Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Invasão chinesa

A população de BH inteira tem conhecimento que o Shopping Oiapoque, no Centro, se transformou em um ponto onde só são comercializados produtos chineses. O espaço, antigamente destinado aos egressos camelôs está dominado por esse famigerado esquema internacional. Virou um local de exposição de artigos de origem duvidosa. E tudo isso nas barbas das autoridades, inclusive da Policia Federal.

Deputado presente

Com seu estilo direto, tão direto que, às vezes, desagrada os próprios colegas de parlamento, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) terminou impondo, nos bastidores da Assembleia, um ritmo próprio de atuação parlamentar. Tanto que ele é considerado pela crônica política como o mais presente nas reuniões plenárias, com alto índice de comparecimento ao microfone em diversas discussões. Claro que, na maioria das vezes, para defender os interesses dos membros da segurança pública mineira, feudo eleitoral do parlamentar.

Proposta desastrosa

Ninguém entendeu direito uma recente fala do deputado João Leite (PSDB) propondo a interdição do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, como forma de pressionar as autoridades a encontrar uma solução para o problema.

Cena um – O ilustre tucano, certamente, não avaliou as consequências de uma medida dessas, especialmente, por saber que no trecho circulam milhares de veículos diariamente.

Cena Final – Ainda a respeito do Anel Rodoviário, a fala com maior repercussão entre os belo-horizontinos foi a do presidente da Câmara Municipal de BH, Henrique Braga (PSDB), ao declarar: “Há 30 anos passo, diariamente, pelo Anel e, até hoje, não vi ninguém fazer nada para melhorar as condições de tráfego de lá. Só ouço falações. Isso tudo que divulgam a respeito de projetos de recuperação da via, é balela. É engodo puro”, disse.

PMDB dividido

As informações da imprensa que sinalizam para uma possível eleição do deputado federal Newton Cardoso Júnior (PMDB), não passa de um balão de ensaio. Pelo menos, essa é a avaliação de alguns caciques do partido, que preferem o anonimato.

 

PMDB II

Segundo avaliam essas mesmas fontes, para haver a convenção estadual destinada à mudança de direção do PMDB, faz-se necessário as convenções municipais para a devida escolha dos delegados locais. E estes, por sua vez, ficam habilitados a votar no colégio estadual. Ou seja, tem todo um rito para essa pajelança.

Comentário único – Enquanto nada acontece de positivo, os peemedebistas mineiros continuam divididos entre as alas do vice-governador Antônio Andrade e do presidente da Assembleia, Adalclever Lopes. Êta partido custoso, gente!

 

Turismo sem dinheiro

Empresários do setor de turismo de Minas, não escondem a decepção com as informações do secretário de Turismo do Estado, Ricardo Faria, que alegou falta de orçamento e está sempre dizendo não para quase todas as sugestões e propostas do setor. Cruz credo secretário!

 

Fica Inácio?

Empresário de sucesso, ex-prefeito de Pará de Minas, o deputado Inácio Franco (PV) andou ensaiando abandonar a vida pública, mas, segundo fontes, ele decidiu tentar mais um mandato como parlamentar estadual. Tanto que já circula em sua região eleitoral com o colega de parlamento Fabiano Tolentino (PPS), se apresentando aos correligionários como candidato a deputado federal.

 

Projeto caro

O governo mineiro ainda luta visando transferir as sedes da Rádio Inconfidência e da TV Minas para um prédio da Codemig, na Rua Uberaba, Barro Preto, local de modernas instalações. Além dos custos normais para essa migração de sistema, haveria, segundo os bastidores mineiros, uma despesa mensal de R$ 3 milhões com as duas emissoras, que deveria ser bancado por algum órgão do governo.

 

Política x Justiça

A denominada judicialização da política é um assunto realmente polêmico e que promete ser discutido por longos meses. Semana passada, o professor de direito da Universidade de Ouro Preto, Alexandre Bahia destacou: “No momento estamos assistindo a uma realidade:  a reforma política está sendo feita, paulatinamente, pela Justiça por meio de várias ações. Acho que isso não é correto. Quem tem de fazer reforma é o Congresso”, diz o mestre.

Eleição Celeste

Entre os conselheiros do Cruzeiro, o assunto não poderia ser outro: a pré-candidatura do senador Zezé Perrella (PMDB) ao cargo de presidente. Se bem que existem muitas pessoas acreditando que, se a eleição fosse hoje, o atual presidente Gilvan de Pinho Tavares deveria ser reconduzido ao cargo. Mas, como o pleito ainda vai acontecer em outubro, tudo pode acontecer, é claro.

Advogado otimista

Discutindo sobre as chances do governo mineiro de conquistar êxito em sua proposta de encontro de contas com o Governo Federal, o advogado-geral do Estado, Onofre Alves disse: “Uai, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, já reconhecem que temos o direito de receber os valores referentes ao ICMS e não pagos pelo Planalto. Então, agora é só questão de tempo para saber se o assunto vai ser resolvido, politicamente, ou por meio do próprio Judiciário”, afirmou.

