Home > Educação e cultura > Mais de 26% dos pessoas pretendem viajar nos próximos meses

Mais de 26% dos pessoas pretendem viajar nos próximos meses

O final do ano finalmente chegou e para muitas pessoas os meses de dezembro e janeiro é tempo de tirar uns dias de férias para descanso com a família ou amigos. É nesta época, buscando fugir um pouco da rotina, que os brasileiros aproveitam para arrumar as malas e sair em viagem, seja para destinos nacionais ou internacionais. Segundo um levantamento do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas, realizado em outubro, 26,5% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos 6 meses.

No entanto, um planejamento é essencial para que tudo saia da melhor maneira possível. De acordo com o agente de viagens Adriano Machado, quanto antes fechar um pacote, maiores são as chances de encontrar um preço mais atrativo. “Quem deixou para última hora e pretende contratar um serviço agora, vai encontrar uma viagem mais cara. Se for nacional, o ideal é planejar pelo menos 3 meses antes. No caso da internacional, o prazo é de 6 meses, uma vez que dependendo do país será necessário ter visto”.

Machado afirma que a pessoa deve colocar tudo na ponta do lápis e ter em mente o valor da prestação que pode pagar e não comprometer seu orçamento. “Tem que saber quantos dias deseja viajar. É importante ficar atento aos preços das agências, pois isso pode variar de uma para outra. Pesquise também em vários sites especializados e compare valores antes de se decidir. Nessa época do ano, fique ligado nas promoções de última hora”.

Ele salienta que é preferível pagar o pacote em parcelas sem juros e escolher aqueles que já forneçam passeios inclusos. “É importante contratar um seguro viagem, pois as bagagens podem extraviar ou você precisar de assistência médica no exterior. Se não houver um planejamento, a viagem pode acabar ficando muito mais cara e a pessoa gastando além do permitido”. Se for de avião, Machado recomenda chegar cedo ao aeroporto com pelo menos 2 horas de antecedência.

A arquiteta Marcela Tavares está com viagem marcada para final de dezembro e conta que começou a planejar em abril. “Eu procuro programar minhas férias do trabalho para dezembro ou janeiro para conciliar com as do meu marido. É sempre bom ver essas coisas com antecedência. Nós decidimos em abril fazer nossa primeira viagem internacional e escolhemos passar 11 dias em Nova York. Fomos a diversas agências de turismo, fizemos muita pesquisa em sites, até encontrar um preço interessante, ainda mais por ser alta temporada”.

Marcela conta que já preparou um roteiro de tudo que deseja visitar e tem recebido auxílio da agência. “Nossa viagem está marcada para dia 23 de dezembro. Vamos passar o Natal e o Ano Novo lá. Eles me ajudaram na questão da aprovação do visto, além de dicas de passeio e informações referentes ao que levar na bagagem. Estou muito ansiosa para ver a neve e quero aproveitar bastante”. Ela diz que por ter planejado meses antes, conseguiu dividir o valor da viagem em parcelas que cabem no orçamento.

Destinos mais procurados
Cerca de 82% almejam os destinos nacionais, sendo o Nordeste a região preferida da maioria. Já para 17%, o turismo internacional é o desejado. Além das viagens em alta, às despesas dos brasileiros no exterior também têm resultado significativo. No último balanço do Banco Central, somente em setembro os gastos chegaram a US$ 1,7 bilhão.

Colaborando com a expectativa, uma pesquisa da Decolar.com, empresa online especializada em vendas de pacotes de viagens, apontou que os Estados Unidos é o país mais procurado pelos brasileiros, estando às cidades de Orlando e Miami no topo da lista. No quesito nacional, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Recife, são as localidades que aparecem entre as 10 mais buscadas.

Internacional
Orlando, Estados Unidos
Miami, Estados Unidos
Buenos Aires, Argentina
Nova York, Estados Unidos
Lisboa, Portugal
Cancún, México
Santiago, Chile
Punta Cana, República Dominicana
Paris, França
Montevidéu, Uruguai

Nacional
Rio de Janeiro
São Paulo
Fortaleza
Salvador
Recife
Brasília
Porto Alegre
Florianópolis
Maceió
Natal

 

Daniel Amaro
Formado em jornalismo, Daniel tem 25 anos e possui experiência em assessoria de comunicação voltado para produção de conteúdo para web. Ama escrever sobre política, cultura, economia e saúde. É apaixonado por jornalismo investigativo e estudar inglês. É perseverante e adora desafios. Seu hobby preferido é viajar.