Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Concorrência à vista

Os empreendedores que comandam a construção do Mercado do Mineirinho sonham em concorrer com o Mercado Central assim que ele estiver em funcionamento. Com certeza vai ser uma tarefa difícil, afinal o Central é, hoje, uma referência na gastronomia da capital mineira.

PSD sem prestígio

O metrô de Belo Horizonte é comandado pelo governo federal, com forte influência dos deputados federais, inclusive capitaneados pelo presidente do PSD estadual, Diego Andrade. Mas se houver a transferência do complexo para o controle da Prefeitura de Belo Horizonte, os ilustres parlamentares perderiam a “boquinha”.

Ainda sobre o metrô

Um levantamento realizado no final do ano passado comprova que em 2 anos aconteceu uma queda de 10% no número de passageiros no metrô da capital mineira. A culpa, segundo os especialistas, é da crise econômica. Será?

Desemprego no Bradesco

A fase ruim envolvendo o segmento bancário nunca foi tão intensa como agora. Por exemplo, circulam informações nos bastidores que o Bradesco estaria fechando mais duas agências, uma delas na Rua da Bahia com Rua Goiás, diga-se de passagem, uma das maiores. Vem mais desemprego por aí!

Controle das redes sociais

Advogado criminalista e o ex-deputado paulistano Airton Soares disse que o Brasil carece implementar uma lei para exercer o controle sobre as redes sociais no tangente às mensagens que disseminam o ódio racial e incitam à radicalização entre a ideologia de esquerda e de direita.

Cena única. Com certeza, a ideia deve ser levada em consideração, embora a sua implementação será muito difícil.

Desembargadores milionários

Segundo informou o historiador Marco Antonio Villa, a imprensa brasileira deveria investigar as denúncias indicando a existência de desembargadores, dos Tribunais de Justiça da região Norte de país, que ganham um salário de até R$ 250 mil. Cruz credo, gente!

Lacerda em apuros

Consta nos bastidores que o ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB) tem vivido dias de muita tribulação por conta da falta de apoio dos pequenos partidos políticos ao seu projeto, visando a disputa pelo Governo de Minas. Coisas da política mineira, Sr. Lacerda.

Anastasia, covarde?

“O único nome capaz de enfrentar o governador Fernando Pimentel (PT) com reais chances de vitória seria o senador Antonio Anastasia (PSDB), mas ele não quer. Se acovardou”. Frase ouvida em uma tensa reunião na sede de um importante partido político de BH.

Vittorio, senador?

“Com boa popularidade em Minas, o empresário e prefeito de Betim Vittorio Medioli (PHS) pode candidatar-se a qualquer cargo eletivo, inclusive para senador, já que este ano seriam preenchidas duas vagas na Casa”. Essa é a nova insinuação do meio político a respeito da possível participação de Medioli neste pleito de 2018. A conferir…

Judiciário na berlinda

Depois de veiculadas as informações constatando que o juiz Sérgio Moro, assim como outros membros do Judiciário e do Ministério Público, recebem dinheiro para pagar aluguel de suas residências, a jornalista Cristiana Lôbo, disse: “Desta vez, o 4º poder foi para a berlinda”.

Candidatura no MDB

Ao defender que o seu partido, o MDB, tenha candidatura própria, o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes acrescentou: “Mas isso não quer dizer que apenas o Rodrigo Pacheco tem condições de ser o candidato. Existem no partido o deputado Fábio Ramalho, o empresário Josué Alencar, o ex-senador Hélio Costa e, inclusive, eu”. Do lado do deputado Pacheco, tudo ficou claro: a bancada estadual da sigla não o quer disputando o governo estadual. Assim, a sua ida para o Democratas parece cada vez mais iminente.

Esquerda e direita

Fazendo uma analogia sobre o embate pelo poder no Brasil, o jornalista Carlos Lindenberg comentou: “Ao longo dos anos tem sido assim: a direita sempre pragmática tem foco em objetivos práticos e almeja os negócios. Já a esquerda, tem o seu viés ideológico à frente, mas ambas querem mesmo é comandar o país. Na prática, desejam o poder pelo poder, óbvio”.

