Home > Artigo > Expansão da educação empresarial e promoção de negócios

Expansão da educação empresarial e promoção de negócios

 

Iniciamos 2017 com importantes mudanças nas nossas atividades, com o lançamento de novos e importantes produtos, nos antecipando às expectativas e tendências do setor e de sua cadeia produtiva.

A educação empresarial, a qualificação e atualização de equipes, de líderes, de gestão administrativa e financeira, entre outros setores de uma empresa é fundamental para a sobrevivência de qualquer organização, em qualquer cenário econômico, especialmente em tempos de incerteza.

Ainda mais importante para o crescimento da empresa e conquista de novos mercados, a educação empresarial, a principal atividade do Ciemg, está em 16 endereços, em todo o estado: além de Contagem, em Belo Horizonte, nas Regionais Fiemg e também em Sete Lagoas e Ubá.

Apesar das dificuldades vividas nas empresas, pelo segundo ano consecutivo, reflexo da crise político-econômica, a capacitação empresarial, a principal atividade do Ciemg, foi também a que mais cresceu nos últimos anos. Da mesma forma, o fechamento de muitas empresas, também se refletiu no volume de empresas associadas. Mesmo assim, a receita alcançada por meio do associativismo, o segundo pilar de nossas atividades, ao lado da capacitação, se manteve em torno de um terço da receita total.

Também estamos intensificando, desde janeiro desse ano, a defesa dos interesses empresariais, por meio de atuação mais afetiva junto a órgãos e instituições públicos e privados e participação em conselhos e fóruns de representação empresarial, em Contagem.

Avançamos também em nossa proposta de aproximação para estabelecer parcerias visando a ampliação de nossa experiência em educação empresarial para outros mercados para oferta de capacitação com prefeituras, inicialmente da Região Metropolitana de BH, começando por Betim.

Para aproximar as empresas do mercado e estimular novos negócios, estamos apresentando dois novos produtos ao mercado, o Anuário da Indústria, lançado em março e o Cadastro Industrial. Publicado desde 2004 nas versões impressa e eletrônica, no site do Ciemg, tornou-se um novo portal, abrigado numa plataforma digital moderna e interativa que estará on-line em maio.

*Presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg) – labanca@fiemg.com.br