Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: Prefeito de Itabirito, Alex Salvador (PSD), participou como ritmista na escola de samba Império da Saudade 

SUS FAZ ANIVERSÁRIO E VIVE EM CRISE – Em 1988 quando os constituintes criaram o Sistema Único de Saúde (SUS) era para ele fazer parte do Sistema de Previdência Social. Até aquela época, a assistência à saúde era feita pelo INPS, na qual cada trabalhador, com carteira assinada ou contribuição autônoma, tinha direito a atendimento médico-ambulatorial ou internação para ele e sua família. A consulta médica, por exemplo, era feita nas grandes cidades e pelas redes privadas de saúde. Aqui, em Belo Horizonte, os hospitais Felício Rocho, Vera Cruz, o antigo Santa Mônica, Santa Casa, São Lucas, Santa Rita e Santa Helena, no Eldorado, atendiam pelo INPS, por meio de convênio próprio. Já os públicos recebiam os pessoas carentes, ou seja, quem não tinham direito a assistência daquele sistema. Ao criarem a nova Previdência Social, os constituintes implementaram os chamados impostos previdenciários. Com a sanção do Congresso à Nova Constituinte, organizou-se em todo o país o SUS, que passou a ser administrado pelas prefeituras. A partir desse momento, nenhum cidadão precisava mais pagar previdência para ter assistência à saúde. O sistema, copiado de Cuba, tirou da Previdência muitos contribuintes, que foram para a economia informal, sabendo que a assistência à saúde era, a partir daquela data, obrigação do governo. Assim, cada prefeitura receberia recursos para administrar o SUS. Em BH, a prefeitura recebe mais de R$ 150 milhões por mês. Os municípios da região metropolitana também recebe seus milhões por mês. Algumas cidades tem um sistema gerencial melhor, como Nova Lima que, apesar de viver em crise, vai zerar a fila de procedimentos na área de exames e internações.
TOQUE SUTIL – O ministro Ricardo Lewandowski publicou um artigo na Folha de São Paulo outro dia. Com o título “Proibição do Retrocesso”, o texto foca nos direitos fundamentais da pessoa humana, sob a égide da tradição judaica, da filosofia grega e da jurisprudência romana. O ministro revê a história para dizer que todos os direitos alcançados pelo homem foram contemplados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e, com o incremento da globalização do século XX, surgiram os direitos de solidariedade ou fraternidade. Parece que o artigo de Lewandowski é um alerta para seu voto no processo contra Lula (PT), caso ele chegue ao Supremo.
FALANDO EM LULA (PT), a paz do ex-presidente vai ficar abalada. Além do tríplex no Guarujá na qual foi condenado e do processo sobre as obras no sítio de Atibaia, agora sua relação com a Rose, a chefe de representação da Presidência em São Paulo também é colocada em xeque. Ela recebeu, a pedido de Lula, mesadas de algumas empreiteiras depois que foi obrigada a deixar a chefia, após acusações de lobby.
DA COCHEIRA

Joesley Batista ainda não conseguiu vender o seu apartamento em Nova York, a sua casa em Angra dos Reis e um lindo iate. Os bens são avaliados em mais de R$ 100 milhões.

Bolsonaro (PSC) tem como plano de campanha uma universidade nos moldes das americanas: financiadas por grandes empresas, que ficam com seus estudos, novas tecnologias e mão de obra especializada. O governo dos EUA gasta muito na formação básica do aluno, deixando para a iniciativa privada o curso superior.

Senador Lindberg Farias, do PT do Rio de Janeiro, disse que Lula (PT) será candidato a presidente, mesmo estando preso. Acho difícil, mas não impossível. Aqui em Minas já tivemos um caso desses. Em Unaí, Antério Mânica foi eleito prefeito mesmo estando preso, acusado de ter mandado matar um auditor do Ministério do Trabalho. Saiu da cadeia e cumpriu seu mandado.
ANIVERSÁRIOS

Domingo, 25 de fevereiro
Wilson da Silva Piazza
Sonia Baldoni
Solange Auxiliadora dos Santos
Jornalista Arnaldo Viana
Geraldo do Varejão das Tintas

Segunda-feira, 26
Adilson Cinzel – de Dores do Indaiá
Maria Aparecida Siqueira
Jorge Vieira Nascimento

Terça-feira, 27
Lázaro Pontes
Breno Melgaço
Geraldo Leandro Carneiro

Quarta-feira, 28
Radialista Silva Neto
Jornalista Márcio Fagundes
Antônio Alberto Canabrava
Ex-vereador Hugo Thomé

Quinta-feira, 1º de março
Jornalista Fábio Rodrigues
Dr. Walter Matozinhos – Brumadinho
Dr. Carlos Alexandre

Sexta-feira, 02
Dr. Lúcio Assumpção
Longuinho de Freitas
Marcos Paolo

Sábado, 03
Dr. Neilor Lasmar
Lomelino Ramos Couto
José Cícero Gonzaga – Cícero do Acordeom

A todos, os nossos parabéns!