Home > Cidades > Prefeito de Ipatinga quer a expansão do Distrito Industrial

Prefeito de Ipatinga quer a expansão do Distrito Industrial

tiao
Sebastião Quintão recebeu uma comitiva de diretores da Associação das Empresas Estabelecidas no Distrito Industrial de Ipatinga (Aemdi) (Foto: PMI)

 

O ex-presidente da Usiminas e atual presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, deve receber em audiência, no próximo mês, uma comissão formada pelo prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, e empresários da cidade. O objetivo é discutir providências para a expansão do Distrito Industrial do município.
Quintão solicitou a agenda, pessoalmente, ao dirigente do organismo estadual ao receber em seu gabinete uma comitiva de diretores da Associação das Empresas Estabelecidas no Distrito Industrial de Ipatinga (Aemdi). Durante o encontro, os empresários também pediram suporte à nova administração para construção do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), além de melhorias no sistema de trânsito que atende o Distrito, entre outras reivindicações.
Estiveram com o prefeito o presidente da AEMDI, Ismael Coelho de Jesus, também diretor da empresa Hiper Motos; o diretor Administrativo da entidade, Eduardo Antônio de Pinho (Patty Painéis), e os membros do Conselho Fiscal Marco Aurélio de Alacoque (Formare) e Carlos Alberto Figueiredo Guerra (Deguste Distribuidora de Alimentos). A reunião foi acompanhada ainda por dois secretários municipais, Célio Aleixo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Gilmar Luciano Alves (Serviços Urbanos e Meio Ambiente), mais o Analista de Relações Empresariais da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Luiz Sérgio Martins Júnior.

Novo distrito
O atual Distrito Industrial de Ipatinga reúne 37 empresas, que geram cerca de 1.300 empregos diretos, ocupando uma área de 200 mil metros quadrados. A área pretendida para a expansão é três vezes maior, mas há um caminho burocrático a ser percorrido para sua preparação e ocupação.
Lembrando que nos últimos dias convocou sua assessoria técnica para eliminar uma série de entraves que dificultavam projetos importantes na área de construção civil, o prefeito Sebastião Quintão reafirmou que sua administração “está compromissada com um novo tempo de desenvolvimento para a cidade e tudo fará para acelerar os negócios da iniciativa privada, dentro dos limites da lei”. Bem-humorado, ele chegou a brincar: “Se preciso, vamos trocar todos os móveis da prefeitura, acabar com as gavetas. Nada mais vai ficar parado nas repartições, sem decisão”, comprometeu-se, para acrescentar que “os processos que dependem do poder público precisam ter início, meio e fim, seja ele qual for”.
A nova administração de Ipatinga encontrou engavetados mais de 170 pedidos para implantação de novas empresas no município.