Home > Saúde e Vida > Música alta no fone de ouvido pode causar perda gradativa da audição

Música alta no fone de ouvido pode causar perda gradativa da audição

Nosso celular emite um alerta claro ao aumentarmos o volume: “Ouvi-lo alto por um longo período pode danificar sua audição. Deseja aumentá-lo mesmo assim?”. Porém, a mensagem é ignorada por muitos. Segundo a OMS, cerca de 1,1 bilhão de adolescentes e jovens adultos estão em risco de perda auditiva. O motivo? O uso excessivo e incorreto de fone de ouvido, além de exposição a níveis sonoros prejudiciais como em bares, boates e eventos esportivos.

De acordo com o otorrinolaringologista Marcelo de Sousa, a pessoa pode ter uma perda gradativa da audição. “É diferente dela ficar surda. A diminuição da audição é por algumas frequências e em determinada intensidade que pode, ou não, atrapalhar o indivíduo. A perda pelo excesso de ruído para de evoluir quando acaba a exposição a esse barulho”.

Ele acrescenta que, no caso do fone de ouvido, o que manda é a altura. “A pessoa pode usar o acessório o dia todo, mas se o som for baixo, não terá problema nenhum. Entretanto, o volume alto por muito tempo é perigoso”.

A perda gradativa da audição apresenta um sinal. “O zumbido, que é aquele apitinho chato no ouvido. Às vezes, ele é o primeiro sinal que o corpo dá de que algo está errado com nosso aparelho auditivo”.

Existe uma regra conhecida como 60/60 na hora do uso do fone. “A pessoa deve ficar uma hora no máximo, porque aí dá um descanso para a audição. Além disso, a altura não deve ultrapassar 60% do volume total, se for aquelas que tem a barrinha, um pouco além da metade dela. Outra orientação, é que a pessoa que está do seu lado não deve ouvir a música que sai do seu fone, pois isso é um sinal de que está muito alto”.

Outra dica do especialista é optar por fones que protejam o ouvido dos sons externos. “Dessa maneira é possível ouvir a música em volume baixo sem interferência. Os fones estilo concha, que tampam todo o ouvido, são ideais para isso. Mas têm empresas que disponibilizam o acessório de qualquer modelo com dispositivos que isolam o som ambiente”.

O vigia noturno Francisco Aécio optou por um fone que possui esse tipo de proteção. “Eu não saio de casa sem o acessório. Na maioria das vezes coloco no último volume e só abaixo quando o ouvido começa a doer. Comprei um intra auricular, que fica bem encaixado e abafa o ruído externo”.

Ele acrescenta que já notou uma diferença na audição proveniente do hábito. “Noto que estou ouvindo menos, porém nunca tive zumbido. Acho que a minha perda é baixa e confesso que me preocupa um pouco”.

O otorrino adiciona que o ruído externo também pode atrapalhar. “Mas nós não temos essa exposição no cotidiano, a não ser funcionários de indústrias que, hoje, já são protegidos por leis e equipamentos. Porém, a poluição sonora do dia a dia, por exemplo, de quem vive ou trabalha em uma avenida muito movimentada, não afeta a audição, mas pode causar irritabilidade, transtornos psíquicos e alterações no humor”.

Música x Audição
A exposição excessiva a ruídos é muito comum no mundo da música. Cantores famosos como Chris Martin, vocalista do Coldplay; Will.i.am, fundador do Black Eyed Peas; o músico Phil Collins e o metaleiro Ozzy Ousborne são exemplos de pessoas que sofrem problemas na audição provenientes da exposição excessiva ao volume alto.

A banda norte-americana Pearl Jam investiu, no ano passado, em uma ação a fim de conscientizar as pessoas a respeito dos danos causados pela música em volume excessivo. Em sua turnê, a banda distribuiu plugs auriculares para serem utilizados durante o show. Os fãs postaram fotos da campanha em suas redes sociais com a hashtag #pjcares.