Home > Destaques > Tempo frio e com baixa umidade podem provocar danos aos lábios

Tempo frio e com baixa umidade podem provocar danos aos lábios

Crédito: Divulgação

O inverno ainda nem começou oficialmente, mas o clima frio e seco já pode ser sentido em diversas regiões do Brasil. E com as temperaturas despencando nesta época do ano, alguns problemas de saúde começam a aparecer como doenças respiratórias e alergias. A pele também tende a ficar muito ressacada nos pés, cotovelos, rosto e mãos. Os lábios sofrem um pouco mais no inverno por serem mais sensíveis, podendo descamar ou apresentar lesões. Por esta razão, a proteção e os cuidados com essa parte do corpo devem ser redobrados para prevenir esse tipo de situação.

A farmacêutica responsável técnica da linha de protetores labiais Laby, Conceição de Jesus, explica que o ressecamento dos lábios pode ser causado por diversos fatores. “Entre os principais está a falta de hidratação e a questão da baixa umidade do ar nessa época de tempo frio e clima mais seco. Tudo isso prejudica a saúde dos lábios, pois eles não têm a mesma cobertura da pele e são mais sensíveis”.

Ainda segundo a farmacêutica, a cor dos lábios também pode indicar alguns sinais. “Quando estão com uma tonalidade mais acinzentado é porque estão ressecados. Quando estão com um tom bem avermelhado estão muito sensíveis, geralmente quando ficam em exposição ao frio e vento gelado”.

Para se prevenir do problema, Conceição diz que as pessoas precisam aumentar a ingestão de água. “Ela é fundamental para manter a hidratação, tanto da pele, quanto dos lábios e impedir que eles fiquem ressecados. Também é importante fazer o uso dos protetores labiais como uma proteção externa da região. No corpo, em geral, devemos evitar a poluição, manter a umidade relativa do ar. É recomendado utilizar os vaporizadores, especialmente durante a noite. Isso auxilia para que o ar fique menos seco”.

Ela salienta que os protetores a base de manteiga de cacau são um dos mais conhecidos e utilizados. “Eles ajudam a criar uma camada protetora na superfície dos lábios e a manter a hidratação. A aplicação varia de acordo com as necessidades de cada pessoa. Quando sentir que os lábios estão começando a ficar seco, passe o produto, a fim de evitar descamação e rachadura, às vezes com sangramento. Isso ajuda a não agravar o problema no decorrer do tempo. Pode aplicar várias vezes ao dia, pois é um produto que não tem um limite de quantidade”.

Antes de dormir também é fundamental utilizar o produto para se ter a proteção durante a noite. A farmacêutica explica que nesse caso é conveniente aplicar um que seja mais elaborado. “A manteiga de cacau é efetiva, mas aqueles com potencial de hidratação maior e que oferecem longa duração são melhores”.

Muitas pessoas tendem a umedecer os lábios com a língua ao perceber que estão ressecados. Conceição alerta que a atitude pode dar uma sensação de alívio imediato, mas que ela deve ser evitada. “A saliva tem substâncias com características ácidas e, ao invés de melhorar, pode agravar o problema e causar um dano posterior aos lábios. Também tem aqueles que ficam arrancando pelinha da boca. Isso deixa os lábios ainda mais expostos, podendo provocar fissuras, lesões e, com isso, propiciar uma porta de entrada para vírus e bactérias. Sem contar na aparência da pessoa com os lábios danificados”, finaliza.

A estudante de administração Carolina Marques conhece bem o problema da boca ressecada, principalmente nessa época de tempo mais frio. “Todo dia de manhã eu tinha que tomar muito cuidado na hora de abrir a boca para não machucar o lábio ainda mais. Ficava tudo rachado e bem vermelho. E eu tinha mania de ficar mordendo e arrancando as pelinhas, ainda mais quando estava ansiosa ou nervosa. Isso só piorava a aparência dos meus lábios. Hoje em dia tenho me cuidado mais e feito o uso do protetor, que me ajuda a não ficar com a boca rachada”, relata.

O problema também é vivido pela professora Paola Lopes. Ela conta que essa época de frio é piores. “Quando não passo a manteiga de cacau minha boca acaba ficando seca e rachada. Se isso acontece, comer qualquer coisa com sal dá uma sensação de ardência muito ruim. Leva uns 2 dias para melhorar. Eu não gosto muito do aspecto do meu lábio nesse clima frio, porque além de ficar ressecado, também fica muito sem cor. Sempre uso um batom para tentar disfarçar”.

 

Daniel Amaro
Formado em jornalismo, Daniel tem 25 anos e possui experiência em assessoria de comunicação voltado para produção de conteúdo para web. Ama escrever sobre política, cultura, economia e saúde. É apaixonado por jornalismo investigativo e estudar inglês. É perseverante e adora desafios. Seu hobby preferido é viajar.