. Quem sabe?
Em defesa da democracia
Historiadora e professora da UFMG, Heloisa Starling disse, recentemente, que o debate sobre o sistema político atual é importante. “É bom manter o sistema republicano de hoje, pois o contrário é o tiranismo”.

PT sem militância?
Em Brasília, ao fazer uma análise da presença dos petistas durante manifestação pelo ato de registro do candidato Lula (PT) para presidente, o jornalista Gerson Camarotti observou: “Não houve tanta militância espontânea durante o evento. O PT já teve mais prestigio popular”, arremata o comunicador.

Política mineira
Foi uma semana de glória para o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, que comemorou a união de seu partido, o MDB, para o pleito de 2018. Resta saber até quando vai durar esta paz, senhor presidente.

Alckmin complicado
Sem meias palavras, o escritor e jornalista Merval Pereira enfiou a cara na televisão para dizer: “A presença do presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB) no Ministério Público Federal, em São Paulo, para esclarecer sobre irregularidades na arrecadação de dinheiro para suas campanhas passadas, vai trazer prejuízos políticos para sua corrida rumo ao pleito de 2018”, sentenciou o comunicador.

Política em MOC
Parece que o ex-prefeito de Montes Claros Ruy Muniz, realmente, resolveu apostar todas as fichas na reeleição de sua esposa Raquel Muniz (PSD) como deputada federal. A ideia, segundo comentários ouvidos na porta do Café Galo, é ter alguém da família no esquema político. Mesmo porque Ruy ainda se defende de vários processos na justiça, diga-se de passagem.

Política em Uberlândia
Caso venha prevalecer a intenção da primeira-dama de Uberlândia, Ana Paula Junqueira (PP), em se candidatar a deputada federal, o projeto político do deputado Felipe Attiê (PTB) pode ir por água abaixo. Ele, ligado ao grupo do prefeito Odelmo Leão (PP), estava com tudo pronto para deixar de ser parlamentar estadual e buscar sua eleição como federal. E agora? Bem, é aguardar para conferir.

Política em Ipatinga
Em Ipatinga, capital do Vale do Aço, o duelo já está estabelecido em relação ao pleito para governador: a polarização entre PT e MDB volta com força total. Que vença o melhor, claro.

Política em Nova Lima
O prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (DEM), tem recebido, quase que diariamente, a visita de candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em busca do apoio para essas eleições. Diplomático, o experiente Penido, tem uma frase pronta: “A cidade é de vocês, sintam-se em casa”. Mas quem vai lá, esperando um possível apoio explícito, fica fulo da vida.

Dívidas do Cruzeiro
Ao assumir o Cruzeiro em 2018, a diretoria formada pelo presidente Wagner Pires de Sá e Itair Machado, como vice, tomaram conhecimento das dívidas que a agremiação tinha. Entre elas, vários débitos com outros clubes, que denunciaram a Raposa na Fifa. Os valores porém aumentaram muito nos últimos tempos, chegando a R$ 90 milhões.