Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Lacerda x Julio Delgado
É cada vez mais tensa a relação entre o deputado federal Júlio Delgado e o ex-prefeito Marcio Lacerda pelo comando da presidência estadual do partido em que ambos pertencem, o PSB. Recentemente, o ex-prefeito da capital tem confidenciado a amigos a dificuldade de convivência com o parlamentar. Isso pode acarretar a saída de Delgado rumo ao Partido Verde. Atualmente, ele tem como mentor político o ex-deputado Isaias Silvestre, por coincidência condenado nas denúncias da conhecida Operação Sanguessuga, relativamente ao envolvimento de políticos e empresários no segmento da saúde.

Comentário final. De acordo com informações de bastidores, Júlio Delgado sequer teve condições de regularizar a situação do diretório municipal dos socialistas em sua cidade, Juiz de Fora.

Reforma complicada
A reforma administrativa da Prefeitura de Belo Horizonte, projeto de ouro do prefeito Alexandre Kalil (PHS), em debate da Câmara Municipal, não está tramitando com tanta facilidade como havia prometido o líder do governo, vereador Leo Burguês (PSL). Resta saber se, após o episódio, ele também vai ser convidado a deixar a liderança como aconteceu no início do ano, com o antigo ocupante do posto, vereador Gilson Reis (PCdoB).

Sucessão no Cruzeiro
O envolvimento do senador afastado, Aécio Neves (PSDB) com seu colega Zezé Perrella (PMDB), a quem coube armazenar dinheiro de propina, foi o motivo principal que levou o ex-presidente do Cruzeiro a desistir da eleição do clube. Para se ter uma ideia, até o marqueteiro de campanha já estava contratado, com slogan pronto e tudo mais. Coisas da vida, seu Perrella.

Aécio x Imprensa
Vejam como são as coisas, quem, de certa forma, detonou politicamente o senador Aécio Neves (PSDB) foi a imprensa nacional. Em Minas, o noticiário sobre seu afastamento do Congresso foi tratado com parcimônia.
Mas, em relação a sua irmã, Andrea Neves, houve manifestação e reação mais tensa de setores da mídia.

Empresários x Políticos
“Os empresários brasileiros nunca têm capital próprio para crescerem de maneira mais forte e vigorosa, sem apoio ou sem a sombra do poder político. E isso é ruim para ambos os lados. É uma associação que, em muitas oportunidades, se traduz em corrupção, como estamos assistindo agora”. Palavra do cientista político Ricardo Sennes, de São Paulo.

O filósofo Leandro Karnal, que também é paulistano, considera a simbiose empresa-política uma promiscuidade que, no final das contas, só atrapalha o crescimento da sociedade. Para ele, esta relação nada desejável precisa acabar.

Economista otimista
Para o economista Carlos Alberto Teixeira, o Brasil desceu oito pontos, neste mês, no que se refere ao cenário econômico atual. Mas, apesar de observações críticas, o especialista considera que estamos no caminho certo, visando distanciar da recessão. É o que todos esperam…

Política em Uberlândia
Deputados atuais e pretensos candidatos ao posto fazem filas no gabinete do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), à procura de apoio político. Ele tem a fama de nunca ter perdido uma reeleição. Então, “vamos todos a ele”, dizem alguns políticos da região.

Política em MOC
Já em Montes Claros, a conhecida capital do Norte de Minas, a situação é diferente. Segundo pessoas da cidade, o veterano político e prefeito, Humberto Souto (PPS), almeja conduzir uma administração sem maiores rompantes. E quando o assunto é política, ele desconversa, diz a turma do buchicho, na famosa porta do Café Galo.

PSDB dos caciques
Indo direto ao tema, o filósofo Luiz Pondé, no alto de sua experiência atacou: “O PSDB, que atualmente se diz governo e não sabe o que será do amanhã, é o mesmo partido de sempre. Nele, só há cacique e nada de índio”, arrematou o enfurecido professor.
Comentário único – Quando o assunto é complicado, os tucanos tem fama de ficar em cima do muro.

Problema em Juatuba
A família do ex-senador Clésio Andrade ainda não definiu o que fazer com o prédio onde funcionava a falida Faculdade J. Andrade, localizado bem na entrada da cidade de Juatuba. Hoje o que restou do prédio mais parece um mausoléu. Um horror…

Dilma x Futuro
Na opinião de jornalistas da crônica política de Brasília, inclusive do famoso comentarista Merval Pereira, não condenar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), mesmo depois de tantas denúncias contra, como uma das beneficiadas do dinheiro de propina da Petrobras e, até mesmo, com sua reclusão é o mesmo que dar a ela um prêmio. Coitada da presidenta, gente”

Sistema viciado
Não chega a ser novidade, mas o doutor em direito pela UFMG, Bruno Carrezza, considera o atual sistema eleitoral brasileiro efetivamente viciado e com muitas brechas para a corrupção. Para ele, se o sistema não mudar, novas operações como a Lava Jato podem surgir no futuro. Cruz credo, pessoal…

Pimentel animado
Depois de mais uma excursão pelo interior mineiro, em Juiz de Fora, o governador Fernando Pimentel (PT), ao ser aplaudido pela plateia, voltou ao Palácio da Liberdade realmente bem mais animado.

Fim melancólico
Se não cair, o governo do presidente Temer (PMDB) corre o risco de chegar ao fim de maneira tão melancólica quanto o governo do presidente José Sarney (PMDB). Na época, a inflação era de 80% ao mês, agora o problema é outro. O atual governo está entalado em corrupção. Detalhe, ambos são do PMDB e têm popularidade abaixo de um dígito. Um vexame, óbvio.

Deputado esperançoso
Quando esteve participando do programa Mundo Político, da TV Assembleia, recentemente, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), demonstrou otimismo quanto a possibilidade do governo federal aceitar o denominado encontro de contas, entre o governo federal e o governo mineiro. Naquela tese de que por conta da Lei Kandir, na qual os mineiros deixaram de receber mais de R$ 130 bilhões de impostos, via ICMS, enquanto a atual dívida estadual com Brasília beira os R$ 80 bilhões.

Em tempo: Reginaldo Lopes é vice-presidente da Comissão Especial, criada na Câmara Federal para discutir esse assunto junto às diferentes esferas.

Pesquisas petistas
A CUT (Central Única dos Trabalhadores) teria contratado a Vox Populi, conhecido Instituto de Pesquisa de Minas Gerais, com a finalidade de realizar a pesquisas quinzenais para avaliar a popularidade do ex-presidente Lula (PT) e também do governador Fernando Pimentel (PT).

Inferno astral
Depois de ser mencionado pelos delatores da Lava Jato, o vice-governador, Antonio Andrade (PMDB), agora é acusado de haver recebido muita grana como propina, cujo acerto se deu quando ainda era ministro da Agricultura. Mas, vejam bem como é a política. Ele, até agora, livre, leve e solto está vivendo um verdadeiro inferno astral.

Candidatos do PMDB
Recentemente, um leitor ligou para nossa redação solicitando a divulgação de que o PMBD mineiro tem três pré-candidatos ao Governo de Minas. São eles: deputado federal Rodrigo Pacheco, deputado federal Newton Cardoso Junior e o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira.

Agendas movimentadas
Uma curiosidade: as quatros agendas mais concorridas de Minas são do governador Fernando Pimentel (PT); do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Herbert Carneiro; do presidente da Fiemg, Olavo Machado e do prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS).