Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Fim de um império

Ao longo de décadas em Belo Horizonte, quando o tema era construção civil, especialmente apartamentos de luxo, o nome da Líder Construtora era referência. O então influente presidente da empresa, Carlos Carneiro Costa, reinava absoluto em seu segmento, além de ser cortejado pelas crônicas sociais como um homem badalado. Hoje, a construtora está em frangalhos e, segundo o que se comenta no mercado, por conta de desavença da família do proprietário. Coisa da vida, gente.

Salários dos secretários

A imprensa diária divulgou informações de que o Governo do Estado indicou alguns secretários como conselheiros de estatais com o objetivo de garantir um salário mais digno para eles. Então, um influente político sugeriu: Fernando Pimentel (PT) teria de criar coragem e equiparar a remuneração do primeiro escalão aos dos desembargadores mineiros, atualmente na faixa de R$ 30 mil por mês. Eis a sugestão, governador…

Problemas na praça

Uma cena inusitada: recentemente, quando já anoitecia, um cidadão na faixa dos seus 20 anos foi de poste em poste, na Praça JK, no bairro Sion, Zona Sul de Belo Horizonte. Ele sacolejava os postes de luz e dava solavancos até apagar as lâmpadas. Depois, ele mesmo explicou sua atitude, afirmando que “no escuro fica mais fácil de trabalhar à noite”. Vade retro, animal!

Briga dos socialistas

É cada vez mais intensa a briga entre os dirigentes do PSB. Atual presidente, o ex-prefeito Marcio Lacerda confessa à amigos que pode deixar o posto, visando se dedicar ao pleito eleitoral do ano que vem. Mas, ele só fará isso caso o seu sucessor não seja o deputado federal Júlio Delgado, um inimigo político de Lacerda. Coisas da política mineira, claro.

Política nacional

Experiente na cobertura de assuntos relacionados a temas políticos, a jornalista Carla Kreefft lembra: “as denúncias contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foram infinitamente menos contundente do que os fatos relatados contra o atual presidente Michel Temer (PMDB). Traduzindo, por muito menos, a petista foi cassada. Enquanto isso, o chefe do executivo se mantém no poder. Há algo de errado nesta história’, observa a comunicadora.

Ainda de Brasília

O apresentador do programa Cena Política, da TV BHNews, Carlos Barroso opinou: “A essa altura, a Reforma da Previdência, por conta de falta de articulação do governo federal, já subiu no telhado”. É aguardar para conferir, não é mesmo gente?!

Povo contra

Embora a medida tenha sido anunciada como forma de melhorar a mobilidade urbana em Belo Horizonte, a verdade é que a decisão da BHTrans de liberar faixas exclusiva de ônibus para circulação dos outros veículos, entre duas da tarde de sábado à meia noite do dia seguinte, não agradou a todas as pessoas. Segundo muitas opiniões, isso pode provocar até acidentes. Será?

Política estadual

Ninguém propala, mas existe um bochicho entre tucanos de alta plumagem indicando uma possível saída do deputado estadual João Vitor Xavier, do PSDB, especialmente, depois da série de escândalos envolvendo o senador Aécio Neves (PSDB) e membros de sua família. É sempre bom lembrar que Xavier, embora tivesse popularidade para pleitear a disputa pela Prefeitura de BH, teria sido preterido exatamente pelo grupo do senador. A cobra vai fumar, ora se vai.

Pestana governador

Quando esteve nos estúdios da Rádio Super concedendo entrevista, na semana passada, o deputado federal Marcus Pestana (PSDB) não escondeu que, se for do interesse de seu partido, poderia ser o nome da sigla na disputa pelo Governo de Minas em 2018.

Política em MOC

Por enquanto, o atual vice-prefeito de Montes Claros, Adauto Marques (PP), não decidiu se será ou não candidato a deputado federal. É a primeira vez que o empresário envolve-se, diretamente, com a política partidária. Pelo visto, ele está tomando gosto pela coisa, ora veja.

Toninho Andrade cauteloso

Até então jogando pesado contra o governador Fernando Pimentel (PT), o vice-governador Antônio Andrade (PMDB) anda todo macambúzio pelos cantos, depois de suas citações na Operação Lava Jato. Sempre sorridente, Toninho anda em um azedume só. Comentam pessoas próximas.

Deputados despachantes

“Grande parte dos deputados federais brasileiros são verdadeiros despachantes das grandes empresas, especialmente das construtoras”. Opinião do jornalista Carlos Lindenberg.

Avô da corrupção

Em Brasília, o empresário Emílio Alves Odebrecht, presidente do Conselho de Administração do Grupo Odebrecht, já está sendo tratado como o “avô da corrupção no Brasil”. É cada uma…

Opinião contrária

Na contramão do que pensa grande parte dos brasileiros, a presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, Valéria Morato, afirmou: “A Operação Lava Jato veio para destruir o país”. Corajosa, hein!?

Unido pelo ódio

A situação política nacional é o tema preferido de todas as rodas e entrevistas. Em um destes debates, o padre Fábio de Melo soltou: “O presidente Temer (PMDB) está unindo o Brasil pelo ódio”. Ave Maria!