Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Empresário na política
Os atuais deputados, especialmente os que sempre tiveram pequenas votações estão apavorados com a quantidade de representantes dos diversos setores que almejam ingressar na política partidária. Um desses postulantes, entre os denominados cristãos novos, de acordo com o meandro político, será o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte, o Sindilojas, Nadim Donato.

Comentário único. As primeiras informações apontam para a pretensão do empresário em ser candidato a deputado federal. Como ele não tem liderança popular comprovada, pode não conseguir uma votação expressiva como imagina. Inclusive, ele teria encontrado dificuldade para se abrigar em uma sigla partidária. Coisas da política mineira.

Trator sem barulho
Usando a afirmativa que Aécio Neves (PSDB), Andréa Neves e o presidente Michel Temer (MDB) são corruptos, o ex-governador Newton Cardoso faz barulho nos meios políticos, mas bem menos do que o esperado. Ou seja, seu estilo “trator”, já não tem tanta importância perante os formadores de opinião de Minas Gerais.

Política em Contagem
Nas divagações, nos corredores da Assembleia Legislativa, a deputada Marília Campos (PT), nutre a expectativa de ser candidata ao Senado. Do contrário, ela acredita que deve sair praticamente eleita de Contagem, onde já foi prefeita. A conferir…

Lacerda e os deputados
Na contabilização geral dos políticos, se a eleição para governador fosse realizada este mês, o candidato do PSB, Marcio Lacerda não contaria com apoio sequer de 10 deputados estaduais. Tadinho dele, sô!

Deputado irritado
Completamente isolado de contatos com amigos, o deputado federal Carlos Melles ainda ressente da decisão do Democratas que o afastou da presidência do partido em Minas, depois de 10 anos. Agora, ele fala inclusive sobre a viabilidade de abandonar a vida pública.

Cena final. Outra possibilidade seria sua reeleição, mas apoiar, por exemplo, uma eventual candidatura de Anastasia, abandonando o projeto do pré-candidato a governador Rodrigo Pacheco, exatamente o novo titular no seu antigo posto. Ou seja, a encrenca está no ar.

Temer em apuros
Vocalizando a opinião da crônica política de Brasília, o jornalista da Globo News, Gerson Camarotti aposta que não deve passar de 3 meses o prazo para a chegada de mais denúncias no Congresso Nacional, pedindo a cassação do presidente Michel Temer (MDB). Será?

Pimentel candidato
Desde o início de março, o jornalista Carlos Lindenberg avalizava: o governador Fernando Pimentel (PT) ao contrário do que se comenta nos bastidores, não renunciará e, mais, ele será candidato à reeleição. “Tanto que se reuniu há cerca de 10 dias com todo o seu secretariado para solicitar que todos entrassem no ritmo da campanha eleitoral”. Mesmo não sendo profeta, o jornalista acertou na veia.

Anastasia X Lacerda
Os denominados partidos políticos de tamanho médio, como PP, PSD, PV e outros continuam no muro. Eles já estavam fechados com a pré- candidatura de Marcio Lacerda (PSB), porém, com a possível chegada de Antonio Anastasia para participar do páreo, tudo mudou. A verdade é que esses dias tem sido de dificuldade para o ex-prefeito costurar uma aliança mais forte rumo ao pleito de 2018.

Sem privatização
Deputados federais do Nordeste continuam batendo pesado no governo federal com a finalidade de barrar a privatização da Eletrobras. Eles dizem que nove das dez maiores hidrelétricas do país, pertencem à estatal. E elas nunca protagonizaram maiores problemas para a população. Pelo contrário, prestam bom serviço ao povo brasileiro.

Notícias falsas
Está no Senado um projeto visando regulamentar leis que possibilitem uma fiscalização maior sobre a internet, pois na avaliação dos congressistas, as redes sociais significam uma fronteira sem normas. No primeiro grande debate, realizado com a presença de especialistas, muitos debatedores consideraram uma situação complicada, pois para eles, as notícias falsas vão continuar entulhando o mundo inteiro por uma questão muito simples: tanto o Google como o Facebook vivem de cliques, ou seja, de acessos para facilitar a venda das gordas cotas de publicidades. E a retirada do ar desse tipo de produto diminuiria em cerca de 30% a margem de negócios.

