Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Pai Michel resolve
Não é de agora que o deputado federal mineiro Fábio Ramalho tem ligações diretas com o presidente Michel Temer. E esta sua aproximação ficou ainda mais acentuada depois que o Fábio Liderança, como é popularmente conhecido, foi eleito primeiro vice-presidente da Câmara Federal. Recentemente, o parlamentar estava tratando de um assunto em seu gabinete quando interrompeu a conversa para dizer: “Deixa que a respeito deste assunto vou falar direto com o ‘Pai Michel’”. Quem pode, pode…

Vereador sem prestígio
Quem quiser deixar o vereador Gabriel Azevedo, de BH, irritado, é insinuar que ele está com dificuldades para manter contato direto com o prefeito Alexandre Kalil. Quando escuta insinuações a este respeito, o homem muda de cor e solta até palavrão, dizem pessoas próximas.

Coitado do PP
Segundo levantamento feito informalmente pela imprensa de Brasília, o Partido Progressista é, proporcionalmente, a sigla com maior número de políticos citados na operação Lava Jato. A conferir, claro. Aqui em Minas, inclusive, existem parlamentares do partido que volta e meia têm seus nomes nessa denominada lista suja capitaneada pelo juiz Sérgio Moro.

Comentário: Vale dizer que em nosso Estado, naquela agremiação partidária, existem nomes sérios, como do ex-governador Alberto Pinto Coelho e o ex-presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro.

Bobagem federal
Comentários vindos diretamente de Brasília: o Governo Federal tem cometido em média uma grande bobagem por semana, e esta realidade termina pautando a grande imprensa nacional, que fica durante dias seguidos repercutindo os temas, dando versões sobre os fatos, desgastando o próprio governo, a ponto de deixar o presidente Michel Temer como um dos mais impopulares presidentes da história republicana. Cruz Credo, gente.

Política nacional
Segundo os bastidores da política de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin tem pressa em saber o que e como fazer para conquistar apoio dos mineiros, visando sua pré-candidatura à presidência da República. Diante disso, o deputado Antônio Carlos Arantes atalhou: “A pedra no sapato do governador paulistano é o prefeito de São Paulo, João Dória, que deve ser motivo para uma preocupação maior do governador”, sentencia o parlamentar mineiro.

Decisão sem nexo
Ao ser entrevistado por uma emissora de TV mineira, o economista Fabrício José Missio atacou: “Esta pressão do Governo Federal para que os estados fiquem com os salários de seus funcionários congelados por 20 anos é estapafúrdia. Ela não se sustenta nem aqui nem na China. Isto é um verdadeiro absurdo”.

Brasil parado
Economistas de plantão em todo país sugerem que apesar dos sinais de ligeira melhora no cenário econômico, o verdadeiro crescimento do Brasil só deverá acontecer mesmo pelos meados de 2019. Até lá, temos apenas expectativas. O difícil é fazer a população acreditar nestas projeções muito futuristas.

Aécio X Pacheco
Pode ser que a raiva tenha passado, mas nos primeiros dias em que o nome do deputado federal do PMDB mineiro Rodrigo Pacheco foi preterido para o Ministério da Justiça, ele se negou a atender várias ligações do presidente do PSDB, Aécio Neves. Ou seja, as ações políticas do tucano mineiro deixaram o peemedebista Rodrigo irritadíssimo. Mas como em política as coisas dificilmente são definitivas, a qualquer momento ambos devem voltar a se falar com desenvoltura, claro.

Agricultura salvadora
Tido e havido como um dos mais conceituados economistas de São Paulo, Antônio Corrêa de Lacerda disse, em palestra recente, que o crescimento no segmento da agricultura deu uma equilibrada em nosso PIB, porém, mesmo assim, se não forem feitas as reformas estruturantes, a inflação pode voltar a crescer, comprometendo o futuro de todos os brasileiros. “O governo sabe disto, mas por enquanto está só ensaiando esta importantíssima reforma”, lembra o economista.

Batendo no Pimentel
Liderando 21 deputados de oposição, o parlamentar estadual Gustavo Corrêa promete continuar fustigando as entranhas do governo mineiro. Segundo ele, o governador Pimentel comete muitos erros em sua administração, e por isso os oposicionistas estarão lá para colocar o dedo nesta ferida. “Vamos ficar na espreita aguardando os equívocos que virão. Então partiremos para o ataque”, promete o deputado filiado ao Democratas.

