Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Aécio x PDT
Após analisar vários temas de interesse nacional, o deputado federal mineiro subtenente Gonzaga (PDT) foi claro ao ser indagado a respeito da sucessão estadual no próximo ano. Para ele, o ideal seria o partido lançar candidatura própria e acrescentou que o senador Aécio Neves (PSDB) até então muito próximo, não está no radar de prioridades. Política tem dessas coisas…

Aplausos para Janot
“Todo mundo erra. O chefe da Procuradoria-Geral da República, Rodrigo Janot, pode ter errado, mas, se isso aconteceu, ele corrigiu a sua possível falha a tempo ao mandar revisar o acordo de delação premiada dos irmãos Batista, da JBS. Então, está tudo certo e nada vai comprometer o trabalho dele”. Opinião do procurador de justiça do Ministério Público de Minas, Mauro Flávio Brandão.

Beneficiando os políticos
A crônica política de Brasília expressa a convicção no sentido de que a reforma política, em andamento no Congresso Nacional, tem a finalidade de apenas encontrar uma maneira mais fácil de ajudar na reeleição dos atuais parlamentares. E mais, o denominado “distritão” dificilmente seria aprovado, pois acabaria com os partidos políticos. Então, tende a ficar tudo como está.

Alerta ao governador
Os deputados de oposição na ALMG dizem que se o governador, Fernando Pimentel (PT), for levar a ferro e fogo todas as demandas das lideranças dos sindicatos mineiros, terminará atendendo somente às reivindicações dos funcionários públicos. “E as demais questões, inclusive investimentos, como fica”? Indagam.

Arena MRV ou do Galo?
Uma ilustração exibida, recentemente, em um programa de TV da capital ficou claro que o estádio do Atlético, em discussão entre os conselheiros do clube, será construído pela MRV. Aliás, na grande placa da fachada viria escrito: Arena MRV. Uai, onde o nome do Galo apareceria nesse projeto? Aí tem jabuti na árvore, ora se tem.

Aparecido contra Kalil
O economista e especialista em trânsito, José Aparecido Ribeiro, bateu pesado no prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS). Para ele, Kalil falou asneira ao defender que a BHTrans tem que assumir a administração do Anel Rodoviário. “A empresa não consegue sequer resolver o problema de trânsito da cidade, como então iria se tornar responsável por mais essa demanda”, questiona o especialista.

Fim de uma era?
Segundo informações de bastidores, a Vox Popoli que, no passado, dominou o mercado de pesquisa de Minas e de grande parte do Brasil, estaria sendo dissolvida. Aliás, o seu antigo prédio, na Rua do Ouro, zona Sul de BH, já está para ser vendido ou alugado há muitos meses. A conferir!

Visita ao Mercado Central
Se é candidato ao cargo majoritário ninguém sabe, mas, o vice-presidente da Câmara Federal, deputado Fábio Ramalho (PMDB), tem sido visto, cada vez mais, em locais de grande concentração. Semana passada, ele circulava com um grupo de amigos, capitaneado pelo ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas, Joaquim Herculano, no Mercado Central. Aí tem coisa…

Perdendo prestígio
E por falar em locais frequentados pelos políticos, o tradicional Café Nice, na Praça Sete, em BH, já não é tão prestigiado por candidatos aos cargos eletivos. Os políticos agora preferem uma visitinha ao Mercado Central, onde encontram muito mais pessoas conhecidas.

Política em Ipatinga
Em Ipatinga, os comentários de políticos locais indicam que o atual prefeito, Sebastião Quintão (PMDB), desta vez, não está com o mesmo brilho se comparado a sua administração anterior. Ou seja, a crise financeira nacional está alastrada por todos os cantos do Brasil, cruz credo!

Lava jato enfraquecida?
Na avaliação do jornalista Merval Pereira, a mudança de titularidade da Procuradoria-Geral da República, coincidentemente com a nomeação de um novo diretor geral da Polícia Federal, pode representar uma mudança de rumo nos destinos da Lava Jato. “Possivelmente para pior”, sinaliza o comunicador. Será?

Casa nova
A Rádio Inconfidência, emissora pertencente ao governo de Minas, já está em uma sede de luxo, no Barro Preto, no mesmo espaço onde também funciona a TV Cultura. Agora é só esperar pelo trabalho de ambos no sentido de melhorar a audiência, claro.

Delação da década
Ultimamente, Brasília é considerada a capital das notícias bombásticas. Contudo, as previsões são catastróficas em relação a uma possível delação do ex-ministro Gedel Vieira Lima. “Se Gedel resolver abrir o bico, não tenha dúvida, a nossa atual república vai abaixo”, vaticina a jornalista e comentarista Cristiana Lôbo.

Beatriz candidatíssima
Segundo informações dos bastidores da ALMG, Beatriz Cerqueira, uma das mais influentes líderes sindicais de Minas na atualidade, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), será candidata a deputada estadual. Ela, por enquanto, se esquiva do assunto, mas à medida que se aproxima a eleição, não terá como continuar indefinida sobre o tema.

Campeão da corrupção
Tendo como base dados de algumas agências de notícias internacionais, o ex-deputado e advogado paulistano, Airton Soares comentou: “O Brasil é apontado, atualmente, como campeão sul americano de corrupção”. Ave Maria, gente!

Ligações perigosas
O executivo da JBS e delator, Ricardo Saud, teria aprendido a fazer negociações de alto nível quando assessorou o político mineiro, Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes, ex-presidente da ALMG e ex-prefeito de Uberaba. Aliás, a imprensa de Brasília já procura fazer ilações relativas a essas tais ligações “perigosas” entre ambos. O bicho vai pegar, ora se vai.

Ironia do destino
Ainda sobre a imprensa de Brasília, a comentarista da TV Globo News, Natuza Nery rememorou: “O empresário Joesley Batista talvez seja o único delator do mundo que terminou se autodelatando”.

Política em Uberlândia
A imprensa de Belo Horizonte divulgou a informação. mas até agora o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), não confirmou a pretensão de deixar o cargo, no início do próximo ano, para poder ser candidato ao Senado ou governo de Minas. Em verdade, como Leão é um líder político de prestígio em todo Triângulo Mineiro, consegue atrair os olhares dos pré-candidatos ao governo mineiro.

Cena única. Pessoas próximas ao prefeito, no entanto, consideram a chance de sua renúncia para poder ficar livre e, com isso, enfrentar um novo pleito em 2018.

Política em MOC
“As dificuldades financeiras da Prefeitura de Montes Claros são tão imensas que tem inibido uma ação mais proativa do prefeito Humberto Souto (PPS). Por conta disso, algumas praças públicas carecem de mais presença e ações do poder público local”, comentam os frequentadores do tradicional Café Galo, local onde se reúne a turma do buchicho na cidade.

Política em Sabará
Mesmo tendo sobre seus ombros a experiência de ter sido prefeito duas vezes, deputado estadual de várias legislaturas e secretário de Estado, Wander Borges (PSB), de volta ao comando do executivo municipal está assustado com o complicado quadro financeiro da cidade: “Me transformei em um grande gerenciador de dívidas atrasadas. Aí, é complicado”, resmunga Borges.