Home > Cidades > Procon de JF alerta sobre cuidados na compra de produtos de Páscoa

Procon de JF alerta sobre cuidados na compra de produtos de Páscoa

Faltando cerca de um mês para a Páscoa, a procura pelos produtos típicos dessa época como os pescados e os tradicionais ovos de chocolate, tem movimentado o comércio de Juiz de Fora. As lojas e supermercados tentam conquistar os consumidores, vendendo a mercadoria a preços diferenciados ou fazendo promoção relâmpago para queimar o estoque rapidamente. Por isso, redobrar os cuidados durante as compras é muito importante para evitar dores de cabeça, conforme aponta a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF).

Para quem ainda não teve tempo de pesquisar, não se decidiu qual ovo de Páscoa escolher e para evitar que o pais caiam na tentação das ofertas enganosas, o órgão preparou algumas orientações. Segundo o gerente do Departamento de Atendimento do Procon/JF, Oscar Furtado, é bom realizar uma pesquisa antes de ir às compras. “É preciso comparar os preços de um estabelecimento para o outro, porque nessa época há muitas variações”. Uma regra geral é verificar o rótulo do registro obrigatório do órgão de fiscalização e as datas de validade. Além disso, o consumidor deve sempre solicitar a nota fiscal, pois ela será a garantia para reclamações posteriores.

Pescados

No que diz respeito aos pescados, um dos mais procurados nesta época é o bacalhau. Os consumidores devem prestar atenção quanto a conservação e aparência do peixe, bem como a refrigeração e a higiene são elementos importantes que devem ser levados em conta. “A dica é observar se os olhos do pescado estão brilhantes, se as guelras estão vermelhas e as escamas inteiras e presas ao corpo. As embalagens devem estar acomodadas, de forma a permitir a circulação do ar frio, para não comprometer a qualidade do alimento”.

Ainda no segmento de pescados, o Procon/JF orienta não adquirir o bacalhau, caso esteja apresentando manchas avermelhadas ou pintas pretas no dorso, porque isso é sinal de bolor ou deterioração. “Nos casos dos enlatados como sardinha e atum, a orientação é verificar se a embalagem não está amassada e nem violada, se contém todas as informações de composição e data de validade”.

Chocolates

Para os ovos de Páscoa, o Procon/JF lembra que é importante prestar atenção no peso do ovo, pois nem sempre as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos são equivalentes entre as marcas. Os quesitos conservação e higiene também devem ser levados em conta. O consumidor deve ficar atento se o produto está em local arejado, longe de produtos de limpeza e se as embalagens não estão furadas ou violadas. “Caso os ovos ou bombons sejam de fabricação caseira, o fornecedor é obrigado a seguir as mesmas regras de comercialização”.

Para os ovos que estejam em promoção, com a informação de que estão quebrados, normalmente mais baratos que outros em perfeitas condições, o fornecedor não será obrigado a trocar o produto. No caso do chocolate vir acompanhado de brinquedos, os pais devem prestar atenção se o produto traz na embalagem o selo do Inmetro, com a faixa etária recomendável para o uso. O Procon/JF orienta para não se deixar enganar pela embalagem. “Uma boa dica é não levar crianças quando for realizar as compras”, finaliza.