Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Esperto atleticano
Há 60 dias, o empresário Fred Couto mobilizou a imprensa para se postar como candidato à sucessão do Atlético. Mas, inesperadamente, antes mesmo de estruturar a sua campanha, renunciou à candidatura sem explicações plausíveis. O Sr. Couto sempre fez isso, ou seja, ensaia participar da eleição, mas, depois de conversas com a diretoria do clube, desiste. Coisa feia, gente…

Presidente insosso
Na avaliação geral, a atuação do presidente que está deixando o Galo, Daniel Nepomuceno foi apenas razoável. “Ele é muito insosso. Não tem estatura para ocupar esse cargo em um clube do porte do Atlético”, comentam os atleticanos na porta do Café Nice.

Medioli governador?
Durante evento na Confraria do Fogão a Lenha, de Roberto Gontijo, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (PHS), perante cinco deputados federais e um estadual, confessou não ter intenção de participar da disputa ao Governo de Minas, mas lembrou: “Sou um soldado, quando quiserem é só acionar que estou à posição para ajudar a discutir esse tema”. Meio enigmático, não?

Regulamentação dos aplicativos
“O Brasil não é uma terra sem lei. Então, não há como os representantes dos aplicativos, como o Uber, funcionarem livremente sem se verem obrigados a prestar contas às autoridades. Isso é impossível, até porque o poder público, ao permitir a circulação dos carros sem controle, está contribuindo para piorar ainda mais a questão da mobilidade urbana. O correto para resolver esse problema nos grandes centros seria investir mais em transporte público”. Opinião do deputado federal por Pernambuco, Silvio Costa (Avante).

Modelo econômico
Ao avaliar o atual cenário econômico, o professor do departamento de economia da UFMG, Gilberto Libânio indicou que o caminho correto seria o governo mostrar que, em 2018, as autoridades não iriam mudar o roteiro de retomada de crescimento. Segundo ele, isso passa confiança ao mercado, havendo mais possibilidade de investimentos que, por sua vez, traz emprego, aumenta de renda, etc.
Cena única – A opinião do professor é coerente, no entanto, resta saber qual será o ambiente político que espera pelo governo federal no próximo ano.

Contra a reforma
Sem meias palavras, a presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Beatriz Cerqueira, chamou o presidente Michel Temer (PMDB) de mentiroso. “Claro que os trabalhadores irão sair perdendo se o Congresso aprovar o projeto”, sentencia.

Deputado com empresários
Durante o jantar de confraternização de final de ano dos empresários ligados à construção pesada, o político mais desenvolto era o vice-presidente da Câmara Federal, Fábio Ramalho (PMDB). Ele foi saudado como futuro presidente da Casa, senador e também possível vice-governador. É isso aí…

Salej e a Fiemg
Ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Stefan Salej, depois de ter se afastado do segmento, circulou pelo mundo. Atualmente, ele é ligado à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), mas tornou-se um dos articuladores da oposição na sucessão do atual presidente das Fiemg, Olavo Machado. Isso ainda vai dar xabú, ora se vai.

Itamar X Temer
Fazendo uma comparação sobre o passado e o presente, a jornalista Cristiana Lôbo relembrou: “Temer (PMDB) e o ex-presidente Itamar Franco chegaram ao poder para exercerem um mandato tampão. A diferença é que não tinha nada contra Itamar, ao contrário de Temer”. Cruz credo, gente!

Passado político
Nos bastidores da política nada fica em segredo. Segundo informações, o jornalista Carlos Viana já teria sido candidato a vereador em BH, com uma votação não muito expressiva, por isso não se elegeu. Essa informação vem à tona no exato momento em que Viana se prepara para tentar voos mais altos. Êta povo perverso, sô!

Candidata das pesquisas
Em Brasília, comenta-se que a ex-senadora Marina Silva (Rede) estava completamente descrente de suas chances em disputar a Presidência da República. Mas diante da recente pesquisa do DataFolha, colocando-a em 3º lugar, a amazonense entusiasmou de vez. A conferir…

Governadora sem problemas
Quando a imprensa coloca que todos os ex-governadores vivos do Rio de Janeiro estão com problema na Justiça, esquece-se da ex-chefe do Executivo, a eterna petista Benedita da Silva. Lembram?

Força dos estudantes
Em debate realizado na TV Cultura, o cientista político Gaudêncio Torquato excitou os mais de 18 milhões de jovens a se manifestarem, nas urnas no próximo ano, para eleger um presidente da República como legítimo representante do segmento moderno.
Comentário único – O problema é que os jovens não gostam de discutir política e muito menos de votar, Sr. cientista.

Revendo a economia
Ao ser questionado a respeito da situação dos municípios que vivem na completa penúria financeira, o líder do Governo na Assembleia, Durval Ângelo (PT) destacou que 60% da economia das cidades do Estado dependem das commodities. Portanto, segundo o parlamentar, precisa haver uma lei regulamentando essa questão.

Pará de Minas
Em Pará de Minas, os adversários do deputado Inácio Franco (PV) espalham que há um feudo político e que o parlamentar corre o risco de ficar fora da próxima eleição por conta de processos na Justiça. Que maldade pessoal!

Campanha milionária
Pelos cálculos dos matemáticos, uma candidatura a governador no próximo ano custará, por baixo, mais ou menos R$ 40 milhões. Como os empresários estão legalmente proibidos de doarem, resta saber como os pretendentes ao posto irão fazer para resolver essa complicada equação.

A vez de Alckmin?
Declarando-se um eleitor com tendências de esquerda, o filósofo Luiz Felipe Pondé disse que, embora não seja o candidato de seus sonhos, o ideal seria o eleitor apostar em Geraldo Alckmin (PSDB) para presidente. Para Pondé, o governador é o único nome em condições de reunir forças antagônicas de esquerda e direita. É esperar para conferir, claro.

Voltando ao PT
Segundo fontes desta coluna, o atual vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac (Rede), e o deputado estadual Elismar Prado (PDT) podem voltar ao Partido dos Trabalhadores no próximo ano. Quem sabe?

Vereadores de BH
Embora seja do PSDB, o presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Henrique Braga, termina o ano legislativo como um dos principais aliados de Alexandre Kalil (PHS). O prefeito da capital foi eleito em uma coligação enfrentando exatamente o tucano João Leite. Coisas da política de BH.