Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

SUCESSÃO MINEIRA PASSA POR SÃO PAULO – O senador Aécio Neves (PSDB) não consegue mais conter a divisão do seu partido em Minas. A conclusão é de Geraldo Alckmin, diante da falta de unidade em torno do nome que deverá ser apoiado para o Governo do Estado. Aécio vai insistir no nome de Rodrigo Pacheco, ficando na contramão daqueles que desejam apoiar o ex-deputado Dinis Pinheiro que, na verdade, tem a maioria do PSDB. Aécio não está tendo humildade para ouvir o partido e quer impor um nome, à revelia do desejo partidário que tem outra opção. Alguns políticos ligados a Aécio tentam sem sucesso convencer Dinis a aceitar novamente ser vice na chapa. Aécio vai ter quer convencer quase toda a bancada do PSDB na Assembleia e Marcus Pestana e Rodrigo de Castro, da bancada federal, que já fecharam com Dinis. Como precisa de um palanque forte em Minas, Alckmin está preocupado com os rumos dos entendimentos no Estado. Ele discute ainda a possibilidade de ter em seu palanque o ex-prefeito Márcio Lacerda (PSB) que pode se lançar ao Palácio da Liberdade, tendo como vice o ex-prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado. Antigamente a sucessão mineira passava pelo Rio de Janeiro, porque lá era a capital da República. Depois ela passou para Brasília. Agora, passa por São Paulo.

BALDE DE ÁGUA FRIA – A direção do PT nacional passou a elogiar a Justiça, depois do resultado de Porto Alegre, onde a pressão exercida pela militância e as agressões verbais sofridas pelos juízes podem ter tido uma influência negativa para o partido. Diante disso, a presidente da legenda, senadora Gleisi Hoffmann, já anunciou que os petistas confiam no STF para reformar a decisão tomada de que o político julgado em segunda instância entra, imediatamente, na lista do “Ficha Suja” e passa a cumprir pena. A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, disse que não vai reabrir o debate em torno de um assunto. Ela acrescentou que o STF não vai se “apequenar” diante de um julgamento de segunda instância que já aconteceu. O STJ, por meio do vice-presidente ministro Humberto Martins, negou pedido dos advogados de Lula (PT), de um habeas corpus preventivo. “Lula não foi preso e ainda goza de liberdade, pois não foram esgotados os recursos que são os embargos ao próprio Tribunal Regional de Porto Alegre. Isso só poderia acontecer se o ex-presidente fosse preso ilegalmente, o que não aconteceu. Lula só será preso, depois de esgotadas todas as chances de defesa”, disse o ministro.

INHOTIM PRESSIONOU A VALE– O ator e atual diretor-executivo do Instituto Inhotim, Antônio Grassi, conseguiu reformar o contrato de patrocínio da Vale com a instituição, depois que a empresa o questionou sobre a condenação de Bernardo Paz a 9 anos e 3 meses de prisão, por malversação de dinheiro público investido em Inhotim. Grassi recorreu a gesto pouco usual, quando afirmou ao diretor-executivo de Sustentabilidade de Relações Institucionais da empresa Luiz Eduardo Osório, que quando a Vale precisou do apoio do instituto, por ocasião da Tragédia de Mariana, eles colocaram outdoors na rua dizendo que Inhotim era patrocinado pela Vale e cobrou retribuição de confiança da empresa. A Vale se convenceu que Bernardo Paz está afastado e renovou o apoio de R$ 4 milhões para este ano.

DA COCHEIRA

Empresário Albertinho Ramos construiu e doou ao Estado um aeroporto moderno com pista asfaltada para pouso e decolagem de aviões de grande porte em Cordisburgo, terra natal de Guimarães Rosa, tem ainda uma das maiores grutas de Minas: a Maquiné. A gruta que ganhou bonita iluminação e acesso asfáltico do então governador Israel Pinheiro, espera que o governador Fernando Pimentel (PT), faça valer a parceria pública privada já realizada, para movimentar o turismo local com a construção de um hotel no valor de R$ 30 milhões.

A cidade de Bonfim espera receber neste Carnaval, um grande público turístico, porque é o único município no Brasil a manter o Carnaval a Cavalo.

A imprensa mineira vem sentindo falta da coluna do jornalista Mário Fontana do Estado de Minas há algum tempo. A direção do jornal insiste que ele continue a brindar seus leitores com sua coluna diária. Parece que chegaram a um acordo e ele recomeça depois do Carnaval.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 04 de fevereiro

Radialista Oswaldo Ribas

Radialista Vitória França

Radialista Robson Lauriano – Rádio Itatiaia

Sra. Wanda Pessoa Duarte – mulher de Marcos Raimundo Duarte

Sra. Zulma Braga de Oliveira – mulher de Márcio Cunha

Radialista Mauro Neto

Segunda-feira, 05

Rui Cunha – Contagem

Radialista Milton Teodoro (Pascoal da Rádio Super)

Empresário Carlinhos Barcelos

Terça-feira, 06

Cesar Castro

Eustáquio Diniz – Contagem

Dr. Geraldo- Bairro Anchieta

Márcia Normam

Quarta-feira, 07

Empresário Heitor Pichioni

Maria das Graças Oliveira – Contagem

Senhora Zerita Barreto

Quinta-feira, 08

Ester Carneiro Navaes

Mário Ramos Vilela

Engenheiro Messias Braga

Jornalista Cadú Doné – Radio Itatiaia

Sexta-feira, 09

Dr. João Evangelista de Carvalho – Santa Luzia

Pietro Pandolfo

Breno de Faria Pimenta

Sábado, 10

Jairo Magalhães Alves

Izabela Valadares

Juarez Bahia Mascarenhas

A todos, os nossos parabéns!