Home > Cidades > Tradicional manifestação cultural de Nova Lima será no final de abril

Tradicional manifestação cultural de Nova Lima será no final de abril

A encenação da batalha entre cristãos e mouros durante a Idade Média é protagonista da Cavalhada de São Jorge, que vai ocorrer de 20 a 23 de abril, no Espaço Cultural de Nova Lima.

Durante os 4 dias de celebração, serão realizadas tríduos (três missas), procissão, Auto da Cavalhada e participação das Guardas de Marujo e Congado. O público poderá conferir gratuitamente, ainda, apresentações musicais e se deliciar nas barracas de alimentação do projeto “Sexta na Feira” que, excepcionalmente, será realizado no local da festa.

História

A recriação dos torneios medievais e batalhas entre mouros e cristãos veio para Nova Lima há mais de 40 anos, pelo trabalho do saudoso Benedito Felício Carmélio. Um dos pontos altos dessa manifestação importante de Nova Lima é o cortejo com saída do bairro Matadouro, passando pela Igreja do Bonfim – local em que ocorrem as coroações do casal de imperadores da Cavalhada – com direção ao Espaço Cultural, onde acontece o desfile dos grupos e cavaleiros na arena e levantamento de mastros.

Programação:

Dia 19 de abril: 19h. Início do Tríduo em louvor a São Jorge na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Dia 20 de abril: 19h. Tríduo em louvor a São Jorge na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Dia 21 de abril:19h. Encerramento do Tríduo em Louvor a São Jorge na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim – Show Sertanejo com Lúcio Lopes e participação especial dos expositores do Projeto Cultural “Sexta na Feira”

Local: Espaço Cultural na Avenida José Bernardo de Barros

Dia 22 de abril:16h. Procissão da Cavalhada de São Jorge saindo do bairro Matadouro próximo a quadra, indo até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, onde acontecerá a coroação dos novos Imperadores da Cavalhada de São Jorge. Logo após a coroação o cortejo seguirá até o Espaço Cultural, onde será erguido o primeiro mastro.

A procissão vai contar com a participação das Guardas de Congado e Marujos de Nova Lima e Raposos, do Grupo Folclórico Raízes, da Cavalhada de São José Operário, Carro de Boi com a imagem de São Jorge, carroças e cavaleiros devotos de São Jorge.

19h30. Missa Campal Sertaneja – local: Espaço Cultural na Avenida José Bernardo de Barros, participação especial do Coral Arca da Aliança

20h. Show com Bruno & Leo e participação especial dos expositores do projeto cultural “Sexta na Feira”, local: Espaço Cultural na Avenida José Bernardo de Barros

Dia 23 de abril: 19h. Auto da Cavalhada de São Jorge com participação especial de Corporação Musical, local: Espaço Cultural na Avenida José Bernardo de Barros.