Home > Artigo > AMCE 78 anos – Parabéns

AMCE 78 anos – Parabéns

O mês de Julho é muito especial para o cronista esportivo mineiro. Foi justamente no dia 25 de Julho de 1939 que foi criada a Associação Mineira de Cronistas Esportivos. Iniciativa de um grupo de jovens idealistas que trabalhavam na divulgação do esporte nos poucos jornais e emissoras de rádio da época.

Canôr Simões Coelho, Leni Prata, Júlio Correia, Ney Octaviani Bernis, Álvaro Celso da Trindade, Joaquim Brum de Almeida, José Olinto Mourão, Marcelo Tavares, Rui de Castro Miranda, Osvaldo Bráulio Vilhena, Domingos D’Ângelo e José de Araújo Cotta foram os fundadores, conforme consta na ata oficial de fundação da associação.

No inicio reunia apenas os cronistas de Belo Horizonte, mas logo a ideia foi abraçada pelos companheiros do interior e se transformou numa associação verdadeiramente estadual. Ao longo dos anos, grandes nomes do nosso jornalismo esportivo tiveram a honra de presidir a entidade.

 O primeiro foi Domingos D´Ângelo, depois Vasco de Castro Lima, José de Araújo Cotta, Hélio Adami de Carvalho, Paulo Nunes Vieira, Cipião Martins Pereira, Sócrates Alves Pereira, Ulpiano Chaves, José Flávio Dias Vieira, Waldir do Espirito Santo Lau, Afonso Celso Raso, Benedicto Adami de Carvalho, Rubens Silveira, Jovelino Nunes Viera, Álvaro Wilson, Foad Abrahão Caram, Dirceu Pereira, Erasmo Ângelo, José Orlando da Silva, Flávio Geraldo Anselmo, Luiz Carlos Alves, Alberto  Decat, Osvaldo Figueiredo Nobre, Afonso Alberto Teixeira dos Santos, Waldir de Castro e Carlos Cruz. Alguns cumpriram mais de um mandato. Inúmeros companheiros ocuparam cargos nas várias diretorias, contribuindo de forma valorosa para o constante crescimento da associação.

Desde sua criação o espirito de amizade, companheirismo e empreendedorismo sempre marcou a vida da AMCE. Das lutas para o desenvolvimento do esporte mineiro, em especial do nosso futebol, que deixava o quase amadorismo para entrar na era do profissionalismo. Isto sem falar na valorização constante dos outros esportes. Na presença forte para serenar ânimos nos momentos de crise, na organização de campeonatos, torneios, festivais e ações sociais. Na promoção de reuniões, palestras, seminários e congressos esportivos. Na defesa e valorização dos seus associados e do esporte de maneira geral.

A AMCE defendeu com unhas e dentes a ideia da construção do complexo Mineirão e Mineirinho. Da mesma forma reuniu forças políticas e esportivas para construção ou reforma de vários estádios e ginásios no interior de Minas. Manteve por anos a fio um clube social para congraçamento dos seus associados, familiares e amigos. Com o crescimento da cidade e dificuldades em angariar recursos para manter o espaço encerrou suas atividades e partiu para novos projetos.

Por intermédio dos seus associados sempre esteve presente nos grandes momentos do esporte mineiro e brasileiro. Da mesma forma, sempre dedicou seu apoio nos momentos difíceis.

Além do futebol profissional, responsável por sua atividade maior, a AMCE sempre valorizou os demais esportes praticados em Minas, de forma especial o  nosso esporte amador.

Impossível contar todos os feitos, histórias, lutas e dificuldades da AMCE em tão pouco espaço. Seria necessário mais do que um livro.

O que importa mesmo é que a AMCE chega aos seus 78 anos de existência,  forte e saudável. Sempre pronta e preparada para novos desafios.

Formamos uma família unida com mais de mil associados em todas as regiões do território mineiro. Somos parceiros respeitados pelas confederações, federações e clubes em Minas, no Brasil e no exterior.

Conquistamos o direito oficial para o credenciamento dos profissionais nas coberturas esportivas pela Lei Federal 12.395, com respaldo das entidades de jornalismo esportivo do mundo inteiro. Temos uma valorizada sede própria no tradicional bairro de Santa Tereza.

A AMCE é uma entidade sem dívidas, com todos os seus compromissos rigorosamente em dia, vivendo exclusivamente dos recursos auferidos com as anuidades pagas pelos associados.

Conta com uma diretoria executiva ativa, um conselho deliberativo e fiscal atuante, diretores regionais no interior e muitos colaboradores. Todos realizando um trabalho voluntário, mas com alta competência.

A semente plantada em 1939 germinou em terreno fértil, cresceu sadia e ao longo dos anos vem acompanhando e se adaptando aos novos caminhos que a vida moderna exige, dentro e fora do esporte.

Na condição de atual presidente da Associação Mineira de Cronistas Esportivos, conhecida como AMCE, reverencio e agradeço a todos aqueles que de forma direta ou indireta vem contribuindo de forma decisiva para o sucesso da nossa entidade nestes longos 78 anos de existência.

Parabéns Cronista Esportivo.

Parabéns AMCE (1939-2017) – 25 de Julho – 78 anos