Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Retorno da Andrea 

Informações dão conta que, paulatinamente, a ex-toda-poderosa Andrea Neves está voltando aos bastidores da política mineira para o desespero do suplente ao Senado Alexandre Silveira, coordenador da campanha de Antonio Anastasia (PSDB) ao governo de Minas. Motivo: à medida em que cresce a possibilidade de uma eventual candidatura de Aécio Neves (PSDB) ao Senado, a candidatura de Anastasia tende a se complicar de maneira exponencial. Coisas da política.

Candidato galã

Durante conversa animada entre jornalistas, em um café na Savassi, sobre o pré-candidato a governador Rodrigo Pacheco (DEM), uma jovem comunicóloga disse: “Bem, ele ser eleito governador vai depender dos eleitores, porém, já ganhou a disputa do mais bem apessoado desta campanha de 2018”. Eu, hein!?

Política em MOC

Com sua presença restrita quase que exclusivamente ao seu gabinete, Humberto Souto (PPS), chefe do Executivo de Montes Claros, está distante da maioria dos veículos de comunicação de seu município. Ave Maria, prefeito!

Críticas ao STF

Mais um advogado engrossa a lista de críticos à atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal. O constitucionalista e professor da UFMG José Luiz Quadros considera que a maioria dos membros daquela Corte age politicamente, abandonando a Constituição, além de outras leis.

Campanhas caras

Cálculos feitos por matemáticos da política mineira indicam que a eleição de um deputado estadual custará pouco mais de R$ 2 milhões. As campanhas federais, especialmente de nomes desconhecidos, beiram os R$ 5 milhões. Para governador e senador não há projeção. Fica a pergunta: quem vai colocar dinheiro na roda para garantir o sucesso dessas empreitadas?

Sucesso da Embraer

“A Empresa Brasileira de Aviação (Embraer) se transformou em uma gigante mundial pelo fato de ter sido administrada sem interferência e os conhecidos loteamentos entres os partidos políticos”. Opinião do jornalista e comentarista político João Borges. É isso aí, os políticos realmente andam em baixa no cenário brasileiro.

A favor das creches

Do alto de sua experiência, o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo Dimas Ramalho enfatizou: “O poder público deveria investir mais nas creches, especialmente, nas periferias das grandes cidades, pois isso evitaria o crescente número de menores vivendo nas ruas, quando não lotam as casas de acolhimento de menores e, até mesmo, as prisões”.

MDB sem candidato

Na opinião dos jornalistas de Brasília, a candidatura de Henrique Meirelles (MDB) não passa de uma tentativa frustrada da indústria e dos banqueiros de São Paulo. Para eles, o maior partido do Brasil não possui um nome competitivo para eleger-se presidente. Mas, o projeto da legenda é o mesmo: construir uma forte bancada de parlamentares para continuar dando as cartas. Cruz credo, gente! Que fisiologismo, não!?

Governo gastador

Um conselho da experiente jornalista Natuza Nery: “O governo federal tem o hábito de gastar, gastar e gastar. Na hora de pagar a conta, começa a fazer malabarismo. Ou o Congresso Nacional ajuda a encontrar o caminho para esta bola de neve ou o estouro das contas públicas acontecerá em um futuro próximo”. Será?

Imagem de Temer

Outra opinião de comunicadores: “A popularidade de Michel Temer (MDB), que já era péssima, ficou ainda mais complicada depois da greve dos caminhoneiros”. Bem, essa observação pode não ser pertinente, pois a imagem do presidente já está no limite do seu desgaste.

Rio destruído

Sem meias palavras, a ex-dirigente do Banco Central, a economista Elena Landau afirmou: “Sérgio Cabral destruiu o Rio de Janeiro em 8 anos e, por isso, ele deveria ser tratado como criminoso de lesa pátria, pois a recuperação da cidade maravilhosa vai demorar décadas”.

Vexame internacional

Representando a opinião de pensadores nacionais, o diretor de Estudos Avançados da USP, Paulo Saldiva, disse: “Foi um verdadeiro vexame mundial a decisão da Justiça Internacional condenando o Brasil por prática de torturas e crimes políticos, obrigando o nosso país a reabrir o caso da morte do jornalista Vladimir Herzog, assassinado nos porões da ditadura”. Que horror, gente!

Mulheres na política

Sobre a falta de mulher no parlamento brasileiro, a candidata ao Senado por Minas Gerais, Duda Salabert (PSOL) informou: “O Afeganistão tem mais pessoas do sexo feminino na política do que o Brasil”. Vixe!

Condenando a justiça

Como o STF realmente se transformou em saco de pancada da imprensa nacional, essa é a opinião de Heraldo Pereira sobre o tema: “Os pedidos de prorrogação de inquéritos e denúncias estão expondo cada vez mais a Corte e fragilizando a sociedade. Os cidadãos comuns vão ficando mais descrentes quanto ao real compromisso do STF no sentido de ser rígido no cumprimento de suas obrigações”. Corajoso comunicador, não gente?

Ministério sem prestígio

É comum o crescimento de importância de determinados ministérios de governo para governo. No momento, há uma “pedra no sapato” do Ministério do Trabalho. Depois de analisar o quadro geral das atuais pastas, Gerson Camarotti fez a seguinte observação: “Com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, haverá fechamento de centenas de sindicados pelo Brasil afora. Devido a isso, o Ministério do Trabalho, até então influente, não passa de um esqueleto nas imediações do Palácio do Planalto”.

Sem dinheiro

Em geral, a maioria das pessoas que visitam o influente empresário e prefeito de Betim, Vittorio Medioli (Podemos), sempre estão querendo um dedo de prosa e, no final da conversa, vem o refrão: “Posso contar com sua ajuda?” Espertamente, ele responde: “Mas só tenho voto em Betim”. Ou seja, se faz de desentendido para não ter de abrir a sua “burra”.

Lava Jato faz história

O professor Kaka Menezes, candidato ao Senado pelo Rede Sustentabilidade, fez uma observação: “O Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral e redescoberto pelo juiz Sérgio Moro”. Menos, não é mesmo mestre?!

Tucanos em apuro

A informação indicando a possível presença do senador Aécio Neves (PSDB) na disputa ao Senado ascendeu uma luz quase vermelha nos bastidores do tucanato mineiro. O bicho vai pegar.

Adalclever estadual?

Circularam informações indicando que o atual presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (MDB), teria voltado a sondar suas bases sobre uma possível reeleição para deputado estadual. A conferir…

Judiciário sem rumo

Mesmo não sendo advogado, o cientista político Dimas Antônio Lopes lascou essa: “O juiz Sérgio Moro está ferindo a morte da dignidade do poder Judiciário brasileiro com suas decisões e posições estapafúrdias”. Cuidado, cientista.