Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

PRESSÃO – A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, recebe a cada momento mais pressão para que volte a colocar em debate a prisão de condenados em segunda instância. Já existe uma bancada favorável a rediscussão do tema, com os ministros Celso de Mello, Dias Tóffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. É bom lembrar que parte dos ministros do supremo foi nomeada pelos presidentes Lula (PT) e Dilma (PT) e que, neste momento, as visitas recebidas por eles, de advogados e parlamentares que apelam por Lula, pode pesar na balança da decisão de cada um. Que vai ser interessante, vai. Dois tribunais superiores decidem uma coisa e o supremo tem outro entendimento, porque a pessoa envolvida é um ex-presidente da República.

FALANDO EM SUPREMO, é triste saber que o ministro Gilmar Mendes gastou R$ 2,490,80 mil para viajar ao Ceará, ano passado, para participar do casamento de sua enteada. A notícia foi dada pelo “Valor Econômico” e de acordo com o próprio supremo, seus ministros não são obrigados a justificarem despesas de viagem. Gilmar mora numa casa cedida pela Corte, enquanto possui dois outros imóveis em Brasília.

CANDIDATURAS – Os nomes que vão disputar o Governo de Minas começam a delinear neste primeiro semestre. Rodrigo Pacheco (MDB) vai ser candidato e pode ter o apoio do PSDB, porque é o nome escolhido por Aécio. Pacheco, inclusive, será o candidato do PP e do PHS. O prefeito Alexandre Kalil não vai se lançar à luta pelo Palácio da Liberdade. Luiz Tibé (Avante) também, já se comprometeu com a candidatura de Pacheco. Já Marcio Lacerda (PSB) deve ser o candidato a governador, tendo Dinis Pinheiro na chapa pelo Senado. O governador Fernando Pimentel já é candidato do PT.

DA COCHEIRA

Pimentel (PT) parabeniza as mulheres e reafirma o compromisso com sociedade mais justa, além de reforçar a necessidade de todos encararem o combate ao preconceito, à discriminação e à cultura machista que ainda predominam.

 Jair Bolsonaro, depois de filiar-se ao PSL, disse que quer uma forte bancada que vai lutar pelo endurecimento das leis penais. Seria uma grande bancada da “metralhadora”.

A comissão do Senado rejeita a legalização do jogo, mas o assunto vai ser decidido pelo Plenário. Pelo visto, só a Caixa Econômica Federal poderá bancar o jogo neste país.

Falando em jogo, a Loteria Mineira, que tem 84 anos de fundação, está impedida de relançar sua loteria de Tiras. Só a Caixa pode fazê-lo.

A jornalista Maizé Trindade lança no dia 22 de março, às 19h, na Rua Estevão Pinto 211, Serra, o livro “Travessia: fragmentos de um naufrágio”. Em linguagem que mistura o lirismo de um Fernando Pessoa às nuances da literatura roseana, Maizé, vai expondo seus sustos e medos, desde o momento em que recebe a notícia de que tem um câncer de estômago, passando pela cirurgia na qual lhe retiram todo o órgão e o voltar à vida.

 ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 11 de março

Miriam Lott

Romeu Queiróz Gomes

Dr. Elmar Lacerda da Silva

Jornalista Lélio Fabiano dos Santos

Segunda-feira, 12

Jornalista Nilza Helena – mulher de Ronan Ramos

Expedito Gomes Ferreira – Contagem

Radialista Vânia Carvalho

Terça-feira, 13

Jornalista Mônica Miranda – Rádio Itatiaia

Jornalista e escritor Manoel Higino dos Santos

Ex-deputado Luiz Vicente Calichio

Quarta-feira, 14

Otoniel Geraldo Batista

Jornalista Paulo Celso

Sra. Léia Márcia Ribeiro de Pinho – mulher de Ivair Nogueira

Quinta-feira, 15

Sra. Vânia da Cunha Pereira Valadares – mulher de Ziza Valadares

Dr. Geraldo Magela Gomes

Victor Nogueira – filho de Ivair Nogueira e Léia

Sexta-feira, 16

Dr. Marco Antônio Teixeira

Wander Borges, prefeito de Sabará

Etiene Guimarães

Sábado, 17

Ronaldes Gonçalves Marques – Nova Lima

Dr. Antônio Olavo

A todos, os nossos parabéns!