Home > Artigo > Troféu Guará premia os melhores de 2017

Troféu Guará premia os melhores de 2017

A Rádio Itatiaia promoveu no último dia 12 a escolha dos melhores no futebol mineiro em 2017 na 55ª edição do Troféu Guará, considerado o mais tradicional e importante prêmio do futebol mineiro. Como tradicionalmente ocorre, a imprensa mineira elegeu os destaques da temporada.

O Troféu Guará é reconhecido pelo público e exalta os destaques da temporada em todas as posições. Criado em 1962 pela Rádio Itatiaia, a premiação é composta por uma lista única e final, onde a soma dos votos de toda a mídia esportiva, entre rádios, televisões, revistas e jornais, elegem os melhores do ano. A premiação teve seu nome escolhido em homenagem ao grande jogador do Clube Atlético Mineiro nas décadas de 30 e 40, Guaracy Januzzi, o Guará.

Foram escolhidos os jogadores que se destacaram no ano, além do melhor árbitro, dirigente, jogador revelação, craque, artilheiro, técnico e preparador físico.

O Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, dominou a seleção, com seis nomes, seguido por três do Atlético e dois do América, campeão da Série B. O comando da seleção foi do técnico americano Enderson Moreira.

O América também levou o prêmio de melhor preparador físico da temporada: Edy Carlos Toporowicz Soares. O presidente do Coelho Alencar da Silveira Júnior levou o troféu como melhor dirigente. O árbitro escolhido foi Igor Junio Benevenuto. Já revelação do Troféu Guará em 2017 foi o zagueiro cruzeirense Murilo. O artilheiro da temporada foi o atleticano Fred. E o craque do ano foi o meia celeste Thiago Neves.

Houve ainda o prêmio Guará Especial, homenagem póstuma, a Eduardo Maluf. O ex-dirigente foi diretor de futebol no Cruzeiro e, por último, no Atlético. Ele faleceu em junho, depois de lutar contra um câncer no estômago. Muito justa a homenagem a Maluf, um dos dirigentes mais importantes das últimas décadas do futebol mineiro.

Confira a lista completa dos vencedores da 55ª edição do Troféu Guará:

Técnico: Enderson Moreira (América)
Preparador físico: Edy Carlos Toporowicz Soares (América)
Dirigente do Ano: Alencar da Silveira Júnior (América)
Jogador revelação: Murilo (zagueiro do Cruzeiro)
Melhor árbitro: Igor Junio Benevenuto
Craque do ano: Thiago Neves (Cruzeiro)
Artilheiro: Fred (Atlético)
Campeão Mineiro: Atlético
Campeão Brasileiro da Série B: América
Campeão da Copa do Brasil: Cruzeiro
Prêmio Guará Especial: Eduardo Maluf (homenagem póstuma).

Seleção Guará de 2017:

Goleiro: Fábio (Cruzeiro)
Lateral-direito: Marcos Rocha (Atlético)
Zagueiros: Messias e Rafael Lima (América)
Lateral-esquerdo: Diogo Barbosa (Cruzeiro)
Volantes: Henrique e Hudson (Cruzeiro)
Meias: Otero (Atlético) e Thiago Neves (Cruzeiro)
Atacantes: Fred (Atlético) e De Arrascaeta (Cruzeiro)

Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
*Desembargador do TJMG e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo

Foto: Cassio