Lula e Josué

Nos corredores da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), começou a ser propalada a ideia indicando que o ex-presidente Lula (PT) se mantiver sua candidatura à Presidência da República em 2018, deverá convidar para compor a sua chapa o empresário Josué Alencar (PMDB). Ele, no passado, já teve como companheiro o pai de Josué, o ex-vice-presidente José Alencar. Mas, apesar dos comentários serem constantes, tudo pode não passar de uma mera fantasia política.

Política em MOC

Chegam informações em Belo Horizonte, não confirmadas, de que o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS) estaria andando às turras com seu vice-prefeito Adauto Marques Batista (PP). Mas, pode ser que se trate apenas de mais uma intriga dos seus inimigos. Com a palavra as assessorias de ambos.

Política em Ipatinga

Não é confortável a situação política do prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão (PMDB) que apesar de estar firme no cargo, responde por um processo de cassação de seu mandato por questões relacionadas ao período eleitoral. Por conta disso, os seus planos de administração para a cidade têm ficado prejudicados.

A saúde anda doente

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado Carlos Pimenta (PDT), tem sido o verdadeiro “ferrinho de dentista”, contra o secretário de Saúde do Estado, Sávio Souza Cruz (PMDB). Segundo o parlamentar, a secretaria está deixando de repassar dinheiro para programas essenciais e a situação da população mais carente do atendimento público tende a piorar em 2017. O bicho vai pegar, promete o deputado Pimenta. Cruz Credo!

TSE agradou a todos

Na avaliação dos jornalistas de Brasília, a recente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no sentido de ouvir mais testemunhas sobre o processo de cassação da chapa Dilma-Temer, levando a decisão final para um prazo mais longo foi uma artimanha do PMDB, com aval do PT.  Teria sido costurada entre o atual ministro Eliseu Padilha e o ex-ministro José Eduardo Cardoso. Será?

 Sem cassação

Ainda repercutindo sobre a possibilidade de cassação da chapa Dilma-Temer, o cientista político mineiro Bruno Reis faz a seguinte avaliação: “É difícil, para não dizer impossível, uma tomada de posição mais firme do atual Congresso Nacional no sentido de um afastamento do presidente Michel Temer (PMDB). O cientista comunga com a opinião de tantos outros observadores de que o chefe do Executivo brasileiro vai “sangrando”, mas seguirá no posto até o final do próximo ano. É aguardar para conferir.

Líder renovado

Aquele Léo Burguês (PSL), vereador polêmico do passado, às vezes, envolvido em controvérsias como a suposta compra irregular de “coxinhas” etc, em nada lembra o vereador de hoje. Agora na qualidade de líder do prefeito Alexandre Kalil (PHS), ele é um político falante, desenvolto e proativo. É isso aí, excelência!

 

Fim dos marqueteiros

Uma das atividades mais rentáveis dos últimos anos no meio político, a de marqueteiro, está caminhando para o fim no Brasil. A culpa é de quem? Da Operação Lava Jato, que prendeu e está enquadrando os espertalhões que por anos a fio se esbaldaram, financeiramente, em cima de políticos inescrupulosos. Esse é o sentimento de assessores políticos de Norte a Sul do Brasil.

 

Política em Neves

Comandando o município mais pobre de Minas Gerais, o titular da Prefeitura de Ribeirão da Neves, Junynho Martins (PSC), está aprontando à frente do Executivo. Ele passou a receber mais de R$ 26 mil de salário, enquanto as filas nos postos de saúde, a falta de esgoto e outras desatenções municipais invadem a vida do cidadão, inclusive com muitos deles pagando com a própria vida, por falta de um serviço público de qualidade.

Cena única – Vai dizer que um homem desse é de boa gente ou um cidadão de índole decente? Francamente, gente!

Empresário na política

Sempre que é demandado sobre o assunto, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, nega, mas o seu nome foi e continua sendo colocado com uma das opções para disputar o Governo de Minas no próximo ano. No momento, o presidente estaria cuidando apenas de ver como vai ficar a sua própria sucessão interna, é o que comentam amigos próximos.

Clésio sumido

A família do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT) Clésio Andrade, vai continuar tendo o deputado federal Diego Andrade (PSD) como o único representante político. Mesmo porque, em sua cidade, Juatuba, dois parentes de Clésio: seu irmão ficou em 4º lugar na disputa para prefeitura local e um sobrinho foi derrotado pela segunda vez, como candidato a vereador. Ou seja, o grupo está, politicamente, dizimado. Cenas da política mineira.

Comentário único – Nos bastidores da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, circulam informações segundo as quais, Diego Andrade, já em seu segundo mandato, tem plenamente condições de continuar em um voo solo.

Prefeituras falidas

Lá no Vale do Jequitinhonha é comum encontrar prefeituras em extremas dificuldades financeiras, a ponto de ficarem sem condições de atender a população em serviços básicos. Mas, agora, a crise financeira é de tal ordem que, inclusive, já atingem municípios da Grande Belo Horizonte, tanto que muitos órgãos púbicos estão com os telefones cortados.