Problemas em BH
Inaugurado oficialmente no final do ano, com festas e circunstâncias, o Hospital do Barreiro, já estaria enfrentando problemas para continuar com 100% de funcionamento. Com a palavra o prefeito da capital, Alexandre Kalil (PHS).

Concorrência à vista
Um dos espaços mais nobres e caros de Belo Horizonte, um casarão na esquina da Avenida Bandeirantes com a Praça da Bandeira, no Mangabeiras, já foi demolido. No local, será inaugurada mais uma megaloja da Droga Raia, bem em frente a uma espetacular Drogaria Araujo. Ou seja, a concorrência entre ambas está no ar. Que vença a melhor, pois quem ganha com isso é a população.

PT x MDB
Os petistas mais radicais não gostaram nada do lançamento da candidatura do presidente da Assembleia Adalclaver Lopes ao Senado. Eles imaginavam ser possível uma aliança entre PT e MDB, com o atual presidente da Casa Legislativa sendo candidato a vice-governador. A cobra vai fumar.

MDB na moita
Avaliando o quadro da política nacional, o consultor econômico e doutor em Ciências Políticas Ricardo Sennes disse: “O MDB não tem a menor pretensão de trabalhar para eleger o presidente da República. Eles, na avaliação do cientista, preferem eleger uma grande bancada de parlamentares para permanecerem nos bastidores do poder, na moita, como sempre fizeram”, avalia.

Esquerda no chão…
O filósofo Luiz Felipe Pondé afirmou que a esquerda no Brasil se transformou em uma espécie de cachorro morto. Por conta desta realidade, os representantes da direita radical, que antes não tinha força, cresceram e conquistaram notoriedade nesta reta final de campanha de 2018.

Política em MOC
Não se sabe por qual motivo, mas segundo informações dos meandros da política mineira, os deputados do Norte de Minas não tem feito tanta questão de receber apoio do prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS). Eu, hein?!

Número assustador
O coronel reformado José Vicente, consultor em segurança pública, garante que nos dias atuais, o Rio de Janeiro tem uma média de 2 milhões de pessoas que vivem espreitadas pelos traficantes da cidade. “Eles estão dominados pelos malandros e nada podem fazer a respeito desta triste realidade”, diz. Cruz credo, gente!

Política em Ipatinga
Cassado pela segunda vez como prefeito de Ipatinga, o pastor evangélico e fazendeiro Sebastião Quintão (MDB) não se diz abatido com a decisão do Superior Tribunal Eleitoral. Agora, ele almeja ser candidato a senador por seu partido, o MDB. É ingenuidade em excesso ou volúpia pelo poder?

Família Quintão II
Em Brasília, comenta-se, nos corredores da Câmara Federal, que o deputado Leonardo Quintão, filho do prefeito cassado Sebastião de Ipatinga é, atualmente, um dos políticos mais abastados de Minas. Será?

Sem mudanças
“Apesar da onda de radicalismo, o calendário eleitoral relativo às eleições deste ano de 2018 será mantido, pois não há possibilidade de alteração. Não existe clima para mudanças”, prevê o cientista político Bruno Reis.

Campanha violenta
Relativo ao ambiente nos bastidores da campanha, especialmente sobre o pleito para presidente da República, a previsão é de muito jogo bruto. “Será uma verdadeira guerra”, antevê o jornalista global Merval Pereira.

Ativista político?
Considerado um dos nomes mais badalados do Brasil, o juiz federal e comandante da Operação Lava Jato, Sérgio Moro é destaque em todos os segmentos. Para o professor da faculdade de direito da UFMG, Thomas Bustamonte, “Sua excelência se tornou um espetacular ativista político”.

Petista apareceu
Foi na festa dos 52 anos do MDB, realizada na Assembleia Legislativa, que o ex-ministro da secretaria geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulce apareceu. Petista de carteirinha, ele é um dos poucos que não esteve envolvido até agora no esquema de corrupção da República de Brasília, como é denominado o esquema das pessoas ligadas ao ex-presidente Lula (PT).

Escritórios do crime
Indagado pela imprensa a respeito da segurança do Brasil, Renato Lima, especialista no assunto, destacou: “A situação é complexa, até porque, os presídios brasileiros são verdadeiros escritórios do crime organizado”. Ave Maria!