Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Salvando a Usiminas
O governo mineiro e o segmento empresarial deveriam contribuir para salvar a Usiminas de sua derrocada, diante da briga entre os seus sócios. “Neste episódio, quem poderia influenciar visando minimizar a crise da empresa seria o ex-presidente da Cenibra, Paulo Brant, hoje, um dos homens fortes do esquema da Federação das Indústrias”, comentam pessoas próximas a ele.

Exército sem prestígio
Há mais de um ano uma parte do muro do quartel do Exército, localizado na esquina da Rua Gonçalves Dias com Uberaba, em Belo Horizonte, caiu. Na época, foi instalada uma cerca de arame farpado para poder isolar o terreno. O problema é que até hoje a cratera está lá e a área que deveria ser de segurança, continua aberta, à vista dos curiosos. Ufa…

Demissões na Assembleia
As mais de cem demissões de funcionários ligados a ex-deputados e ex-presidentes da Assembleia geraram muitos comentários nos corredores da Casa. As críticas recaíram inicialmente em cima do primeiro secretário, deputado Rogério Correa, porém, no decorrer dos dias, surgiram informações indicando que quase toda a Mesa Diretora foi responsável pelos atos. Aliás, teria havido, inclusive, ingerência de parlamentares que atualmente ocupam secretarias de Estado. Cruz credo, gente.

Maternidade do sofrimento
O apelo de quem conhece o problema vai diretamente para o governador Fernando Pimentel, e o pedido de ajuda é em caráter de urgência. Trata-se da Maternidade Odete Valadares, localizada no bairro Prado, em BH. Ela anda capengando das pernas há mais de dois anos. Socorro, pessoal.

Oposição bate pesado
Mesmo sabendo das dificuldades encontradas pelo presidente do seu partido, o senador Aécio Neves, citado na Operação Lava Jato, o líder do PSDB na Assembleia, deputado Gustavo Valadares, confessa a intenção de continuar fustigando a vida do governador do Estado, Fernando Pimentel, por conta de denúncias de quando ele ainda era ministro do Desenvolvimento. Coisas da política mineira.

Atuação do Dinis
Enquanto pessoas comuns aproveitam o domingo para descansar, o ex-presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, usa esse dia para visitar lideranças políticas nas proximidades da capital, indo a festas de aniversário, batizados de crianças e tudo mais. Parece até que está em plena campanha eleitoral.

Política em Betim
A assessoria do prefeito de Betim, Vittorio Medioli, nada fala, mas de acordo com jornalistas da imprensa nacional, ele recebe quase que diariamente políticos mineiros que vão incentivá-lo a se candidatar a governador em 2018. Só resta aguardar para conferir o resultado destas incursões.

Enquadrando a Lava Jato
Todos devem pensar a mesma coisa, mas poucos tiveram a coragem do cientista político Manoel Pereira, que externou sua opinião afirmando que o Governo Federal continua jogando peça por peça visando enquadrar a Operação Lava Jato. “Este é o pensamento dos mais graduados jornalistas de Brasília”, revela o cientista.

Lava Jato II
Ainda a respeito da Lava Jato, a renomada jornalista Renata Lo Prete considera o senador Edson Lobão o novo coronel da política nordestina, posto até então vago depois da morte de Antônio Carlos Magalhães, ex-governador da Bahia. “O Senador peemedebista, mesmo sendo citado uma dezena de vezes na Lava Jato e ter seu nome em outras denúncias, consegue tudo que quer, inclusive presidir a poderosa Comissão de Justiça do Senado, um fato inédito no Congresso Nacional”, ironiza a comunicadora.

Destruindo celulares
Outra jornalista de Brasília, Cristiana Lôbo, comentou recentemente na TV: “Os políticos devem destruir os seus celulares a cada seis meses. Caso contrário, estarão juntando provas contra eles mesmos. Nas operações policiais de agora, os aparelhos estão apresentando dados que os incriminam a todo instante”.

Prestígio de Durval
Ao ser reconduzido para mais um período como líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Durval Ângelo vai se consolidando como o único parlamentar a ficar tanto tempo no cargo nestas últimas legislaturas.

Pimentel candidato
Na semana passada, pessoas almoçavam no badalado Boteco do Maranhão, no bairro de Lourdes, em BH, quando o assunto política tomou conta da rodada. Aí, um dos integrantes do bate-papo comentou: “Se o governador Fernando Pimentel não tiver o seu mandato cassado neste mês de março, como querem os seus adversários, ele se tornará um candidato praticamente imbatível para as eleições de 2018”, na disputa pelo governo de Minas. Os demais membros do grupo nada falaram nada sobre a opinião do palpiteiro político.

PM X Exército
Primeiro foi o Espírito Santo, depois veio o Rio de Janeiro, que também solicitou a presença das Forças Armadas para garantir a segurança do Estado. Na avaliação de estrategistas do segmento de segurança, seria bom que esta situação parasse por aí, pois se continuar assim pode acabar acontecendo um confronto com a Polícia Militar. Isto não é bom para nenhum dos lados, pois ambos sairiam perdendo.

