Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Minas sem prestígio
Em Brasília, não se fala em outra coisa que não seja na mudança de ministros, prestes a acontecer a qualquer momento. A possibilidade do presidente Michel Temer (PMDB) em convocar um mineiro para esses cargos influentes é praticamente impossível, analisam os parlamentares federais.

Galo sem estrutura
Comentário cáustico do jornalista Flavio Carvalho, durante programa de TV: “O Galo deveria aproveitar a mudança de diretoria e proceder outras alterações, como contratar outro técnico, já que o atual não é lá grandes coisas, como propala a imprensa nacional. Mudaria, também, grande parte do elenco, pois mais da metade do time poderia ser plenamente dispensado, especialmente os jogadores com idade acima dos 30 anos”.

Pimentel x Julvan
Depois de ter sido recebido com tapete vermelho pelo governador Fernando Pimentel (PT), o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, está mais otimista em relação a possibilidade de algumas das reivindicações da entidade serem atendidas. Assessores de ambas as partes comemoram o início da reaproximação.

Popularidade de Kalil
“Depois que o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS), autorizou o pleno funcionamento do Hospital do Barreiro, a popularidade do chefe do executivo naquela região cresceu de maneira espetacular”, comentam pessoas que residem na localidade.

Penido, a bola da vez
Prefeito por inúmeras vezes, ex-deputado federal e estadual, Vitor Penido (DEM) é uma das lideranças políticas mais demandadas na região metropolitana. É que, além de prefeito, presidente da Granbel, ele comanda a influente Amig, aliás, uma entidade que não passa por bons momentos, por causa de questões como a Samarco.

Comentário final. Ainda a respeito de Penido, ele é filiado ao Democratas, e em consequência disso, tem livre acesso ao gabinete do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), hoje, considerado o número dois da presidência da República.

Lava Jato, tudo ok…
Ex-deputado federal, militante político e advogado, o paulistano, Airton Soares, semana passada, defendeu abertamente a Lava Jato. Para ele, somente os políticos corruptos consideram que o juiz Sérgio Moro exagera mas, na sua avaliação, no futuro, a história dirá que o Brasil teve o antes e o depois desta operação. É isso ai, excelência!

Sem reforma…
“A Reforma da Previdência não deverá acontecer, por conta da falta de prestígio do governo junto aos parlamentares. Aliás, depois da gravação do empresário Joesley Batista (JBS), o governo do presidente Temer, virou de cabeça pra baixo”, ironizou o jornalista Gerson Camarotti, de Brasília. Será?

Samarco sob pressão
Para que o cronograma de compromissos assumidos pela mineradora Samarco seja cumprido, é necessário que haja pressão, caso contrário, nada de significativo acontecerá, inclusive a construção das casas para os desabrigados em consequência da tragédia, informa Pablo Dias, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Cruz credo gente!

Alckmin desacreditado?
Na contramão dos demais analistas, o cientista político mineiro Adriano Cerqueira comenta que, avaliação feita junto ao eleitor revelou, o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), não empolga mais os brasileiros.

Maluf, abusado…
Usando até mesmo palavra de baixo calão, o historiador Marco Antonio Villa lembrou recentemente: “O deputado Paulo Maluf (PP), já está com mandato de prisão decretado pelo Supremo Tribunal Federal. Seus direitos políticos foram cassados. Mesmo assim, o parlamentar continua no cargo, e mais: faz parte da Comissão de Constituição de Justiça – CCJ”. E o historiador arremata: “Efetivamente, este não é um país sério”.

PTdoB ou Avante?
Indagado por jornalistas se o PTdoB estava desgastado com a crise política brasileira, os seus dirigentes se viram obrigados a mudar o nome da sigla que, agora, será denominada de “Avante”. O deputado estadual Bosco disse: “Nada disso, fizemos pesquisas no Brasil inteiro antes de alterar a nomenclatura do partido”. Ok, sr. deputado!

Pressão contra Kalil
Líderes sindicais estiveram com faixas e tudo mais, semana passada, na porta da Câmara de Vereadores, com dizeres: “Prefeito Kalil, queremos melhores salários na educação”. Eles prometem muito barulho sobre esse assunto neste final de ano.

Da Fiemg à política?
Sondagem feita por jornalistas na porta do tradicional Café Nice, Centro de BH, constatou que muitos frequentadores do local gostariam de ver o atual presidente da Fiemg, Olavo Machado, disputando o governo de Minas. No entanto, quando questionado sobre as chances de participar da eleição, Machado desconversa.

Política em MOC
Em Montes Claros, na Porta do Café Galo, os frequentadores estão confusos. Eles não sabem se o ex-prefeito Ruy Muniz (PSB) será candidato a deputado estadual, mesmo porque a sua mulher Raquel Muniz (PSD) tem confessado a amigos a pretensão de buscar uma possível reeleição de deputada federal. A conferir, lógico!

Visita de Lula
Sobre a visita do ex-presidente Lula (PT) a Montes Claros, recentemente, de acordo com o deputado do partido Paulo Guedes haviam pessoas denunciando que o governo federal cortou o “Programa do Leite” para muitas pessoas da região. Coitados!

Minas e Brasília
As insinuações sobre o apoio da cúpula nacional do PMDB ao deputado Fábio Ramalho para ser vice de Fernando Pimentel (PT), na sucessão ao governo, começaram nos corredores do Congresso. Tema polêmico, pode apostar

Sem conflitos
Veja como são as pessoas. Tem muita gente que combate ferozmente o trabalho informal. Mas, na opinião do filosofo paulistano Luiz Felipe Pondé, “a atuação das pessoas informalmente nos bastidores do Brasil tem servido como anteparo, evitando movimentos que poderia desaguar em guerra civil”. Eu, hein?!

Mudança no secretariado?
No âmbito da Assembleia Legislativa, os deputados da base governista estão evitando comentar a respeito de mudanças no secretariado do governo Pimentel (PT). “Esse assunto não é prioridade do governador”, comenta um parlamentar com livre acesso ao Palácio da Liberdade.

Anastasia no páreo
O senador Antonio Anastasia (PSDB) já se articula, nos bastidores, se cacifando como um pretenso candidato ao governo de Minas. Vem chumbo grosso por aí!