Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Aécio: a bola da vez

Em Brasília, os comentários de jornalistas são no sentido de que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, está cada vez mais determinada em fazer andar os processos de denúncias contra o senador Aécio Neves (PSDB). Ou seja, o tucano pode estar vivendo o seu pior inferno astral, pois responde a vários questionamentos, inclusive na primeira instância por conta de possíveis desmandos na época da construção da Cidade Administrativa.

ANS a favor dos ricos

A advogada Luiza Nagib Eluf aplaudiu a decisão da presidente do STF de cancelar os aumentos abusivos anunciados pelos planos de saúde. Ela acrescentou: “Parece que a Agência Nacional de Saúde (ANS) existe para proteger os planos ao invés de cuidar dos interesses das pessoas associadas. Um horror”.

Marqueteiro em ação

Embora ele próprio tenha propalado a intenção de ficar fora do esquema de marketing das campanhas eleitorais, consta nos bastidores que o publicitário Paulo Vasconcelos já está atuando no projeto político do emedebista Henrique Meirelles, ainda pré-candidato à presidência. Uma aposta arriscada de ambos.

 

Galo silencioso

Quem estava acostumado a ver os ex-presidentes do Galo falarem a respeito de planos no clube, está estranhando a completa apatia do novo presidente do Atlético, o advogado Sérgio Sette Câmara.

BH, Betim e Contagem

Depois de um ano e meio distante, parece que estamos vivendo um período mais diplomático entre Alexandre Kalil (PHS), de BH, Alex de Freitas (PSDB), de Contagem e Vittorio Medioli (Podemos), de Betim. A população da Grande Belo Horizonte agradece.

Lei da internet

Embora não seja especialista no assunto, o cientista político e economista Ricardo Sennes considerou que as leis que regulamentam o uso da internet são boas. Entretanto, para ele, ainda falta que elas sejam respeitadas pelos usuários. Eu, hein!?

Mais arrocho

“Devido ao descontrole do governo federal, que gasta cada vez mais, sem ter de onde buscar recursos, o déficit das contas oficiais aumenta e gera uma dívida impagável. O resultado disso é que em 2019, qualquer presidente da República que for eleito, dificilmente terá condições de colocar a economia no eixo. Ou seja, teremos um ano recheado de problemas”. Opinião do comentarista econômico João Borges. Santo Deus!

Defesa de Lula

Especialistas do direito comentam sobre a delicada situação dos advogados do ex-presidente Lula (PT), que encontram muita dificuldade em fazer uma defesa técnica. Em geral, eles são atropelados pelos políticos do PT e amigos pessoais do ex-presidente, os deixando em saída justa.

Sapo de fora

Nos meandros da comunicação mineira, o assunto do momento é a decisão do pré-candidato a governador Rodrigo Pacheco (DEM) em aceitar a contratação de um marqueteiro do Rio para fazer sua campanha eleitoral. Isso ainda var dar xabú.

Deputados desconhecidos

É incrível, mas pura verdade: um terço dos parlamentares são desconhecidos do grande povo de Minas Gerais. Ou seja, está faltando comunicação.

Candidato a candidato

Nos municípios do Vale do Jequitinhonha, onde percorre à procura de votos para sua reeleição, o deputado Fabio Ramalho (MDB), o popular Fabinho Liderança, faz um apelo: “Preciso ser bem votado para poder me credenciar a ser candidato à Presidência da Câmara”. Um projeto arrojado, não é mesmo gente?!

Condenando a justiça

A respeito de recentes decisões, nas quais membros da primeira instância do judiciário estão deixando de atender as determinações superiores, o presidente da OAB de São Paulo, Marcos da Costa, observou: “Esse assunto é grave e ainda pode trazer consequências imprevisíveis”, atacou.

Filosofia pura

Veja a frase do filósofo Mario Sergio Cortella: “Quem disser que é perfeccionista, pode estar se enganando sobre a sua própria personalidade”.

Resolução interna

Ao assistir, recentemente, mais um embate sobre divergências entre membros do judiciário brasileiro, o ex-presidente do STF, Francisco Rezek comentou: “Bem, acho que está na hora de buscar o bom senso e reinstaurar a harmonia no âmbito do poder judiciário para evitar que a sociedade fique prejudicada. Precisamos acabar com essas intrigas, mexericos e coisa mais”, aconselhou.

Estrutura Sindical

“Agora é a oportunidade dos sindicatos mostrarem que são importantes para os seus filiados. Estamos falando do fim do ‘peleguismo’. Os bons irão continuar, os subordinados, a partir do fim da contribuição obrigatória dos trabalhadores, serão engolidos”. Opinião de Marco Antonio Villa.

Obras sociais

Do alto de sua experiência, a jornalista Natuza Nery censurou: “O Congresso aprovou, antes das férias, um grande pacote para atender muitos programas sociais. Resta saber de onde vem o dinheiro para isso, já que o governo federal não tem verba para pagar as suas contas atuais”.

Denúncia da candidata

Em suas andanças por aí, a pré-candidata ao Senado pelo PSTU, Vanessa Portugal, lembra sobre a necessidade de haver uma fiscalização permanente para evitar que candidatos espertalhões terminem encontrando um jeito de usar dinheiro do caixa dois em suas campanhas. Está dado o recado, candidata.

O fascínio pelo poder

O deputado estadual Dalmo Ribeiro (PSDB) começou o seu atual mandato dizendo que iria sair da política para lançar um filho em seu lugar. Agora, mudou de ideia e almeja mais 4 anos na política. Está aí um cidadão fascinado com o poder, com certeza.

Déficit bilionário

Analista de economia da imprensa nacional, Carlos Sardenberg critica os membros do Congresso Nacional que, sem olhar para o planejamento nacional, autorizam despesas a todo instante o que, segundo ele, é a origem do déficit deste ano, estimado em R$ 800 bilhões. É muito dinheiro, claro.