Home > Destaques > Boliche conquista adeptos de todas as idades

Boliche conquista adeptos de todas as idades

Um esporte simples e pouco popular tem conquistado adeptos. Estou falando do boliche, um jogo milenar que pode ser praticado por pessoas de todas as idades. O objetivo é derrubar, com uma bola, vários pinos dispostos de forma triangular no fundo da pista. Em Minas, existem diversos locais dedicados a prática desse esporte.

O professor Saulo Magalhães joga boliche há 9 anos e conta que existem técnicas para se tornar um bom jogador. “Existe uma maneira para segurar a bola, a força correta para o arremesso e a posição do corpo durante a jogada. Mas são técnicas que o praticante vai aprendendo com o tempo”.

Ele explica as regras gerais do boliche. “Cada partida tem 10 jogadas e, em cada uma, o jogador tem direito a dois arremessos. Cada pino que ele derrubar vale um ponto”.

[table “” not found /]

No jogo de boliche existem alguns termos em inglês que você provavelmente já ouviu, como por exemplo, strike. Saulo diz que quando alguém faz um strike significa que conseguiu derrubar todos os 10 pinos com apenas uma bola. “Caso derrube todos os pinos na segunda jogada, nós chamamos de spare. A pontuação máxima em uma partida é 300”.

Outro termo utilizado é approach, que significa área de arremesso. De acordo com Saulo, é aquele espaço antes do início da pista de boliche. “Não pode usar sapato ou tênis que tem sola de borracha nessa área, porque pode danificar o piso. E somente o jogador da vez pode ficar nesse espaço. O resto deve aguardar sentado”.

Nos shoppings, o esporte ganha outro sentido além de competição. Existem estabelecimentos que oferecem serviços de buffet e fazem a locação da pista de boliche. Foi o que fez a pedagoga Tatiana Alves para o filho Arthur, de 12 anos. “Decidi fazer uma festa de aniversário diferente só para alguns colegas. Contratei um pacote especial de um salão que possui pista de boliche, com direito a salgadinho, bolo e uma hora de jogo. Foi um momento de muita diversão com todas as crianças”, comenta.

O boliche alia o exercício físico ao lazer e traz momentos de descontração ao praticante, o que pode ajudar a relaxar a mente e aliviar o estresse. Além disso, por combinar braços e ombros o esporte ajuda a tonificar os músculos dessas regiões e também auxilia a malhar as pernas, quando praticado com frequência. Em uma hora de jogo é possível queimar até 200 calorias.

[table “” not found /]