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16ª Campanha de Popularização Teatro e Dança de Juiz de Fora

Peças teatrais para crianças e adultos que vão do drama a comédia, passando pelo musical ao tecnológico, são alguns dos ingredientes da 16ª Campanha de Popularização Teatro e Dança de Juiz de Fora. Do dia 21 de janeiro até 12 de fevereiro, o público vai se emocionar, dar boas risadas e garantir a diversão. São 25 espetáculos, sendo 2 apresentações de dança, 6 infantis e 17 adultos, para agradar a todos os gostos. E o melhor de tudo são os preços populares que variam entre R$ 8, R$ 10 e R$ 12. As datas, horários e endereços dos teatros estão disponíveis no site.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (APAC-JF), Cristiano Fernandes, o evento é o maior de popularização de teatro e dança do país. “Em 2016 atingimos a marca de cerca de 15 mil pessoas. Para esta edição estamos esperando um público igual ou superior”. Ele atribui esse sucesso a alguns fatores. O principal deles é o preço popular e o período de férias. “O público já espera o evento todo ano. Somente no primeiro dia de venda dos ingressos houve uma grande procura”.

Fernandes afirma que Juiz de Fora valoriza o teatro e a dança e a campanha contribui para isso. “O evento é indispensável, pois abre as apresentações artísticas e culturais da cidade. A cada ano ela vem ganhando força e mais adeptos”. Ele acredita que o teatro é a arte do encontro de diversas linguagens, propostas e gêneros. Não é a toa que o tema desta edição é “A Diversidade é a Nossa Marca”.

São 8 salas de teatro diferentes. Além das tradicionais, as apresentações serão feitas em espaços alternativos. “A ideia é para se desvincular da imagem de que o teatro é feito apenas em uma sala de encenação clássica, quando na verdade pode ser feito em qualquer lugar. Desta vez não tem teatro de rua, mas pretendemos investir nisso nas próximas edições”, revela Fernandes.

Ele diz que a campanha de popularização procura destacar todos os atores. Tanto os que participam desde a primeira edição e já tem um reconhecimento do público, quanto aqueles que vão se apresentar pela primeira vez. Cada peça tem duração média de 40 minutos a uma hora. Algumas terão apresentação única e outras poderão ser vistas mais de uma vez.

Novidades

Entre as mudanças e novidades para essa edição, Fernandes explica que a campanha acontecia bem no início de janeiro e essa está começando na terceira semana. Além disso, há espetáculos novos e pela primeira vez os ingressos podem ser comprados também pela internet. “Também apostamos na formação do artista para ficar sempre atualizado e trocar possibilidades, conhecimentos e técnicas”, conta. Nos dias 7, 8, 9 e 10 de fevereiro, das 13h às 16h, a campanha promove a oficina “Espaço e cenografia – da arquitetura às pequenas narrativas”. O curso voltado para estudantes e artistas locais acontecerá na Escola Municipal Dr. Geraldo Moutinho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no trailer da APAC-JF.

Público

Há um público cativo que sempre prestigia a campanha todos os anos. A aposentada Joana Barbosa vai assistir aos espetáculos pela terceira vez este ano. “Adoro teatro. Fui uma vez, me encantei com as apresentações e agora vou sempre. Gosto de todos os gêneros, mas prefiro as peças de comédia”. Quem também pretende assistir mais uma vez é a estudante Natália Costa. “Acho maravilhosa essa ideia da campanha. Além da qualidade das apresentações, o que mais me agrada é o preço dos ingressos. A pessoa pode assistir vários espetáculos. É também uma forma de dar oportunidade as pessoas que não tinham acesso ao teatro por falta de condições financeiras”.

Ingressos

As entradas estão sendo vendidas no trailer da APAC-JF, localizado no Parque Halfeld, de segunda a sexta-feira e aos domingos, das 12h às 19h. Aos sábados das 10h às 19h. Também é possível comprar online, através do site www.vaaoteatromg.com.br. O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito ou débito. Adquirindo pela internet, além do valor do ingresso, será cobrada uma taxa de serviço e conveniência. Fernandes salienta que o valor promocional é somente no posto de venda. “Nas bilheterias do teatro prevalece o valor integral dos ingressos, que varia conforme o espetáculo escolhido”, finaliza.