Home > Destaques > Medioli pode ser candidato a vice na chapa do PT

Medioli pode ser candidato a vice na chapa do PT

Nestes últimos dias voltou a circular nos bastidores a possibilidade do empresário e prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PHS), aceitar o desafio de se tornar candidato ao governo de Minas. Pessoas próximas dizem que já houve, inclusive, uma conversa com o grupo político da cidade, detalhando os novos passos.

Contudo, algumas informações relativas ao tema apontam também para a chance de Medioli se tornar candidato a vice-governador na chapa de Fernando Pimentel (PT).

Comenta-se nos meandros de Belo Horizonte que essa possível candidatura seria uma maneira de barrar o retorno do grupo do senador Aécio Neves (PSDB) ao poder central do Estado. Com Medioli na disputa, dificilmente os tucanos ousariam insistir na candidatura do senador Antonio Anastasia (PSDB).

Briga no MDB
Mas a cena da semana a ser registrada diz respeito ao acirramento dos ânimos entre membros do MDB, antigo PMDB. Indagado sobre como vai terminar esse imbróglio, o deputado estadual do partido, Ivair Nogueira, diz que “só Deus sabe”.

O parlamentar insiste na tese de que o ideal seria haver uma reaproximação entre o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes (MDB), com o atual vice-governador Antônio Andrade (MDB). Ainda de acordo com a opinião do congressista, o deputado federal Rodrigo Pacheco (MDB) é forte popularmente, porém, em rota de colisão, dificilmente seria um nome de consenso dentro do partido.

A bancada emedebista na ALMG é de 14 deputados e todos eles se solidarizam com o colega Sávio Souza Cruz, que corre o risco de ser expulso pelo partido, devido a posições ideológicas contrárias aos ditames de Andrade, presidente da sigla.

O resultado desse conflito culminou em um documento firmado por vários membros do partido, inclusive muitos parlamentares, solicitando detalhes da prestação de contas da sigla dos últimos anos. O registro sugere a presença de representantes da Polícia Federal e também do Ministério Público Federal para fiscalizar tudo com mais detalhes. O motivo da solicitação é que os denunciantes suspeitam da existência de pagamentos de campanhas fora dos padrões, incluindo as grandes cidades de Minas.

Mesmo discreto, o presidente da ALMG expressou publicamente sua opinião a respeito dos problemas do partido. Ele declarou em alto e bom tom: “O MDB não tem dono”. E aproveitou para se posicionar como pré-candidato ao Governo, visando demonstrar que Pacheco não é a única opção.

Em verdade, se a eleição fosse hoje, Lopes seria convidado a se candidatar pela chapa do PT, que é encabeçada pelo atual governador do Estado, Fernando Pimentel. Mas, para os especialistas, o assunto ainda vai tomar muitas noites de sono dos interessados.

Foto: Ronaldo Dolabella/Encontro