Amil X Unimed
Há cerca de 10 anos, chegava a Minas a Amil, plano de saúde com sede em São Paulo, com o projeto de abocanhar grande parte dos clientes interessados no sistema de saúde complementar de Belo Horizonte e de Minas Gerais em geral. Porém, o que se vê atualmente é uma espécie de encolhimento da Amil e um espetacular crescimento da Unimed, que a cada dia inaugura na capital um prédio novo, centro de especialidades médicas e tudo mais. Ufa.

Aquisição de jornal
Voltou a ser comentado nos bastidores que o poderoso empresário Vittorio Medioli, atual prefeito de Betim, teria acertado a compra de um grande “jornal dos mineiros”. Aliás, esta mesma informação chegou a circular no ano passado, sendo desmentida por ambas as partes. Agora o tema voltou à pauta da futrica em BH. E como dizem que onde há fumaça, há fogo – resta esperar para saber se o dito comentário é real.

Temer nos abandonou?
Desde que assumiu a presidência da República, no ano passado, o presidente Michel Temer já visitou inúmeras cidades do Nordeste, esteve no Rio várias vezes e participa constantemente de eventos realizados em São Paulo. Enquanto isso, os belo-horizontinos ficam esperando para saber quando sua excelência vai efetivamente dar o ar da graça por aqui.

Ainda sobre o tema
Na avaliação do cientista político e sociólogo da UFMG, Rudá Ricci, o governo Temer lembra muito o estilo da Velha República, por causa da quantidade de ministros sem a menor ligação com os setores sociais dos brasileiros. “Em sua maioria, são ministros sabidamente com problemas junto à Justiça. Mesmo assim o presidente continua tocando o governo como se nada de errado estivesse acontecendo”, comentou o professor.

Sem rebeliões
Até agora não há, segundo o serviço de inteligência do Sistema Penitenciário, informações indicando a possibilidade de rebeliões organizadas nos presídios mineiros, ao estilo dos acontecimentos nas capitais do norte e nordestes. Estas são palavras do advogado criminalista e vice-presidente do Conselho Penitenciário de Minas, Rogério Eduardo Batista.

Política em Mariana
A cassação do prefeito de Mariana, Duarte Júnior, pela Justiça em primeira instância só veio provar: nos últimos tempos, poucos foram os prefeitos que conseguiram terminar os seus respectivos mandatos naquela cidade. Parece que existe por lá uma atmosfera conspiratória permanente. Cruz Credo, gente.

Setor mineral
Em 2017, o empresário Fernando Coura, presidente do Sindiextra, entidade que cuida do segmento empresarial do setor mineral, está em tempo integral tentando recuperar o prestígio do segmento em Minas. Para tanto, usa sua longa experiência nos meandros da política e essencialmente nos meios produtivos. O seu primeiro desafio é ajudar a reorganizar a vida da Samarco, aliás, diga-se de passagem, um mega desafio.

Bidú é sério
Ex-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada, o famoso Sicepot, Luiz Augusto de Barros, popularmente conhecido como Bidú, faz questão de esclarecer que enquanto esteve na diretoria da Codemig, no governo dos tucanos, nada fez de errado. Inclusive, segundo ele, a construção de uma obra em Poços de Caldas chegou a ser questionada pela Justiça, mas nada ficou provada no que tange a possíveis irregularidades. É isso seu Bidú.

Carnaval e Hotelaria
O setor hoteleiro de Belo Horizonte fez muitas promoções, mas não conseguiu atrair muitos hóspedes no período carnavalesco. Por aí se vê como é difícil transformar a nossa capital em um endereço de grandes eventos.

Homem forte da Grande BH
Prefeito de Nova Lima pela quarta vez, ex-deputado federal de várias legislaturas, Vitor Penido acaba de se transformar em um nome de muito prestígio da Grande Belo Horizonte: foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig) e do presidente do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (CIAS). É prestígio para ninguém botar defeito.

Política em Uberlândia
Como era esperado no Triângulo Mineiro, empresários e políticos fazem fila para um dedo de prosa com o novo prefeito de Uberlândia, o veterano político Odelmo Leão. Com certeza uma liderança fortíssima. Com isto, nomes até então influentes, como o ex-prefeito Gilmar Machado, sucumbiram nos meios políticos.