Home > Destaques > Museu às margens da BR-356 possibilita viagem ao tempo

Museu às margens da BR-356 possibilita viagem ao tempo

Imagine um espaço na beira da estrada que abriga um grande acervo de itens que contam histórias de várias épocas. Pois bem, nem precisa usar sua imaginação, basta visitar o Museu Jeca Tatu – localizado na Rodovia dos Inconfidentes (BR-356), próximo ao KM 60, em Itabirito.

Leonardo Ruggio, proprietário e idealizador do espaço, conta que deu início à coleção por acaso há 16 anos. “Era uma lanchonete que tinha artigos antigos de decoração. Percebemos que os clientes ficavam encantados e foi aí que tudo começou”. Ele explica que não tem nada catalogado e os objetos foram aparecendo por meio de troca, doação e compra.

Ruggio diz que os itens que ele mais gosta são os ônibus escolares americanos. “Temos 3 desse tipo e cada um abriga coisas diferentes – pinturas, arte em sucata e uma biblioteca”, descreve satisfeito.

Totalmente retrô
No estacionamento é possível perceber o ar rústico e artístico do local. A placa em madeira, os ônibus que abrigam uma biblioteca e uma galeria com diversos quadros. Dentro do museu, a primeira impressão é de espanto. Não há quem não diga um sonoro “nossa!” quando passeia os olhos pelo ambiente, pois não há como definir quanta coisa existe no lugar: ferro de passar roupa, charretes, vitrolas, rádios, TVs etc – uma verdadeira viagem no tempo.

Ruggio declara que gosta de dar ênfase aos objetos dos anos 50, 60 e 70”. A cada passo dado esbarramos em inúmeros vinis, são tantos que é impossível saber quantos existem no espaço. Ele afirma que é tudo muito simples, no entanto, essa repórter discorda, já que ela mesma constatou diversas raridades no local e, inclusive, quis escrever sobre o Museu Jeca Tatu depois de visitá-lo.

Com toda sua simplicidade, é importante dizer que o museu possui um cinema que traz um charme todo especial. Há cadeiras de madeira da década de 50. “Passamos filmes antigos e recebemos escolas e instituições, como a APAE, da região. O valor pago para as sessões é simbólico, pois não temos apoio para manter”, declara Ruggio.

Visite
Entrada gratuita
Local: Rodovia dos Inconfidentes (BR-356), próximo ao KM 60, em Itabirito
Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 18h.

Ariane Braga
Apaixonada por animais, mercado econômico e educação. Tem 29 anos, graduou-se em jornalismo e cursou MBA em marketing na Unopar. Tem experiência de mais 8 anos na área de comunicação e marketing, com a elaboração de projetos, assessoria de imprensa, redação e edição de jornais e revistas, planejamento e monitoramento de mídias sociais, comunicação interna e fotografia.