Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: A experiente jornalista Teresa Goulart que, atualmente, comanda a área de comunicação do Sebrae Minas. Aliás, o seu nome foi uma excelente escolha da atual direção

LIÇÃO DE VIDA – Desde de criança, ouvia com atenção minha mãe que morreu tão cedo, aos 44 anos, em 1961. Ela falava sempre em provérbios e usava ditos populares. Aprendi com ela que depois da tempestade, vem a bonança e quem planta vento, colhe tempestades. Quando ela nos corrigia, acrescentava um dito popular para ilustrar seus ensinamentos. Era uma mulher simples e de grande sabedoria. Quando vejo o que vem acontecendo com nossos políticos, lembro-me que dizia também: “aqui se faz, aqui se paga”. Aécio Neves (PSDB) vem recebendo essa lição de vida em 2017, depois de ser um dos mais influentes deputado e senador da República e quase chegar à Presidência. O tucano, como governador de Minas, teve uma vida quase igual ao seu antecessor, Itamar Franco, que nunca passava um final de semana em BH. Aécio preferia o Rio de Janeiro e se esquecia de que tinha obrigação com Minas e, principalmente, com o interior. Como todo político de influência, usou seu prestígio para o bem próprio, amealhando propinas que lhe deram patrimônios que nunca foram compatíveis com seus rendimentos. Isso que se passou com Aécio é comum entre quase todos os políticos brasileiros. As campanhas viciadas e mantidas por empresários inescrupulosos um dia explodiram de tão podres. Qual de nós procura alguém para pagar nossas despesas jurídicas se um dia precisarmos de um advogado? Militantes petistas tiveram que se cotizar para pagar as despesas jurídicas de Zé Dirceu e, agora, recentemente, R$ 2 milhões entraram no bolso de Aécio para pagamento de suas despesas com advogados. Essa é a sua justificativa para o relato da gravação de Joesley Batista. Será que durante toda a vida, Aécio não conseguiu juntar nenhum dinheiro numa conta bancária para uma despesa futura?

PIMENTEL ANUNCIA OBRAS – Apesar das dificuldades vivenciadas pelo governo de Minas, o governador Fernando Pimentel (PT) continua anunciando obras no interior, exclamando que o governo está funcionando. Assim, ele vem anunciando conclusão de melhorias na rodovia que liga Teófilo Otoni a Carlos Chagas e ainda melhorias no recapeamento de outro trecho até Joaíma.

AEROPORTO DE CONFINS – A direção da BH Airport, divulgou uma pesquisa na qual o Aeroporto de Confins, figura em 3º lugar no Brasil, com índices de satisfação dos usuários. Na matéria, eles dizem que é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o que discordo. O aeroporto serve a capital mineira, mas não é de BH e se fosse nosso, os táxis da cidade poderiam aceitar passageiros quando vão a Confins. O Aeroporto Internacional é de Confins.

DA COCHEIRA

A Superminas, feira que reuniu supermercadista e padeiros de todo o Estado, revelou que o setor rendeu no último ano R$ 31 bilhões e que empregou 180 mil funcionários.

Michel Temer (PMDB), Eliseu Padilha (PMDB) e Moreira Franco (PMDB) tiveram que trocar os números de celulares, porque constavam na lista de chamadas de Geddel Vieira Lima (PMDB), que foi apreendido pela Polícia Federal e, em consequência, fizeram com que seus números vazassem. Inclusive, um repórter do jornal O Globo chegou a ligar para o presidente.

Uma comerciante de Guarapari, com Quiosque na Praia do Morro, postou nas redes sociais que: “o Pior Turista do Brasil é o Mineiro”, segundo ela, é muito exigente e gasta pouco. A repercussão foi muito grande e, agora, ela se diz arrependida. O nome dela é Kátia Melo e seu quiosque já foi marcado pela mineirada.

Não é a primeira vez que os mineiros são criticados em Guarapari. O então prefeito Orly Gomes (DEM) cogitou cobrar pedágio dos mineiros para frequentar a cidade, com o argumento que eles agravam a crise hídrica.

Clube do Choro de Belo Horizonte, com Acir Antão e Banda, vai se apresentar no Conservatório UFMG, na Avenida Afonso Pena, 1534 no dia 27 de outubro, às 19h30. A entrada para o show é gratuita.

CLUBE DO CHORO DE BELO HORIZONTE O Clube do Choro de Belo Horizonte (CCBH ) foi fundado em 31 de maio de 2006, por 23 amigos, entre eles instrumentistas, músicos, intérpretes e admiradores da mais genuína música brasileira.

