Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Secretário desconhecido

Ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, atual secretário da mesma pasta, porém na PBH, é natural de Salvador. Como não tem intimidade com o dia a dia da capital mineira, os opositores à sua nomeação estão ironizando. Para eles, o novo titular terá como um dos seus primeiros atos contratar um guia para lhe mostrar onde acontecem os eventos culturais da cidade.

Peleguismo puro

Com o seu estilo cáustico de analisar os acontecimentos do cotidiano brasileiro, o historiador paulistano Marco Antonio Villa informa: “No Brasil, existem aproximadamente 17 mil sindicatos, o maior número em todo mundo e os seus dirigentes agem sempre em causa não republicana. Para ele, é um peleguismo sem a menor desfaçatez”.

Campanhas caras

Por enquanto, os políticos não sabem como fazer para conseguir verbas destinadas aos gastos com campanha no próximo ano, especialmente, por conta das proibições em relação às doações. Acontece que, mesmo diante dessa proibição, elas entram em cena, só que muitos ficam em situação complicada, após o pleito, sobretudo, quando são derrotados. Esse é o caso do então candidato a prefeito em BH, no ano passado, João Leite (PSDB), que até hoje luta e saltita como pode para atender compromissos com fornecedores. Uma loucura!

Coitado do PMDB

Experiente jornalista, com atuação destacada nos bastidores de Brasília, Cristiana Lôbo entende que se o ex-doleiro Lúcio Funaro, preso por conta da Operação Lava Jato, efetivamente resolver detonar o PMDB, pode ser o fim do partido, pois além dos inúmeros membros da cúpula citados em outros processos, essa sua delação pode representar um desastre para a sigla, à qual é filiado o próprio do presidente da República. É aguardar para conferir…

Poder de Adalclever

Na avaliação dos matemáticos da política mineira, o poder de fogo do presidente da Assembleia, Adalclever Lopes é de tal ordem que se quiser, ele poderá ser eleito presidente do PMDB, sem muito esforço. Mas, neste caso, o vice-governador Antônio Andrade (PMDB) teria de ser jogado para escanteio, o que não seria bom para o futuro do próprio partido.

Tucano desgarrado?

Ainda permanece uma certa mágoa entre familiares de Aécio Neves em relação ao presidente do partido em Minas, deputado Domingos Sávio. Para eles, por uma questão de lealdade, a postura de Domingos deveria ter sido mais enfático na defesa do senador, denunciado e afastado do posto pela Justiça. Isso ainda vai dar encrenca, ora se vai…

Política em BH

Consta do rosário político da capital mineira que o prefeito Alexandre Kalil (PHS) continuará evitando comparecer a eventos mais populares para não transmitir a impressão de estar em campanha para cargos eletivos no próximo ano. “Ele prefere realizar uma boa administração nestes 4 anos”, confessam alguns amigos.

Cena única – Toda a imprensa mineira sempre menciona o nome do prefeito como uma das opções para disputar o governo de Minas. Mas, por enquanto, o chefe do executivo municipal não que nem ouvir falar nesta possibilidade.

Deputado pacificador

No âmbito da Assembleia Legislativa, circula informação indicando que o deputado estadual do PMDB, João Magalhães com seu estilo simples de agir politicamente, foi responsável por jogar água na fervura no entrevero entre o presidente da Casa, Adalclever Lopes (PMDB) e o poderoso secretário de governo, deputado federal Odair Cunha (PT).

Política estadual

O senador Antonio Anastasia faz questão de repetir: não quer, não deseja e não será candidato a nada em 2018. Ele anda macambúzio depois de ter seu nome citado como receptador de dinheiro ilícito para sua campanha ao Senado, no último pleito majoritário em Minas Gerais.

Comentário único. Na avaliação de muitos políticos, a crise dentro do PSDB é realmente séria. E, caso eles não consigam um nome competitivo para disputar o governo do Estado, essa realidade pode significar o esfacelamento dos tucanos mineiros.

Política em Ipatinga

Não é confortável a posição do prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão (PMDB). Ele tem seu mandato questionado pela justiça e isso tem dificultado a realização de um programa de atuação de médio e longo prazo nos projetos para comandar o município no Vale do Aço.

Política em Betim

Em Betim, o prefeito Vittorio Medioli (PHS) estaria se preparando para voos mais altos na política, em 2022. Essa informação deve ser uma maneira de evitar a pressão de diversos grupos políticos que o querem participando da cena, já na sucessão do governador Fernando Pimentel (PT), em 2018.

Política em Uberlândia

Somente agora, ao completar 5 meses de administração, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), está conseguindo colocar em ordem as contas do antigo prefeito, Gilmar Machado (PT). Por conta dessa realidade, Odelmo esquiva-se a fazer comentários políticos. Mas, também, não desmente que irá apoiar o deputado Felipe Attiê (PTB) na sua pretensão de se eleger deputado federal.

Política em MOC

Base aliada ao governo Fernando Pimentel, (PT) na Assembleia, os deputados Paulo Guedes (PT) e Tadeu Martins (PMDB), estão com a árdua missão de aumentar a popularidade do governador do estado na região Norte de Minas, onde, no último pleito, o atual chefe do executivo foi campeão de votos.

Murta articulado

Recém-nomeado secretário de Atividades Urbanas de Pimentel (PT), o ex-prefeito de Vespasiano, Carlos Murta, com longa experiência política, tem sido o braço forte do governo no sentido de manter parte dos prefeitos da região metropolitana em sintonia com os acontecimentos do Palácio da Liberdade.

Cena final. Mas, a atuação de Murta não se restringe à Grande BH. Recentemente, ele relatava a amigos que esteve acompanhando o governador em um encontro na cidade de Juiz de Fora e ficou satisfeito de ver como ele foi aplaudido pelos populares.

Sucessão na Fiemg

Mesmo que o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Jr., não queira, o assunto referente à sucessão da entidade está nas ruas. Então, além dos nomes conhecidos, existe a novidade: o empresário Salim Matar, poderoso dono da Localiza. Antes, já se falava em alternativas como Fernando Coura e outros mais. É aguardar…

Saúde de Newtão

Ninguém comenta a respeito do assunto, mas segundo informações de bastidores, o ex-governador Newton Cardoso anda sumido dos grandes eventos da capital, porque ele estaria passando por um momento delicado em relação ao seu estado de saúde. Contudo, Newtão, como é popularmente conhecido, tem comparecido algumas horas, por dia, no escritório central de suas empresas, garantem as fontes.

Fora da política

Por enquanto, o ex-deputado Romeu Queiroz pretende continuar dedicado aos seus negócios particulares, embora exista uma plêiade de amigos o incentivando a voltar à vida pública.

Esperto Mares Guia

Na primeira administração da Era Lula (PT), o mineiro Walfrido dos Mares Guia, se tornou o influente ministro do Turismo, período em que a sua intimidade com o presidente aumentou muito, a ponto de usar sua fazenda em Ouro Preto, como um dos pontos preferidos para descanso do então presidente. E, apesar de sua familiaridade com o poder, por enquanto, o mineiro continua sendo mineiro. Ou seja, não teve seu nome relacionado ao esquema da delações premiadas. Cidadão esperto.

Vereadores de BH

Segundo levantamento extraoficial, um terço dos 42 vereadores de Belo Horizonte almejam disputar votos no próximo ano, inclusive o presidente da Casa, Henrique Braga (PSDB). EsSa tem sido a prática dos edis da capital nos últimos anos. Só que antes, havia financiamentos de campanha. Agora, com as algibeiras vazias tudo pode mudar.