Home > Esporte > Número de praticantes de skate dobrou em 8 anos no Brasil

Número de praticantes de skate dobrou em 8 anos no Brasil

Manobras de baixo e alto grau de dificuldade e muito equilíbrio para vencer os obstáculos em uma prancha de madeira sobre quatro rodas. Assim é a vida dos praticantes de skate. O esporte é considerado radical e tem ganhado mais adeptos no país, segundo aponta uma pesquisa da Datafolha, encomendada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK). O levantamento mostra que 8,5 milhões de brasileiros usam o skate. Esse número em 2009 era de 3,8 milhões. E o que para alguns é diversão, para outros é um esporte levado a sério e que traz diversos benefícios para o corpo e mente.

Para o skatista Luan Ornellas, 25, o esporte sempre fez parte de sua vida. Ele diz que levou pouco menos de 2 meses para aprender a andar. “Comecei a praticar com 14 anos por insistência de amigos. No início, as quedas eram inevitáveis, mas fui pegando o jeito aos poucos”. Ele conta que nunca participou de uma competição profissional. “Tenho vontade, mas ainda não me sinto seguro e preparado para isso. No máximo que já participei foi de um mini campeonato de manobras em uma pista no meu bairro e não valia nenhuma premiação. Pratico mais por hobby, já que o skate é minha paixão”.

Ornellas diz que uma das manobras mais difíceis e que demorou mais tempo para aprender foi a Switch Varial Flip. “Essa eu levei uns 4 meses de treinamento até conseguir executar com perfeição. É a junção de duas manobras e consiste em girar o skate em seus dois eixos de rotação”, explica. Mas no que se refere a segurança, ele afirma que é um esporte radical e, às vezes, perigoso. “É essencial usar sempre todos os acessórios para evitar acidentes como capacete, joelheira e cotoveleira”.

Segundo o skatista, andar traz muitos benefícios para o praticante. “Um deles é a melhora do psicológico, uma vez que ajuda a fugir do estresse. Além disso, o esporte é uma atividade que desenvolve o equilíbrio e pode ser praticado em qualquer idade. Já um benefício para o corpo é a alta queima calórica. Cerca de uma hora de exercício pode fazer você perder 500 calorias. Entre outras vantagens está a melhora do condicionamento físico e o fortalecimento das articulações”, finaliza.

Academia do Skate

Para os fãs praticantes da modalidade radical que moram na região metropolitana de Belo Horizonte, o projeto Academia do Skate, da Associação Natividade Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, vai oferecer oficinas gratuitas para 4.500 jovens, com idade entre 7 e 17 anos. Para participar, os interessados poderão se inscrever, a partir de julho, no portal ou pessoalmente, nos dias e locais onde as atividades serão realizadas. “Queremos difundir o skate em Minas Gerais, que já acontece como prática recreativa. Portanto, agora precisamos trabalhar o olímpico na formação de atletas”, afirma o coordenador do projeto, Rafael Diniz.

Entre os dias 8 e 30 de julho, as oficinas acontecerão no Minas Shopping (Belo Horizonte), enquanto que entre 5 e 27 de agosto, as aulas serão no Itaú Power Shopping (Contagem). Já no Shopping Del Rey (Belo Horizonte), as atividades estão previstas para o período de 2 a 24 de setembro. Nos dois últimos dias de cada série de aulas, os participantes disputarão uma mini competição com o que aprenderam. O projeto Academia do Skate foi viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.


Você sabia?

Não se sabe ao certo como o skate surgiu, mas a história mais conhecida é que ele teve sua origem na Califórnia, no início da década de 1960. Surfistas queriam encontrar uma forma para se divertirem nos dias em que as ondas estavam fracas. Foi quando tiveram a ideia de colocar rodinhas na parte de baixo de uma tábua de madeira, assim surgiu o skate. Desde então, a modalidade vem conquistando espaço e em agosto de 2016, foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizados em Tóquio (Japão).