Home > Principais > Atividade física na gravidez faz bem para saúde da mãe e do bebê

Atividade física na gravidez faz bem para saúde da mãe e do bebê

Inchaço, dores nas pernas, nas costas e aumento de peso são comuns durante a gravidez. Mas, esses sintomas podem ser controlados com a prática de atividades físicas regulares durante a gestação. E os benefícios não param por aí, pois os exercícios auxiliam no controle de doenças comuns durante o período, faz bem para a saúde da mãe e, até mesmo, do bebê.

A fisioterapeuta Vitória Goulart aponta que é fundamental que a futura mamãe seja auxiliada por um médico. “A mulher deve procurar um ginecologista obstetra, pois é a partir de certos exames que ele vai determinar a possibilidade dela começar as atividades ou não. Uma vez que há alterações que podem impedir que a grávida de submeta a certos tipos de exercícios”.

Ela explica que o mais indicado é que a mulher inicie os exercícios após o terceiro mês de gravidez, mas isso pode variar de caso a caso. “O primeiro trimestre gestacional é o mais crítico e requer atenção em relação ao progresso da saúde da mulher. Então, é indicado que a ela não realize atividades mais pesadas, mas opte por algo mais tranquilo, como, por exemplo, uma caminhada”.

A especialista acrescenta que são inúmeros os benefícios para as grávidas que escolhem a prática de exercícios físicos. “Diminui-se a probabilidade da mulher desenvolver doenças comuns durante a gravidez, como por exemplo, a diabetes. Além disso, ela consegue manter um peso adequado, controlando o percentual de gordura corporal que também pode ser prejudicial. E também, reduz as dores, que a mulher sente nas pernas, coluna, braços e quadril devido ao peso da barriga”.

Além disso, os exercícios podem ajudar na evolução da gravidez. “O período gestacional causa muita ansiedade na mãe e a atividade física vai ajudá-la a controlar isso. E se ela está bem física e emocionalmente, então o bebê tem maiores chances de crescer saudável dentro da barriga”, afirma a fisioterapeuta.

De fato, foi o que aconteceu com a professora Valmária Coelho. Ela praticava exercícios físicos antes da gestação e afirma que sua gravidez foi muito tranquila. “Quando engravidei, tive um pouco de receio de fazer minhas séries de exercícios, mas meu corpo sentia muita falta e me dava uma angústia muito grande. Com isso, meu médico me liberou e disse que eu só teria que tomar cuidado para não cair. Isso me ajudou muito, minha gravidez foi muito tranquila, meus exames sempre deram ótimos resultados e meu parto foi normal”, conta.

Uma gestação saudável, regada de boa alimentação e atividades físicas, traz benefícios depois do nascimento da criança. É o que explica a profissional de educação física, Grazielle Figueira. “A taxa hormonal na gravidez é muito grande e isso pode perdurar até um ano após a mulher dar à luz. Uma consequência disso é a depressão pós-parto, que é muito comum e, as vezes, acomete a mãe sem ela nem mesmo saber. O exercício físico auxilia nisso. Porque ajuda na elevação da autoestima da mulher, o corpo volta ao normal mais rápido e a pele fica mais bonita”, garante a profissional.

Mães em Movimento

Para auxiliar as mães nesse assunto, Vitória criou há dois anos o projeto Mães em Movimento, que visa a prática de exercícios físicos para a mulher durante a gestação e, principalmente, após o parto. “As atividades são supervisionadas e, além delas, temos eventos e palestras. Tudo voltado para a saúde da mulher. O interessante é que ela pode fazer as atividades junto com o bebê, levando ele num carrinho, ou em roupas específicas onde a criança fica acoplada a ela”, explica.

Para a especialista, um projeto como esse é importante para resgatar a autoestima da mãe. “Nossa sociedade ainda prega que a mulher, após a maternidade, deve abrir mão da vida dela para cuidar do filho. E não é bem assim. A mulher não deve deixar sua qualidade de vida de lado, porque isso fará mal a ela e também ao bebê, uma vez que ela precisa estar bem com sua mente e seu corpo, para conseguir cuidar do filho”, conclui.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site clicando aqui.