Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Cowan, lá e cá
Durante a Copa do Mundo, o viaduto Batalha dos Guararapes em Belo Horizonte, veio abaixo, deixando mortos e feridos. A obra era de responsabilidade da poderosa construtora Cowan. Agora, chega a informação de que a mesma empresa está sendo cotada para construir pontes na região Centro-Oeste do Estado, mais precisamente nas interligações entre os municípios de Bambuí e Córrego Dantas. Pelo visto esses empresários não se emendam, gente!

Congresso comprometido
Levantamento feito pelo jornalista da Globo News, Gerson Camarotti aponta: atualmente, existe 90 deputados e 30 senadores respondendo a denúncias e/ou processos na justiça, tendo como origem os mais diversos tipos de crimes. Ou seja, o atual Congresso Nacional está, na avaliação do comunicador, literalmente comprometido.

Viés ideológico
Ao avaliar o cenário político nacional, o cientista político Rudá Ricci diz aos quatro ventos que pelo andar da carruagem, o aumento do número de políticos ideologicamente ligados à direita é uma realidade no Brasil.

Beneficiando os empresários
“A nova lei trabalhista, que começa a vigorar em 40 dias, traz mudanças nos costumes e aplicações do atual regime da CLT. Além disso, ela veio para ficar, pois foi elaborada com a finalidade de atender aos interesses dos empresários”, sentencia o professor e advogado trabalhista Thales Machado de Carvalho. Cruz credo, professor!

Eleitor exigente
Em uma de suas poucas aparições públicas, o deputado estadual Roberto Andrade (PSB) opina que, a partir de agora, as exigências dos eleitores serão cada vez maiores. Para ele, até mesmo nas pequenas cidades acontecerá uma seleção natural entre políticos denunciados e aqueles que efetivamente nada devem à justiça. “Enfim, o eleitor poderá tomar as rédeas do poder”, avalia o parlamentar.

Política em Ipatinga
Nos corredores da Assembleia Legislativa, avalia-se como incerto o futuro político de Sebastião Quintão (PMDB), no comando da Prefeitura de Ipatinga.

Política em Brasília
Jornalistas e comentaristas políticos de Brasília consideram haver uma enorme preocupação do presidente Michel Temer (PMDB) em relação ao que poderá acontecer com o futuro político de seu articulador no Senado, o senador Romero Jucá (PMDB). Essa preocupação passou a ser mais expressiva a partir de prisões e conduções coercitivas de familiares do político para averiguar indícios de irregularidade, enriquecimentos ilícitos e outras bandalheiras. A cobra vai fumar!

Covardia tucana?
Com seu estilo direto, o deputado Rogério Correia (PT) disse, recentemente, que a luta para evitar a venda das quatro usinas da Cemig foi uma batalha perdida. Ele queixou-se da insensibilidade dos membros do governo federal, embora não tenha deixado de dar uma “beliscada” nos tucanos mineiros. “Afinal, durante as passeatas públicas, não registramos uma única presença de um parlamentar do PSDB”. Coisas da política mineira, deputado.

Hospital com problemas
Semana passada, um leitor pediu para registrar a seguinte informação: “Meu parente estava internado no Hospital Madre Tereza, na zona Sul de Belo Horizonte, e os dois elevadores da entidade ficaram parados por um dia inteiro. Segundo a fonte, o transtorno foi geral, pois muitos pacientes sequer tiveram condições de receber alta pela impossibilidade de descer inúmeros andares.

Política estadual
Fontes de Brasília sinalizam que o influente deputado Rodrigo Pacheco (PMDB), atual presidente da Comissão de Constituição Justiça (CCJ) da Câmara Federal, efetivamente, estaria com um pé fora do PMDB. Será?

Brasil indigno?
“No roteiro dos problemas atuais falta pouco para acabar de vez a dignidade no Brasil”, segundo avaliação da deputada federal do PCdoB, Jô Morais. Completando sua indignação, a parlamentar acrescentou: “O presidente da República não vem a Minas por medo de ser vaiado e também porque é um covarde. Ele virou as costas para aos mineiros”.

Olavo no interior
Depois que resolveu jogar pesado para tentar eleger seu sucessor, o presidente da Fiemg, Olavo Machado, tem abandonado sua agenda de compromissos internacionais para se embrenhar pelo interior mineiro, especialmente, mantendo contatos com empresários regionais, incluindo os dirigentes dos sindicatos de sua base eleitoral. “O jogo começou a ser jogado”, comenta um amigo do presidente.

Uber acima da lei?
Com experiência de ex-ministro da Justiça, ex-secretário nacional dos Direitos Humanos, o jurista José Gregori lamenta que os donos do aplicativo Uber, não almejam respeitar as leis. “Eles prestam um bom serviço, mas tem de nos respeitar. Eles não estão acima das nossas leis”, disse.

Aécio sem prestígio
Na avaliação dos representantes da crônica política de Brasília, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), ao transferir a presidência do PSDB para o senador Tarso Jereissati, há 3 meses, ficou sem prestígio junto à bancada de deputados federais. Ele, até então, lograva reconhecido apoio. “Rei morto, rei posto”, já dizia o adágio popular. Coitado do Aecinho, gente!

Anastasia e Dinis
Há 15 dias, o senador Antonio Anastasia (PSDB) foi sondado por um amigo de adolescência – que já esteve no governo, mas agora vive em Córrego Dantas, no Oeste mineiro -, em relação ao pleito de 2018. Anastasia, segundo esse interlocutor, foi direto. “Não sou e não serei candidato ao governo de Minas”. Depois de muita insistência para saber como ficaria o futuro do grupo político, o senador tucano deixou transparecer, não se sabe por descuido ou de propósito, que Dinis Pinheiro (PP) é uma boa liderança.
Cena única – Apesar de meio enigmático, Anastasia expressou sua opinião pessoal.