Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Homenagem

 A presidente do Servas e primeira dama do Estado, Carolina Pimentel foi uma das 51 personalidades homenageadas no Dia do Estado de Minas de Gerais, em Mariana. Ela recebeu a comenda pela contribuição ao desenvolvimento do Estado à frente da entidade. A homenageada foi agraciada pelo governador Fernando Pimentel (PT).

PROFESSOR ROQUE CAMELLO – Na semana passada, a cidade de Mariana foi capital do Estado durante todo o dia 16 de julho, como parte das comemorações do Dia de Minas, com a entrega da medalha que marca as comemorações do Dia de Mariana. Essas celebrações se devem ao professor Roque Camello, falecido recentemente, que como presidente da Academia Marianense de Letras, se esforçou para que a data fosse comemorada e para isso, patrocinou um projeto que foi discutido e votado na Assembleia, criando o Dia de Minas, com a consequente entrega de medalhas a mineiros e brasileiros ilustres que muito contribuem para o crescimento de nosso Estado. Camello sempre foi um grande bem feitor de Mariana e nunca havia pensado em disputar um pleito na cidade. Estimulado por vários amigos, entre eles Januário Carneiro e Dom Luciano Mendes de Almeida, que imaginavam a cidade ser administrada por um cidadão culto e amante das artes, lançou-se candidato, depois de exercer o cargo de vice-prefeito. Enfrentou com galhardia e coragem algumas mineradoras que queriam destruir uma serra, constante da paisagem de Mariana. Prometeram cassar-lhe o mandato e, para isso, entraram com uma ação na justiça da cidade, o acusando de ilegalidade na campanha que o elegeu. Realmente eles estavam preparados para a façanha de terminar com sua administração. O advogado que o defendia perdeu o prazo no momento de apresentar sua defesa, alegando que a justiça havia mudado o dia limite. Na verdade, era um complô contra Camello. Mesmo assim, cassado e fora da política, ele não esmoreceu e continuou lutando pela sua cidade, na condição de presidente da Academia Marianense de Letras.

UNIVERSO DE PESQUISA – É falsa a pesquisa eleitoral nesta época, quando nenhum partido lançou candidatura. O nome do ex-presidente Lula aparece em primeiro lugar, mas na verdade, o universo que está pensando em eleições é muito pequeno. Os comentaristas e os cientistas políticos se esquecem de que o ex-presidente tem uma rejeição de 72% dos pesquisados. Portanto, vamos devagar que o santo é de barro. O ex-presidente está condenado a 9 anos de prisão e não se sabe o que o tribunal regional sediado em Porto Alegre vai decidir.

BOA VONTADE – Muita gente fala e dá palpite, mas ação, mesmo nenhuma. Estou falando de dois pontos turísticos de Belo Horizonte que estão muito degradados: A Pampulha, onde os prédio que fazem parte do Complexo Arquitetônico estão precisando de cuidado e atenção, as obras de restauração da Igrejinha nem começaram. O Iate Tênis Clube anda precisando de uma limpeza total e a Casa do Baile e o prédio do Museu, antigo Cassino, precisam de manutenção. Outro cartão-postal, praticamente, abandonado é a Praça da Liberdade, que anda muito sofrida com jardins completamente abandonados. Parece que não existe um jardineiro que pudesse dar assistência permanente aos jardins da praça. Fora isso, temos uma com péssima iluminação, o que favorece a ação de desocupados que estão tomando conta do espaço.

DA COCHEIRA

O Clube do Choro de Belo Horizonte, está iniciando um périplo por várias cidades do Triângulo Mineiro, num projeto do SESI. Outro dia, o clube se apresentaram na confraternização do Encontro dos Secretários de Fazenda de todo o país.

O prefeito Alexandre Kalil (PHS), iniciou um cabo de guerra com a atual administração da BHTrans. Só concederá aumento de passagens se a caixa-preta da empresa for aberta. Ora, o presidente da empresa não é de sua confiança?

Falando em BHTrans, uma perguntinha: A estação de ônibus da Pampulha ao lado da Barragem tem que ficar às escuras sempre?

Comerciantes que vendem vinho, não podem reclamar. O frio que se abateu sobre a cidade tem estimulado ao consumo da bebida, com aparecimento de várias marcas de vinhedos do Sul de Minas. Aliás, o Estado já está produzindo azeite extravirgem. Além das fábricas de cervejas artesanais em Minas, várias regiões estão produzindo vinho. Em Diamantina já estão aparecendo alguns vinhedos.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) completou 43 anos de atuação em 16 de julho. Ao longo da sua trajetória, a empresa promove ações que contribuem para o crescimento social e econômico das regiões inseridas nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

Aniversários

Domingo, dia 23 de julho

Ex-vereador Tomáz da Mata Machado

Jack Corrêa

Maria Margarida Moura Lage

Eduardo Aquino

Segunda-feira,  24

Jornalista Hiram Firmino

Ex-deputado Célio Moreira

Giovani Garcia – Farmácia Anagalis

Terça-feira, 25

Deputado Arlen Santiago

Ana Luiza Leal Chaves

Quarta-feira, 26

Ex-deputado Luiz Alberto Rodrigues

Senhora Vilma Penido

Dr. Francisco José Pereira

Manoel Resende de Matos Cabral- ex-jogador Nelinho

Sra. Indaiá Maria Abreu, mulher de Marcos Abreu

José Antônio – presidente da Sociedade Orquidófila de BH

Quinta-feira, 27

Otair Reuber

Suelen Cardoso

Janaina Ferreira – Rádio Itatiaia

Sexta-feira, 28

Jornalista Lúcio Braga

Jamil Elias Nacle

Radialista Nelson Carvalho

Roberto Teixeira – presidente do Asbemge

Sábado, dia 29

Artur Riberito de Castro

Leandro Beckler

Maria Izabel Lorenzini

A todos os nossos parabéns.