Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: II Encontro Nacional dos Municípios Mineradores é realizado no Tribunal de Contas de Minas Gerais

Caminho complicado – O deputado Adalclever Lopes (MDB), atualmente presidindo a Assembleia Legislativa, vem anunciando sua candidatura ao Senado da República nas próximas eleições ou ao Governo de Minas. Ele prestou um grande serviço como aliado do governador Fernando Pimentel (PT). Quando o vice-governador Antônio Andrade (MDB) rompeu com chefe do Estado, ele tomou as dores palacianas e promoveu uma caça às bruxas, desalojando da Casa que preside uma série de assessores e parlamentares do próprio pessoal do MDB, a fim de mostrar sua força diante do então vice-governador. O presidente reforçou a base de Pimentel na Assembleia e distribuiu cargos para aqueles que se confirmaram na grande bancada governista. Tudo acabou quando o PT resolveu filiar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para disputar o Senado pelo partido em Minas. De repente, surgiu um pedido de impeachment contra o governador na Assembleia, ele aceitou e o fez tramitar. Agora, Adalclever é aliado do vice-governador, que sempre defendeu candidatura própria e abominou qualquer tipo de coligação com o PT. Caminho complicado.

SERRA DO CURRAL – Na década de 1970, a Assembleia Legislativa, por iniciativa do então deputado estadual do velho MDB, Jorge Orlando Flores Carone, o Caroninho, liderou uma campanha contra a MBR, mineradora que propunha acabar com a Serra do Curral, levando de BH e Nova Lima a grande jazida de minério que o maciço de serra detém. Essa campanha levou, inclusive, o nosso maior poeta Carlos Drummond de Andrade a fazer uma crônica dizendo que não viria mais a BH. Aliás, isso evitou que parte da Serra do Curral fosse destruída pela mineração. Hoje, a MBR já deixou a região, preservou a Mata do Jambreiro e, agora, está destruindo a Serra do Rola Moça, região preservada pela Copasa, que fornece água para o Barreiro.

DA COCHEIRA

Até que enfim a prefeitura de BH anunciou o início das obras de restauração da Igrejinha da Pampulha. A Igreja de São Francisco foi construída quando Juscelino Kubitschek criou o complexo turístico da Pampulha em torno da lagoa. O local ficou pronto, mas o bispo da cidade Dom Antônio dos Santos Cabral não quis recebê-la como patrimônio da Arquidiocese de BH, porque não gostava de JK e arranjou uma desculpa de que o Lobo do Painel do Altar parecia um cachorro. A igreja só foi sagrada quando JK era presidente da República.

Ler um livro sobre a vida de Wander Piroli foi a coisa mais deliciosa que tive nos últimos dias. Escrito por Fabrício Marques, a obra conta a trajetória dessa figura inesquecível do jornalismo mineiro.

Falando em Wander Piroli, me lembrei de André Carvalho. Ele andou sumido e muitos o davam como morto, mas, como é verdadeiramente “imortal”, reapareceu para a alegria de todos nós.

Todo candidato ao Governo de Minas promete priorizar o pagamento ao funcionalismo público do Estado. No entanto, poucos conhecem a realidade financeira por aqui.

O jornalista Carlos Viana, da Rádio Itatiaia e TV Record, despede-se dos dois veículos nos próximos dias. Ele vai ser candidato ao Senado pelo PHS e já tem o apoio de Antonio Anastasia (PSDB).

Reconhecida nacionalmente como polo cervejeiro, Nova Lima pode ser oficializada em breve como capital estadual da cerveja artesanal. O título foi proposto pelo Projeto de Lei nº 4.064/17, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 17 de junho
Jornalista Ana Marina – Jornal Estado de Minas
Jornalista Paulo Lott
Sra. Maria Beatriz Bem-Querer, esposa de Lúcio Bem-querer.
Delegado Edmo Santos Menezes

Segunda-Feira, 18
Ivana Maria Guimarães Costa
Adão do Espirito Santo
Médico Vilmar de Oliveira Filho

Terça-Feira, 19
Jornalista Eleuza Passos Guimarães
Nilton Paiva Ferreira Filho
Tiago Moreira

Quarta-Feira, 20
Delegado Antônio Caetano Camargos
Drª Tânia Mara Saldanha
Luiz Antônio Prazeres Lopes – ALMG

Quinta-Feira, 21
Ex-deputado Amílcar Martins
Ex-senadora Júnia Marise
Luiz Goés
Vicente Amorim

Sexta-feira, 22
Ex-deputado Roberto Carvalho
Jornalista Demóstenes Romano
Joana Valente

Sábado, 23
João Bispo – Sabará
Geraldo Magela Pereira, Assembleia Legislativa

A todos, os nossos parabéns!