Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Barbosa sem futuro
Nos corredores do Congresso Nacional, quando se comenta a respeito de uma possível candidatura do ex-presidente do STF Joaquim Barbosa à Presidência da República são feitas as seguintes observações: o ex-ministro está acostumado a dar ordens eproferir sentença, na base do cumpra-se, em nome da lei. Porém, o jogo político de uma disputa tão acirrada, como se anuncia, é bem diferente. Então, será que ele estaria efetivamente disposto a jogar esse novo tipo de jogo?

Crise tucana
Avaliando o quadro político nacional, o comentarista político, da Globo News, Gerson Camarotti expressou ser do seu conhecimento que a crise do PSDB de São Paulo é de tal ordem que pode levar para o ralo a candidatura do presidenciável Geraldo Alckmin. Será?

Eleição em Minas
Sem meia palavras, o deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM) respondeu às perguntas de Carlos Barroso e Acir Antão: “Sou e serei candidato a governador, embora continuem amigo do senador Antonio Anastasia (PSDB). Diria mais: trata-se de um projeto irreversível”, atacou o pré-candidato.

Comentário final. Só para rememorar: há cerca de um mês, Pacheco era filiado ao MDB, mas ficou sem espaço para tocar os seus projetos políticos e filiou-se ao Democratas, partido que atualmente é o presidente em Minas Gerais.

Disputa no Tribunal de Contas
Não é de hoje que o deputado do MDB Ivair Nogueira nutre a expectativa de tornar-se conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Aliás, o cargo está vago após o sepultamento de Adriene Andrade e já é disputado nos bastidores da Assembleia de maneira desavergonhada. As discussões sobre o tema não esperaram sequer o caixão esfriar na cova. Cruz credo, gente! Que ganância!

Importância da comunicação
Historiador e professor universitário em diversas faculdades em São Paulo, Leandro Karnal recomenda: “É importante reforçar e também renovar a confiança dos veículos de comunicação sérios como forma de minimizar a força das notícias falsas que, atualmente, é uma realidade entre os brasileiros”.

Procissão de denunciados
“Depois da prisão do ex-presidente Lula, em Brasília se fala na verdadeira procissão de políticos que esperam a sua vez de receber o comunicado da justiça para responderem aos seus variados e respectivos processos. Assim é importante dizer que a lista de denunciados começou a andar com mais velocidade”. Opinião da jornalista Cristiana Lôbo.

Processos II
A partir de agora, os denominados membros do “quadrilhão do MBD” estão de olho na lista de delatores a serem arrolados pela justiça. Por conta desta realidade, tem muita gente, em Brasília, dormindo à base de lexotan.

Apelo de candidato
Ao ser lançado pré-candidato à Presidência da República, o deputado e ex-ministro Aldo Rebelo lembrou da importância de convencimento dos brasileiros a se tornarem mais tolerantes com os políticos para o bem da democracia. Segundo ele, ruim com os políticos, pior ainda seria com as baionetas. “Basta o eleitor escolher melhor seus representantes em outubro”, comentou o parlamentar.

Falta estrutura
Debatendo temas políticos nacionais, o cientista político Malco Camargo atacou: “A candidata à presidência pelo partido Rede de Sustentabilidade, Marina Silva, não terá estrutura para crescer além da pontuação atual”. Tadinha da Marina, gente.

Anastasia presidente?
Voltou a circular, em Brasília, informações indicando a possibilidade do aproveitamento do nome do senador mineiro Antonio Anastasia (PSDB), caso o projeto do ex-governador paulistano Geraldo Alckmin (PSDB) não decole. É esperar para conferir…

Alckmin na Lava Jato
Com relação ao projeto do ex-governador Alckmin (PSDB), seria importante lembrar o comentário feito pelo jornalista Merval Pereira: “O Sr. Geraldo Alckmin faz parte da lista de envolvidos na Operação Lava Jato”.
Cena única – Certamente, o jornalista quis lembrar que, atualmente, os eleitores estão preferindo apostar em nomes de políticos isentos de complicações.

Dilma X Aécio
Nos meandros do PT de Minas comenta-se que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) só seria escalada para disputar o Senado se fosse para contrapor uma possível reeleição de Aécio Neves (PSDB). A conferir, claro.

Bola da vez
O cientista político mineiro e professor Adriano Cerqueira disse: “No quadro da disputa pela Presidência da República, o nome do senador Álvaro Dias (PV) tem se mostrado mais leve e com mais chances do que o próprio ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB)”.

Cena final – Nesse caso, sairia de cena a antiga disputa entre Minas e São Paulo para haver um duelo entre Paraná e São Paulo.

Corrupção à vista?
Com seu rosto estampado na TV Cultura, o empresário paulistano Eduardo Mufarrej afirmou: “Todos os brasileiros devem ficar atentos, pois a lei criando o bilionário Fundo Partidário não estabeleceu critérios rígidos para as prestações de contas dos valores gastos. Podemos assistir a uma nova e sofisticada estrada rumo à corrupção”. Santo Deus!

Sindicato do crime
Com experiência de longos anos, como membro do Conselho de Segurança na Câmara dos Deputados, o parlamentar Alberto Fraga (DEM) comenta que os presídios brasileiros, de tão ineficientes, se transformaram em verdadeiros e lamentáveis “sindicatos do crime”. Coisa complicada, com certeza.

Deputado cassado?
A assessoria do deputado estadual Cabo Júlio (MSB) deveria esclarecer o “ti-ti-ti” indicando que o parlamentar estaria com seus direitos ou o próprio mandato político cassados. No entanto, os informantes desta coluna não oferecem mais detalhes.

Vice de Lacerda
Disposto a passar a bandeira de deputado federal para um de seus filhos, o ainda parlamentar Jaime Martins Filho (PSD) circula pelo Oeste de Minas dizendo que, neste ano, vai ser candidato a vice-governador na chapa de Marcio Lacerda (PSB). No entanto, seria bom esperar um pouco, pois o projeto do ex-prefeito para disputar o Palácio da Liberdade ainda pode ser revisto.

MDB com PT
Nos bastidores da Assembleia, tem-se a certeza da aliança dentre MBD e o PT para o pleito majoritário de 2018. Embora, por enquanto, a situação seja tratada com cautela até para procurar acertar detalhes com possíveis descontentes. É o que diz um deputado do próprio MDB que não quis que seu nome fosse revelado.

Esquerda esfacelada
Indagada pela imprensa a respeito de uma possível união das esquerdas para poder conquistar o Palácio do Planalto, o reitor na Faculdade Zumbi dos Palmares de São Paulo, José Vicente, considerou essa possibilidade muito remota, sobretudo depois da prisão do ex-presidente Lula (PT). Para ele, a fogueira da vaidade falará mais alto na hora dos entendimentos.

Importância das esquerdas
O professor universitário e advogado Roberto Delmanto Junior opina: “Com um país de tantas desigualdades sociais, a presença de partidos de esquerda se tornaria fundamental para facilitar o pleno exercício da verdadeira democracia”.

A favor de Lacerda
Entre os poucos deputados estaduais a defenderem a candidatura do ex-prefeito Marcio Lacera (PSB) ao governo de Minas, está o parlamentar Roberto Andrade (PSB). Para ele, os debates recentes dizem respeito a problemas partidários de quem vai fazer aliança. No entanto, avalia que Lacerda continua com uma boa visibilidade no interior do Estado.