Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Petistas x Tucanos
Um levantamento feito com o eleitorado mostra uma completa vinculação do senador Antonio Anastasia com seu padrinho, Aécio Neves, ambos do PSDB. Por isso, os petistas já sonham contar com Anastasia para disputar o pleito com o governador Fernando Pimentel (PT). “Vamos jogar pesado para provar que um é filhote do outro e todos estão enlameados”, comenta um deputado do PT.

Aprendendo a votar
Durante entrevista ao programa Cena Política, da BHNews TV, o cientista político e professor da UFMG, Lucas Cunha, comentou que as diversas operações desencadeadas em Brasília – denunciando, prendendo e colocando empresários e políticos influentes no olho do furacão – serve para incentivar o eleitor a continuar acreditando no projeto democrático. “E também, em 2018, será uma oportunidade de ir às urnas com mais consciência de sua importância neste jogo”, disse.

Indefinição partidária
É grande a pressão da direção nacional dos Democratas visando conseguir a filiação do deputado federal, Rodrigo Pacheco, atualmente no PMDB. Já a cúpula estadual do PTB, sob o comando do presidente Dilzon Melo, continua esperando uma possível chegada do pré-candidato a governador Dinis Pinheiro, até agora, no Partido Progressista.

Frustração tucana
Segundo comentários ouvidos nos corredores do Congresso Nacional, o senador Aécio Neves (PSDB) teria confessado, a amigos próximos, que esperava uma atuação mais proativa do deputado Domingos Sávio como presidente estadual do PSDB. “Então, a saída do parlamentar para ceder lugar à um novo presidente estaria acontecendo em boa hora”, comentam.

Temer x Maia
Ainda sobre Brasília: segundo comentários da jornalista Andréia Sadi, o relacionamento entre Michel Temer (PMDB) e Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, é apenas institucional. Ou seja, não convidem ambos para uma mesma festa, pois pode dar xabú.

Pensando em Minas
Para celebrar os 25 anos de criação da Escola do Legislativo, será promovida uma edição especial do Pensando em Minas com três encontros, nos dias 24 e 31 de outubro e 7 de novembro, das 19 às 21h30, no Teatro da ALMG. As temáticas escolhidas estão vinculadas às mudanças nos cenários político eleitoral e social brasileiro e suas possíveis repercussões nas próximas eleições.

Livros x Internet
“Os produtos elencados a partir da era da internet são extremamente inovadores e as ferramentas sociais vieram para revolucionar nosso mundo, sem dúvida. Mas não abro mão de uma leitura de um bom livro”. Opinião da jornalista mineira Fabiana Arreguy.

Crítica ao Judiciário
Sem meias palavras, o cientista político mineiro, Rudá Ricci, ao fazer declaração à imprensa atacou: “Vivemos um momento que exige muita cautela das autoridades para que não haja choque e possíveis rupturas entre as nossas instituições. Mesmo porque parte da culpa em relação ao que está acontecendo tem a ver com politização do Poder Judiciário”.

Deputado sem futuro?
Nos meandros da política mineira comenta-se que o deputado federal George Hilton (PSB) teria perdido o apoio da Igreja Universal. Agora, ele está próximo à Assembleia de Deus, outra vertente dos evangélicos em Minas. Mas a respeito de seu futuro político, se terá ou não a possibilidade de ser reeleito para mais um mandato, ninguém aposta nada. É aguardar para conferir…

Política em Montes Claros
Na porta do tradicional Café Galo, no Centro de Montes Claros, os comentários versam sobre todos assuntos. Recentemente, um cidadão comum disse, em alto e bom som: “Uai, nós votamos no atual prefeito Humberto Souto (PPS) para que, na qualidade de ex-ministro do Tribunal de Contas, usasse seu prestígio para conseguir recursos destinados ao município. Agora, ficar chorando falta de dinheiro para investimento, não faz sentido”, disse o freguês do cafezinho mais “quente” da cidade.

O Supremo não é o mesmo
Analisando a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal sob o ponto de vista jurídico, o professor da Faculdade de Direito da UFMG, Thomas Bustamante considerou que houve uma evolução positiva dos membros da Corte a partir do surgimento do Mensalão do PT. “De lá para cá, eles tomam decisões muito mais corajosas do que antes”, comentou.

PSDB em frangalhos
Os jornalistas da crônica política mineira fazem uma análise muito cáustica em relação ao futuro do PSDB no Estado e no Brasil. “Hoje, o partido está fragmento em alas distintas: uma ligada ao Aécio Neves e outra à Tarso Jereissati, além daqueles grupos mais próximo ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito paulista, João Doria Junior. Em cima do muro e esperando para saber onde vai está o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, esse é o raciocínio de um desses comunicadores. Cruz credo, gente!

Perdendo audiência
Consta no Ministério das Comunicações que, por conta do fim das transmissões por sistema analógico, as TVs abertas deverão perder um terço de seus telespectadores. Os dados e informações não são oficiais, embora sejam passíveis de serem confirmados mais adiante.

Supermercado em Brumadinho
Por conta de seu prestígio em Belo Horizonte, a direção do Supermercado BH, resolveu inaugurar uma loja em Brumadinho, município que está cerca de 60 quilômetros da capital mineira. Mas, apesar de toda sua exuberância, está levando uma verdadeira “surra” de uma empresa da cidade, o Superluna Supermercado.

Presidente do Servas
A presidente do Servas e primeira-dama de Minas, Carolina Pimentel, se destacou na imprensa pelo rápido atendimento às famílias que tiveram parentes mortos em recente episódio em Januária, Norte do Estado. Ela, inclusive, mantém uma agitada agenda de evento – todos em apoio a pessoas carentes. Em verdade, Carolina tem comparecido em quase todas as regiões do Estado, sempre levando algum tipo de ajuda às entidades que precisam.

Fim do governo
Em uma de suas muitas análises sobre os fatos cotidianos da política de Brasília, a jornalista Cristiana Lôbo disse: “O governo está tão mobilizado na defesa da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) que poderá sofrer um verdadeiro baque no dia seguinte à votação”. A máquina pública, em sua avaliação, ficará apática, sem proatividade e espaço para votar qualquer tipo de projeto importante, inclusive a reforma da Previdência Social. Ave Maria, gente!

Brasil e corrupção
Em São Paulo, o historiador Marco Antonio Villa disse: “O Brasil é o país mais corrupto do mundo. É uma situação que envergonha qualquer cidadão, em qualquer parte do planeta”. Bem cáustico, não é mesmo gente?

Deputado x Presidente
Uma pessoa que esteve presente na recente visita do deputado mineiro, Fábio Ramalho (PMDB) ao presidente Michel Temer (PMDB) notou que, quando o parlamentar reivindicou ao chefe do executivo a liberação de R$ 1 bilhão para investimentos no Estado como compensação pela perda das usinas da Cemig, Temer fez uma exuberante “cara de paisagem”. Ou seja, recebeu o pedido, mas não se comprometeu. Coisa da política brasileira, claro.

Estádio do Galo
Por enquanto, o Estádio do Galo não passa de uma obra de fricção, pois não há projeto, autorização da Câmara Municipal para construção e muito menos o aval da prefeitura. Esse assunto ainda vai render muita boataria, podem apostar.

Empreiteiras mineiras
No passado, Minas Gerais era o celeiro das empresas de construção pesada, mas, hoje, só se fala em problemas relacionados à Andrade Gutierrez, Mendes Júnior e Cowan. Cruz credo!