Tucano aceita desafio

Ainda não é confirmado, mas se os tucanos quiserem o deputado federal Marcus Pestana, ex-secretário de Saúde, toparia disputar o Governo de Minas, inclusive para não deixar a sigla sem um nome próprio no pleito. Essa é a informação que circula na Rua Halfeld, ponto de encontro em Juiz de Fora, terra natal do parlamentar. Mas a respeito deste tema, a palavra final será do senador Aécio Neves, como sempre.

Kalil X Lacerda

Paulatinamente, as realizações do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) vão esvaindo diante da posição do atual prefeito Alexandre Kalil (PHS) ao assumir que ele inaugurou o Hospital do Barreiro. Kalil arrumou administrativamente a máquina municipal e também coube implementou as Umeis. Ou seja, é como se a Era Lacerda na PBH não tivesse existido. Eu, hein?!

Poderio da Araújo

Um casarão antigo, localizado na esquina da Contorno com Avenida Amazonas, seria destruído para a construção de mais uma Drogaria Araujo. Aliás, na Contorno existem várias lojas da mesma firma, ou seja, uma espécie de concorrência contra ela própria. Que coisa estranha, não gente?

Falhas da Justiça

Quando Paulo Maluf começou a ser denunciado, o Brasil ainda tinha 90 milhões de habitantes. No entanto, só recentemente ele veio a ser condenado e preso. Então, quando a Justiça tarda, ela também falha. Opinião do filósofo Mario Sergio Cortella.

Mal cheiro

Os turistas e a população de Sete Lagoas estão revoltados com o descaso do prefeito Leone Maciel (MDB), devido a situação da principal lagoa da cidade. Recentemente, em uma feira montada perto da lagoa, os presentes ao evento reclamaram do mal cheiro e sujeira do local. “Como pode realizar uma feira de gastronomia em um lugar deste? Isso é falta de consciência do prefeito”, disse um visitante.

Preguiça de aprender

Na opinião do jornalista e apresentador do jornal da Cultura na TV, o brasileiro está em crise de conteúdo. Ou seja, as pessoas estão com preguiça de pensar, ler e raciocinar, tudo por conta da internet. “E isso não é bom para ninguém”, acrescenta.

Sem prestígio

Nos meios jurídicos comenta-se que os advogados do ex-presidente Lula (PT) estão usando da tática de politizar o debate sobre os processos contra o ex-presidente, mas a tese não tem funcionado a contento, pois os julgamentos estão obedecendo a critérios técnicos. Essa é a opinião do jornalista Merval Pereira.

Lula

Já na avaliação do professor do Instituto de Estudos Avançados da USP – Paulo Saldiva, as últimas pesquisas eleitorais vão fazer o ex-presidente Lula (PT) se tornar ainda mais corajoso no sentido de enfrentar o Judiciário, usando o seu prestígio político, especialmente levando em conta sua popularidade, sempre à frente dos demais postulantes à Presidência da República.

Temer para-raio

Em tom de ironia ao analisar o cipoal de problemas jurídicos a que vem sendo submetido o presidente Temer (MDB), o jornalista Valdo Cruz comentou: “O Temer é o presidente para-raio”, pois tudo de ruim termina colando nele”. Ave Maria!

Final infeliz

A crônica política carioca está estarrecida com a coragem do ex-governador Anthony Garotinho. Mesmo vivendo em regime especial depois de ter sido preso duas vezes, denunciado por corrupção, ele continua batendo de frente com o Judiciário de seu Estado. Os cronistas afirmam que: “Garotinho terá um final complicado, pois a Justiça detesta ser desafiada”.

Conspiração contra Alckmin

Em Brasília, os comentários no Congresso apontam que houveram encontros reservados entre Fernando Henrique Cardoso e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), com objetivo de conspirar contra a possível candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), à presidência. Vê se pode gente?!

Deputado e Temer

O caminho mais curto para um contato com o presidente Michel Temer é o deputado mineiro Fábio Ramalho. Ele passa por cima de agendas, inclusive, do secretário-geral da Presidência, Carlos Marun, que fica desesperado com o prestígio do parlamentar mineiro. Coisas da política nacional.