Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Política em Contagem
Reconduzido para mais 2 anos como presidente do PSDB mineiro, o deputado federal Domingos Sávio diz que depois de muita turbulência, agora, o ambiente no partido é de calmaria e vontade de trabalhar. Ao fazer essas declarações, o parlamentar acrescentou: “Um partido que tem como filiado o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, deve acreditar nas chances de uma vitória política no próximo ano”.

Brasil x Estados Unidos
Analisando o recente debate sobre as alterações na legislação trabalhista, o filósofo paulistano, Luiz Felipe Pondé faz a seguinte provocação: “O brasileiro, quando vai para os Estados Unidos, sabe perfeitamente que irá trabalhar sem qualquer proteção da lei. No entanto, aqui no Brasil, exige todo tipo de segurança do empregador”.

Lacerda e a sucessão
Comentários de bastidores indicam que o ex-prefeito Marcio Lacerda (PSB), possivelmente, irá diminuir suas visitas ao interior do Estado até o quadro sucessório mineiro ficar mais claro. Pesa sobre essa decisão o fato de Lacerda ter realizado muitos contatos, ao longo dos últimos 6 meses, mas nem sempre tem tido público em suas andanças. Coisas da política, Dr. Lacerda.

Advogados vorazes
“Tem muita gente ganhando dinheiro com as denúncias da Operação Lava Jato. Esse é o verdadeiro estado de corrupção protagonizados pelos políticos e empresários e, por conta disso, existem espertalhões enchendo as suas burras, inclusive os grandes escritórios de advocacia”, garante o cientista político Marco Antonio Villa.

Novos tempos
Frase ouvida, em Brasília, nos corredores do Congresso Nacional: “Antigamente, quando a pessoa ficava desempregado, ainda tinha algum dinheiro no bolso e logo tratava de montar uma loja, um barzinho ou algo parecido. Agora, na nova onda da comunicação virtual, os brasileiros sem carteira assinada lançam blogs, incrementam o site de vendas ou algum tipo de produto via internet”.

Política em Brasília
Na opinião do jornalista Gerson Camarotti, o presidente da República Michel Temer (PMDB) está cada vez cada vez mais fragilizado, porém o seu governo se firmou solidamente ao longo dos últimos meses. “Situação inusitada na política brasileira”, constata o comunicador.

Medidas populistas
Em geral, os analistas e cientistas políticos consideram complicadas as ações populistas, pois essa realidade atende as pessoas no primeiro momento, porém pode virar uma espécie de bomba relógio capaz de explodir de uma hora para outra, detonando com a democracia brasileira. Cruz credo gente!

Tragédia de Mariana
A realidade é que a tragédia de Mariana fez e ainda continua fazendo vitimas. Segundo o prefeito, Duarte Júnior (PPS), atualmente o município tem 23 mil desempregados e a administração, por conta da falta de recolhimento de impostos do minério, teve sua arrecadação diminuída em 40%. “Uma situação caótica”, descreve.

Anastasia na sucessão
Bastou o nome do senador Antonio Anastasia (PSBD) ser mencionado, como possível candidato a governador, para partidos de pequeno porte entrarem em cena. Na verdade, as legendas já querem saber qual tipo de vantagem teriam no governo do tucano.

Cena única – Um lembrete importante aos ditos pequenos e afoitos partidos: o senador ainda não sabe se aceita disputar as eleições de 2018. Vamos devagar, pessoal.

Siglas de aluguel
Em contato com a imprensa, o deputado petista e atual líder do governo na Assembleia Legislativa, Durval Ângelo, comentou que o Brasil caminha para chegar a marca dos 40 partidos políticos. Segundo ele, o resultado dessa realidade será a prática de negociações escusas, provenientes das denominadas “siglas de aluguel”. “Ninguém suporta esse tipo de situação”, reclamou o parlamentar.

Operação Lava Jato
Advogados renomados, como o paulistano Eduardo Muylaert, consideram que a Operação Lava Jato terá um novo norte a partir da chegada recente de personagens na Polícia Federal. Será?

Aposentadorias complicadas
O assunto do momento em Brasília é a Reforma da Previdência. Foi aí que o apresentador do Jornal da TV Cultura, Willian Corrêa, comparou: “Atualmente, a média de idade do brasileiro está no patamar dos 75 anos, embora tenha muita gente querendo se aposentar aos 60 anos. Ou seja, uma equação difícil de ser levada”, aponta o comunicador.

Fim dos nanicos
Mesmo sendo presidente de um partido pequeno, o PSC, o deputado estadual, Noraldino Júnior defende a diminuição da quantidade de siglas, pois isso atrapalha a democracia. Ao defender o fim desses partidos, o parlamentar estaria jogando a bola contra o seu próprio gol, ora veja.

Vereadores sem ação
O ano está chegado ao fim e, na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, os comentários indicam que o atual presidente, Henrique Braga (PSDB), está concluindo um ano de mandato com muita timidez. Eu, hein!?

Batendo em Bolsonaro
Com experiência de ex-deputado federal, o empresário Emerson Kapaz arremata: “A candidatura de Jair Bolsonaro (PSC) à Presidência da República é um verdadeiro mosaico de ressentimentos. Isso não é bom para o Brasil, pois vivemos em uma pátria de povo ordeiro e sem ranços ideológicos”, finaliza.

Perrella no Cruzeiro
Contatado pela imprensa, o senador Zezé Perrella (PMDB) se diz cansado da política brasileira. Na verdade, ele aceitou ser presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, pois não teria chances de buscar votos para ser reeleito, é o que dizem as más línguas.

País dos escândalos
“O Brasil não pode viver contabilizando um escândalo a cada dia. O nosso país é maior do que essa profusão de denúncias dos dias atuais”. Palavras do professor e diretor do Instituto Avançado de São Paulo, Paulo Saldiva.

Reformas complexas
O jornalista e escritor Merval Pereira fez um desafio interessante. Ele quer saber qual o candidato a presidente da República teria coragem de colocar, no seu programa de governo, um projeto completo de reforma da Previdência Social. O desafio está lançado. Quem se habilita, gente?

Separação do Triângulo?
Comentando sobre a separação da Catalunha da Espanha, na Europa, o professor de relações internacionais do Instituto Imec, Oswaldo Dehon, aproveitou para lembrar: “Aqui, em Minas, também temos um movimento separatista latente, localizado no Triângulo Mineiro”. Aí, a entrevistadora logo mudou de assunto.