Base dividida
Um dos temas mais explosivos em andamento no Congresso Nacional é o projeto da reforma da Previdência Social, envolvendo a questão da aposentaria dos trabalhadores e tudo mais. Por conta disto, é previsível que os debates sobre o assunto se elevem à temperatura máxima nas próximas semanas, podendo até mesmo haver um ligeiro racha na base governista, de acordo com o analista político, jornalista Carlos Lindenberg. Será?

Disputa no PMDB
Se a eleição para a escolha do diretório do PMDB fosse hoje, haveria disputa pela presidência do órgão, onde atualmente quem comanda é o vice-governador Antônio Andrade. Sabendo da possibilidade de não haver acordo neste pleito, o ex-governador Newton Cardoso tem dedicado algum tempo sendo um conciliador entre os dois grupos. Detalhe: se precisar, ele mesmo seria o nome de consenso. Político esperto, claro.

Cena Única: De acordo com as informações de bastidores, há possibilidade de haver prorrogação de mandato dos atuais membros dos diretórios estaduais, acompanhando uma tendência nacional da sigla. Aí ficaria o dito pelo não dito; e a disputa regional não teria mais sentido de existir.

Desmando urbano
Apesar de toda pressão da Polícia Militar e dos próprios guardas municipais, os motoristas, vans e carros particulares continuam gritando em alto e bom som nas imediações da rodoviária de Belo Horizonte, aliciando passageiros, por preços módicos, para inúmeras cidades do Estado, especialmente as regiões do Norte de Minas e no Vale do Mucuri. Até quando, gente?

Taxistas desesperados
O aplicativo Uber, que tem a finalidade de atender passageiros em todas as grandes cidades brasileiras, trouxe benefícios para a população e desassossego aos taxistas. Mesmo sabendo que a situação dos carros autorizados em BH é ruim, nada pode ser comparado ao esquema de Confins. Por lá, tem determinado dia da semana que um taxista fica até 30 horas esperando por uma única corrida para a capital mineira. Ave Maria.

Idosos sem espaço
Um leitor desta coluna liga para protestar contra a falta de placas de preferência para idosos em várias ruas que cruzam o bairro Santa Efigênia, deixando a terceira idade em apuros, especialmente, quando se sabe que a região é repleta de consultórios médicos e clínicas especializadas.

Governo mentiroso?
Mais um brasileiro entra na fila dos que apostam que o governo federal escamoteia dados a respeito da real arrecadação da Previdência Social. Estamos falando do advogado Anderson Avelino, da Ordem dos Advogados em Minas Gerais. Ele diz ter provas segundo as quais o superávit da receita previdenciária é milionária. “O governo federal usa este dinheiro para o caixa único do Ministério da Fazenda, provocando esta desmedida discussão sobre o assunto”, vaticina o causídico.

Sucessão na AMM
A eleição para a diretoria da Associação Mineira de Municípios acontecerá no final de março, mas, por enquanto, o governo estadual está em silêncio sobre o assunto. Já são vários os prefeitos querendo chegar ao posto de presidente da entidade, que congrega mais de 800 municípios mineiros.

Jornalistas
A eleição para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais acontecerá em maio, embora o assunto já faça parte dos debates de bastidores da comunicação mineira. Um dos nomes até então apontado para disputar a presidência é da jornalista Alessandra Mello, do jornal Estado de Minas. Aliás, ela tem chances de ser um nome de consenso. É aguardar para conferir.

Brigas por cargo
Os vereadores de Belo Horizonte agem diferente de muitos de seus colegas de Minas e do Brasil. Se o prefeito não oferece um monte de vantagens para eles, especialmente, a nomeação de seus afilhados, eles batem pesado no chefe do Executivo. Que o diga Alexandre Kalil, às turras com seus edis aqui na capital. Um fisiologismo sem tamanho. Tudo na base do toma lá, dá cá.

Distrito de Inovação
Foi assinado semana passada, na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, o termo de parceria que une a Federação, o Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais (Sindinfor) e a Prefeitura de Nova Lima no projeto de tornar o bairro de Vila da Serra um “Distrito de Inovação”. Trata-se de uma iniciativa que somará forças e criará condições especiais para o surgimento de uma “Zona Especial para Negócios Digitais”.

Prefeito instável
Até hoje o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, continua sonhando com o retorno das atividades minerais em seu município. O seu caixa nunca esteve tão baixo diante da queda de arrecadação. Ao mesmo tempo, a Samarco continua lutando junto à Justiça e aos órgãos de governo visando conseguir uma autorização para retomar a extração de minério.

Comentário: Enquanto dura este episódio, Duarte Júnior não tem nada a fazer, a não ser continuar choramingando pelos cantos.