Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

DINIS EM SANTOS DUMONT

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro, participou de um almoço com 43 prefeitos da Zona da Mata. Estiveram presentes o ex-governador Alberto Pinto Coelho, o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB) e o deputado estadual Duarte Bechir (PSD).

QUEM VAI ESCREVER ESTA HISTÓRIA – Confesso a vocês, leitores desta coluna, que teremos de ter muito critério para escrever a história dos tempos atuais para as gerações futuras. Venho ao longo da minha vida, como cidadão e jornalista político, me esforçando para entender a história do Brasil, desde os tempos coloniais e, principalmente, depois da instalação da República com o fim da monarquia. Nunca imaginei que iriamos viver situação semelhante a de hoje: um país mergulhado numa crise sem precedentes, com escândalos se renovando a cada dia, sem que tivéssemos tempo para refletir um fato acontecido há 24 horas. Quando ainda tentávamos entender o depoimento do ex-presidente Lula (PT) ao juiz Sérgio Moro, vem a delação de Joesley Batista, comprometendo seriamente o presidente da República, que caiu como um “patinho” numa armadilha armada pela Procuradoria-Geral da República e Polícia Federal, contra a figura maior da República, que é o presidente. De roldão foi também um senador que, até então, tinha sido candidato a presidente com um honroso segundo lugar e levando à prisão de sua irmã, no caso a jornalista Andrea Neves, a ex-toda-poderosa na política de Minas. O nosso historiador terá que contar sobre a corrupção que desenrolou o carretel de escândalos atingindo todos os segmentos políticos partidários, isentado poucos que serão verdadeiramente “salvos nesse grande incêndio” que vem destruindo a reputação de nosso país. Parece que a história não terá fim.

FÔLEGO ELEITORAL- O ex-presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro, continua percorrendo o interior do Estado, reunindo prefeitos, vereadores e lideranças na sua pregação visando uma candidatura ao governo de Minas pelo PP. De outro lado, Marcio Lacerda (PSB) vai caminhando também na direção das lideranças do interior, com o mesmo desejo de disputar o governo. Enquanto isso, o governador Fernando Pimentel (PT) vai administrando o Estado dentro do atual quadro de dificuldades, dialogando por meio dos encontros regionais.

CORRUPÇÃO – Recentemente fui a Espanha e Portugal e nesses dois países como aqui, todos só falavam na corrupção dos políticos. Agora, na Rússia, o povo já vai às ruas para protestar contra o presidente Vladimir Putin e o motivo é o mesmo: corrupção.

DA COCHEIRA

O prefeito Alexandre Kalil (PHS), não imaginava que seria levado a praticar política 24 horas por dia, tudo porque decidiu não fazer nenhuma troca de apoio por cargos na prefeitura. Quando imaginou que uma “pelada com churrasco” resolveria o problema com a Câmara, se enganou. Vai ter que gastar muitos jantares.

A Usiminas resolveu reativar sua mineradora em Itatiaiuçu, com a contratação de mais 400 funcionários. A cidade está em festa e os comerciantes rindo a toa.

A reestruturação da Loteria de Minas está demorando porque toda a legislação que rege as loterias no Brasil passa pela Caixa Econômica Federal, que não quer concorrente e cria todas as dificuldades. Como na arrecadação de impostos, o Governo Federal quer tudo e não deixa nada pra ninguém.

A Rádio Inconfidência está com sede própria depois de perder a sua no ano de 1966, quando o Governo do Estado resolveu acabar com a Feira de Amostras para no lugar construir a atual rodoviária da cidade. A emissora que foi inaugurada em setembro de 1936, com sede na Feira de Amostras, ficou, até semana passada, pagando aluguel. Foram 51 anos esperando uma sede. Ela ocupa um espaço no Centro Cultural Itamar Franco, que tem a Sala Minas Gerais da Filarmônica e mais a futura sede da TV Minas. Obra iniciada no governo Anastasia (PSDB) que Pimentel (PT) entrega agora.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 18 de junho
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Dr. Vilmar de Oliveira
Lelis Nogueira

Segunda-feira, 19
Jornalista Eleuza Passos Guimarães
Newton Paiva Ferreira Filho
Sra. Júnia Barcelos Ferreira de Melo
Chico Buarque

Terça-feira, 20
Delegado Antônio Caetano Camargo
Drª Tânia Mara Saldanha
Luiz Antônio Prazeres – ALMG

Quarta-feira, dia 21
Luis Último de Carvalho
Amilcar Martins
Vanessa de Oliveira Dias
Ex-senadora Júnia Marise
Luiz Góes – Santa Tereza

Quinta-feira- 22
Roberto Carvalho
Jornalista Demóstenes Romano
Edgar Guedes – Contagem

Sexta-feira, 23
Geraldo Magela Parreira – ALMG
Rafael Drogamaxi
Edna Campos Fialho

Sábado, dia 24
Laurinha Lucas Diniz Ferreira
Ivana Pinheiro – Ibirité
Jornalista João Felipe Loly – Rádio Itatiaia
Deputado João Victor Xavier – Rádio Itatiaia

A todos, os nossos parabéns!