Entidade sem fins lucrativos, o CCBH conta atualmente com cerca de 80 associados, que contribuem mensalmente, para permitir a realização de atividades básicas de promoção e divulgação do choro. Acir Antão é um dos fundadores da entidade e o primeiro presidente eleito do Conselho Deliberativo da primeira diretoria. Em eleição realizada em 2015, Acir Antão assumiu a presidência da entidade e vem realizando dinâmica administração com apoio e participação integrada de sua diretoria executiva: Paulo Ramos, diretor cultural; Amilton Faria, diretor de comunicação; Oszenclever Camargo, diretor administrativo/financeiro.

Conforme rezam os estatutos, para ser sócio do CCBH não é necessário ser instrumentista, intérprete ou músico, mas sim gostar da boa música brasileira. As atividades do Clube do Choro de Belo Horizonte, programação de espetáculos, eventos, audições culturais e comemorações realizados aqui e apresentações em outras cidades do Estado, bem como as notícias e acontecimentos ligados ao choro no Brasil podem ser acompanhados através do site www.clubedochorodebh.com.br.

ACIR ANTÃO E BANDA

O jornalista e radialista Acir Antão completa neste ano de 2017 exatos 52 anos de atividades no rádio, sendo 47 anos de militância na Rádio Itatiaia de Belo Horizonte. Repórter, redator, programador musical, coordenador, chefe de jornalismo, apresentador e, quando das festividades comemorativas do centenário de Belo Horizonte, em 1997, foi levado a gravar um CD com músicas sobre a nossa cidade, o que o inspirou a fazer shows especiais de música popular brasileira. Revelou-se como comunicador, fazendo programas de samba e, mais tarde, de choro na Itatiaia. Acir Antão mantém há quase 40 anos o PROGRAMA HORA DO COROA, nas manhãs de domingo, que tem esse nome dado pelos próprios ouvintes. No programa de samba, lá pelos anos 80, no finalzinho das audições, ele reservava alguns minutos para tocar sambas da velha guarda e dizia: – “Agora, aquela hora que o coroa adora. Vêm aí sambas da antiga”… E os ouvintes ligavam e pediam: – “Quero ouvir o samba tal na Hora do Coroa”. Assim, ele queria dar mais um pouquinho de informação para o seu público e resolveu contar os enredos das canções e as histórias de seus intérpretes e compositores.

A ideia foi bem sucedida, tanto que o Acir Antão é acompanhado por milhares de ouvintes fiéis, através da Itatiaia, de 9:00 às 11:00 horas, com o “ACIR ANTÃO AOS DOMINGOS”, um encontro semanal divertido, com o melhor da música, interação, entrevistas e comentários. Entre 11:00 e 13:00 horas, a “HORA DO COROA” toma conta do espaço com a história musical em minúcias e detalhes curiosos da intimidade de compositores, músicos e intérpretes da rica música popular brasileira, contados de improviso, de forma simples e coloquial. Líder absoluto de audiência, o programa é retransmitido por dezenas de emissoras, via satélite, e faz parte da vida de muita gente, que se diverte e se informa com a atração, enquanto o almoço do domingo é preparado.
Neste show, Acir preparou com seu grupo musical uma coleção de choros e sambas, mostrando a simbiose desses dois ritmos bem brasileiros.

Vocês terão oportunidade de ouvir um samba choro ou samba de breque.
Um samba canção, criado para combater o bolero na década de 40, é um choro mais lento.
O samba batucada, o samba exaltação, o chamado samba médio ou o samba malandro.
Um espetáculo original, inesquecível!

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 22 de outubro
Escritora e jornalista Maria de Lourdes Reis
Sérgio Neves Cardiéri
Noelí Sabará

Segunda-feira, 23
Dia de Santos Dumont
Maria Elza Veras
Advogado Francisco Goiás
Delcio Mitri
Jornalista Maria Helena – mulher de Carlos Felipe
Jornalista Roberta Araújo

Terça-feira, 24
Adriane Zacarias Nunes
Luís Carlos Braga – Mercado Central
Marcos Vinicius Vaz de Melo

Quarta-feira, 25
Angela Zaidam
Terezinha Soares
Beatriz Urbano Haddad

Quinta-feira, 26
Eduardo Costa – Rádio Itatiaia
Milton Nascimento
Emídio Pacheco – Nova Lima

Sexta-feira, 27
Padre Ramiro – São João del-Rei
Luiz Ignácio Lula da Silva
Glorinha Brant

Sábado, dia 28
Silvio Fernandes dos Santos
Joaquim Valentim
Gracinha Barbosa

A todos, os nossos parabén!